Eventos
[RESULTADO] BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (BIC) - Ref.ª BIC_AtelierÉticaDigital_UIDP /04114/2024
No âmbito do concurso em epígrafe, informa-se que, de acordo com o edital em referência, houve (2) candidaturas recepcionadas.
- Aniely Romualdino
- Rita Fidalgo
Após análise dos documentos submetidos, procedeu-se à avaliação curricular de acordo com os critérios obrigatórios definidos no edital: Habilitação académica necessária: Grau de Licenciado e estar inscrito/a num curso de Mestrado em Educação/Ciências da Educação. A entrevista não foi considerada necessária, uma vez que a análise curricular permitiu uma decisão fundamentada.
As candidaturas foram avaliadas individualmente por cada membro do júri, tendo sido atribuídas as seguintes pontuações:
| Nome do/a Candidato/a | AC | 
|---|---|
| Aniely Romualdino | 75,00 | 
| Rita Fidalgo | 95,00 | 
Após discussão conjunta, o júri deliberou, por unanimidade, propor a atribuição da bolsa à candidata Rita Fidalgo, por ter obtido a pontuação mais elevada, demonstrando experiência de trabalho com escolas, nomeadamente trabalho pedagógico como professor do ensino básico, possuindo Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.o Ciclo do Ensino Básico, especialização avançada em Gestão e Organização da Formação e certificado de Competências Pedagógicas, reunindo, assim, os critério obrigatórios no aviso de abertura e destacando-se face à outra candidata.
A lista final ordenada de classificação é a seguinte:
- Rita Fidalgo – 95 pontos
- Aniely Romualdino – 75 pontos
Em caso de reclamação, os/as candidatos/as podem pronunciar-se por escrito no prazo máximo de 10 dias úteis, a contar da data de receção da respetiva comunicação. Se nenhum dos/as candidatos/as supramencionados/as deduzir qualquer objeção do prazo legal, a deliberação se converterá em definitiva.
O Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) agradece aos(às) candidatos(as) o interesse manifestado e deseja a todos(as) os maiores sucessos académicos e/ou profissionais
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma (1) Bolsa de Iniciação Científica (BIC) para estudante inscrito/a num Mestrado em área científica de Educação/Ciências da Educação, financiada por fundos nacionais através da FCT, I.P., programa CeiED Seed Projects, no âmbito do projeto de I&D Educação Digital Inclusiva: Atelier de práticas reflexivas em ética digital (página do projeto https://www.ceied.ulusofona.pt/pt/investigacao/projetos/educacao-digital-inclusiva
atelier-de-praticas-reflexivas-em-etica-digital), enquadrado no plano estratégico do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e desenvolvimento – CeiED (Ref.ª BIC_AtelierÉticaDigital_UIDP/04114/2024), nas seguintes condições:
Área Científica: Educação/Ciências da Educação
Requisitos de admissão:
Os/as candidatos/as deverão possuir como requisitos obrigatórios:
- Habilitação académica necessária: Grau de Licenciado e estar inscrito/a num curso de Mestrado em Educação/Ciências da Educação;
Requisitos preferenciais:
- Experiência em atividades de investigação científica na área científica de Educação/Ciências da Educação, nas temáticas de educação digital;
- Bons conhecimentos da língua inglesa;
Plano de trabalhos:
- Apoiar o desenvolvimento de tarefas relativas à preparação de instrumentos para recolha e análise de informação quantitativa com professores, em formato online. 2. Apoiar o desenho e implementação de uma série de ações-workshops para professores, em formato online.
- Apoiar o desenvolvimento de tarefas relativas à revisão de literatura e escrita de textos científicos, como artigos científicos, em inglês e português.
Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP republicado em anexo ao Regulamento nº 950/2019, no Diário da República , 2ª série, nº 241, de 16 de Dezembro de 2019, com a redação atual).
Local de exercício da atividade: As atividades relacionadas com a bolsa serão desenvolvidas no Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) da Universidade Lusófona, no Centro Universitário do Porto, sob a orientação científica do Doutor André Freitas (Investigador Principal do Projeto de I&D). Após comum acordo, as atividades poderão ser realizadas a distância, com deslocação obrigatória ao CeiED (Porto ou Lisboa) pelo menos uma vez por mês.
Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 3 (três) meses com início previsto em 16 de junho de 2025.
Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 651,12€ euros conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País
(https://www.fct.pt/wp-content/uploads/2025/02/Tabela_valores_SMM_2025.pdf)). A este valor acresce o seguro social voluntário correspondente ao primeiro escalão, caso o candidato opte pela sua atribuição, bem como o seguro de acidentes pessoais. A bolsa será paga mensalmente por transferência bancária.
O desempenho de funções a título de bolseiro é efetuado em regime de dedicação exclusiva, ao abrigo do Art.º 5.º do Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica.
Métodos de seleção:
A seleção dos candidatos será efetuada por um júri constituído pelo Doutor André Freitas (Investigador Principal do Projeto I&D, presidente), Doutora Dulce Franco (Membro da Equipa do Projeto I&D, efetivo) e Doutora Leanete Thomas Dotta (Membro da Equipa do Projeto I&D, efetivo), com base na avaliação curricular, eventualmente complementada por entrevista. A seleção dos candidatos far-se-á pela aplicação dos métodos da avaliação curricular. A avaliação curricular valerá 100% da nota final. Caso o júri opte por entrevistar os/as candidatos/as, a avaliação curricular corresponderá a 75% e a entrevista 25% no total da avaliação dos candidatos. Membro suplente de júri, Doutora Vanessa Russo (Membro da Equipa do Projeto I&D, suplente).
Forma de publicitação/notificação dos resultados:
Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de projeto de lista ordenada, afixada em local visível e público do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento e publicitada na página eletrónica do CeiED.
Os candidatos podem reclamar no prazo de 10 dias úteis contados da afixação/publicitação da lista de classificação final.
O/a candidato/a aprovado/a será notificado/a através de correio eletrónico.
Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 09/05/2025 a 23/05/2025. As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, acompanhadas do envio dos seguintes documentos:
- Curriculum Vitae;
- Comprovativo de inscrição em curso de Mestrado em Educação/Ciências da Educação;
- Certificado(s) de habilitações.
As candidaturas deverão ser remetidas por correio eletrónico, com a indicação no assunto  do e-mail  da  referência  do  concurso (BIC_AtelierÉticaDigital_UIDP/04114/2024),  para o  endereço: 
 
                                            