Eventos
[RESULTADO] EDITAL | Ref.ª BI_Mestre CeiED- EDU-LAB- 101177428
No âmbito do concurso em epígrafe, informa-se que, de acordo com o edital em referência, houve duas (2) candidaturas recepcionadas, e vimos, por este meio, dar conhecimento do resultado da avaliação e consequente ordenação final das/os candidatas/os.
Lista de Candidatas/os:
- Rita Fidalgo
- Natália de Almeida
Classificação da Avaliação Curricular:
Após ter procedido à análise da documentação apresentada em sede de candidatura, o Painel de Avaliação decidiu que as candidaturas passariam à fase de avaliação curricular, tendo sido conferidos os seguintes resultados:
|
Nome dos/as Candidatos/as |
AC |
|
Rita Fidalgo |
16 |
|
Natália de Almeida |
16 |
Classificação das Entrevistas:
Atendendo aos resultados e à possibilidade descrita no Edital, foi deliberado pelo Painel de Avaliação não entrevistar as candidatas, passando a avaliação curricular a corresponder a 100% da avaliação dos/as candidatos/as.
Assim, no âmbito das candidaturas em epígrafe, as candidatas selecionadas para a atribuição de bolsas foram: Rita Fidalgo e Natália de Almeida
O Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) agradece aos(às) candidatos(as) o interesse manifestado e deseja a todos(as) os maiores sucessos académicos e/ou profissionais.
Concurso para a atribuição de duas (2) Bolsas de Investigação para Mestre, no âmbito do Projeto EDU-LAB - European youth in education and in transition to the labour market, com a referência CeiED- EDU-LAB- 101177428, a desenvolver com financiamento do Programa Horizonte Europa, no quadro das atividades do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e desenvolvimento – CeiED, nas seguintes condições:
Área Científica: Ciências Sociais e Humanas - Ramo da Psicologia, Educação ou Ciências da Educação
Requisitos de admissão
Os/As candidatos/as deverão possuir como requisitos obrigatórios:
- Habilitação académica necessária: Mestrado na área das Ciências Sociais e Humanas – Ramo da Psicologia, Educação ou Ciências da Educação;
- Domínio proficiente da língua portuguesa;
- Domínio (escrito e oral) da língua inglesa;
- Domínio teórico-empírico de metodologias de investigação;
- Experiência em pesquisa, recolha e organização de dados;
- Experiência em análise de dados qualitativos.
Os/As candidatos/as deverão possuir como requisitos preferenciais:
- Frequência no Doutoramento na área das Ciências Sociais ou Educação (à data da contratualização). Este factor implica a obrigatoriedade do/a candidato/a ter como (co)orientadora a investigadora responsável do projeto Edu-Lab;
- Conhecimento e/ou experiência em trabalho de proximidade com jovens;
- Experiência de trabalho de investigação em projetos;
- Experiência na utilização de software (e.g. NVivo/MaxQda) na análise de dados qualitativos.
Plano de trabalhos
- Participação em reuniões de trabalho nacionais e internacionais, no âmbito das atividades;
- Participação na condução de focus group e workshops com jovens para a exploração das suas trajectórias educativas e profissionais;
- Análise de dados e produção de sínteses a partir da recolha de dados definida entre os focus groups e os workshops;
- Apoio à elaboração de relatórios de progresso e final do projeto;
- Apoio na organização das atividades científicas previstas no projeto;
- Participação em atividades de disseminação e divulgação do projeto.
Legislação e regulamentação aplicável
A bolsa é atribuída ao abrigo da Lei nº 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação), na sua redação atual dada pelo DL nº123/2019, Regulamento de Bolsas e Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor (Regulamento nº 950/2019 de 16 de dezembro) e do Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade Lusófona.
Local de exercício da atividade
As atividades relacionadas com a bolsa serão desenvolvidas no Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, da Universidade Lusófona- Centro Universitário do Porto, sob a orientação científica da Doutora Filomena Parada (Investigadora Responsável do Projeto Edu-Lab).
Duração da bolsa
A bolsa terá a duração de 12 meses (com período experimental de 4 meses) com início previsto em 1 de fevereiro de 2026. O contrato de bolsa poderá ser renovado por iguais ou diferentes períodos de acordo com as disponibilidades financeiras e as necessidades científicas do CeiED.
Valor do subsídio de manutenção mensal
O montante da bolsa corresponde a 1309,64 Euros conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País. A este valor acresce o seguro social voluntário correspondente ao primeiro escalão, caso a/o candidata/o opte pela sua atribuição, bem como o seguro de acidentes pessoais.
A bolsa será paga mensalmente por transferência bancária.
O desempenho de funções a título de bolseiro é efetuado em regime de dedicação exclusiva, ao abrigo do Art.º 5.º do Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica.
Métodos de seleção
A seleção dos/as candidatos/as será efetuada por um júri constituído pela Doutora Filomena Parada (Investigadora Responsável Edu-Lab), Doutor João Filipe Matos (Investigador do Projeto Edu-Lab), Doutora Lucimar Dantas (Investigadora do Projeto Edu-Lab) com base na avaliação curricular, eventualmente complementada por entrevista. A avaliação curricular valerá 75% da nota final e a entrevista 25%. Caso o júri opte por não entrevistar os/as candidatos/as, a avaliação curricular corresponderá a 100% da avaliação dos/as candidatos/as. Na eventualidade de ser realizada entrevista, para os candidatos de língua nativa portuguesa, a entrevista será efetuada em inglês. Para os candidatos de língua nativa inglesa, a entrevista será efetuada em português. Para os candidatos nativos de uma língua diferente, a entrevista será efetuada em português e em inglês.
Forma de publicitação/notificação dos resultados
Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de projeto de lista ordenada, afixada em local visível e público do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento e publicitada na página eletrónica do CeiED.
Os/As candidatos/as podem apresentar reclamação no prazo de 10 dias úteis contados a partir do seguinte à data da afixação/publicitação da lista de classificação final.
Os/As candidatos/as aprovados/as serão notificados/as através de correio eletrónico.
Prazo de candidatura e forma de apresentação
O concurso encontra-se aberto no período de 12/01/2026 a 17/01/2026.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, acompanhadas do envio dos seguintes documentos:
- Curriculum Vitae;
- Cópia de certificados de habilitações académicas;
- Certificados de formação e/ou publicações científicas (caso se aplique);
Se este prazo não for cumprido, a comissão de seleção poderá:
- Prorrogar o prazo para apresentação do reconhecimento;
- Atribuir a vaga a outro candidato;
- Não preencher a vaga.
As candidaturas deverão ser remetidas por correio eletrónico, com a indicação no assunto do e-mail da referência do concurso (Ref.ª BI_Mestre CeiED- EDU-LAB- 101177428), para o seguinte endereço: