Skip to main content
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Filomena Parada

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Investigadora auxiliar na Universidade Lusófona, CeiED (Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento), e doutorada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

É colaboradora externa do Grupo de Investigação Minds Hub, da Universidade de Helsínquia (coordenadora: Professora Katariina Salmela-Aro) e do Grupo de Investigação Dimensões Relacionais, Processos de Mudança e Bem-Estar (coordenadora: Prof. Célia Sales), Centro de Psicologia da Universidade do Porto. É membro da rede de associados do ICeGS (International Centre for Guidance Studies), University of Derby, e membro associado do Education Social Justice and Transformation Research Group, University of Portsmouth.

Foi MSCA Individual Fellow na Universidade de Jyväskyla. Foi também bolseira de pós-doutoramento na Universidade de Coimbra e Visiting Postdoctoral Fellow na Universidade da British Columbia.

Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest

  • Psicologia e Educação, especificamente: transições juvenis e desenvolvimento de carreiras sustentáveis, incluindo carreiras de investigação
  • Aprendizagem e orientação ao longo da vida

Publicações Selecionadas Selected Publications

  • Parada, F., Upadyaya, K., & Salmela-Aro, K. (2023). Upper secondary academic education and vocational education and training in comparative perspective. In M. Berends, B. Schneider, & S. Lamb (Eds.). The Sage handbook of sociology of education (pp. 388-406). Sage. ISBN 978-1-4739-6745-1. 
  • Parada, F., & Salmela-Aro, K. (2022). Real-time processes of career goal construction: A case study approach with implications for the development of self and agency. Identity, 22(1). https://doi.org/10.1080/15283488.2022.2030233
  • Parada, F. (2021). Transitioning to work in the South of Europe: Pathways, priorities and expectations. In A. Marshall & J. Symonds (Eds.). Young Adult Development at the School-to-Work Transition: International Pathways and Processes (pp. 151-172). Oxford University Press. https://doi.org/10.1093/oso/9780190941512.003.0007