Skip to main content
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ter o JavaScript autorizado para o visualizar.

Filomena Parada

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ter o JavaScript autorizado para o visualizar.

Filomena Parada é investigadora auxiliar na Universidade Lusófona, CeiED (Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento). Obteve o doutoramento em Psicologia em 2008 pela Universidade do Porto.

É colaboradora do (1) Grupo de Investigação Minds Hub, Universidade d Helsínquia (Finlândia), (2) Grupo de Investigação Dimensões Relacionais, Processos de Mudança e Bem-Estar, Centro de Psicologia da Universidade do Porto, (3) International Centre for Guidance Studies, University of Derby (Inglaterra), (4) Education Social Justice and Transformation Research Group, University of Portsmouth (Inglaterra).

É (1) coordenadora de um WP no projeto Horizonte Europa – RIA EDU-LAB, European youth in education and in transition to the labour market (ref: 101177428), (2) Membro do Management Committee da Ação COST Critical Perspectives in Career and Career Guidance; (3) membro do EARA Executive Council onde coordena a rede dos EARA national representatives; (4) membro do editorial advisory board do Journal of Vocational Behavior, (5) membro da rede Career Lead.

Tem uma vasta experiência de investigação, tendo trabalhado em 14 projetos de investigação com diferentes papeis (IP/Coordenação, Co-IR, coordenadora de investigação, investigadora/colaboradora) e foram-lhe atribuídas 4 bolsas individuais, incluindo uma MSCA Standard Individual Fellowship.

Trabalhou em 3 países: Portugal (Universidade Lusófona, Universidade do Porto e Universidade de Coimbra), Finlândia (Universidade de Helsínquia e Universidade de Jyväskyla) e Canada (University of British Columbia). Tem 625 citações e o seu Google Scholar index (h-index) é 12 e o i-10 index é 14, com um total de 53 publicações.

Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest

  • Transições juvenis para a idade adulta e o mundo do trabalho
  • Desenvolvimento positivo de adolescentes e jovens
  • Desenvolvimento de carreiras sustentáveis
  • Teoria Contextual da Ação
  • Desenvolvimento e intervenção no domínio vocacional
  • Aprendizagem ao longo da vida; carreiras de investigação

Publicações Selecionadas Selected Publications

  • Parada, F., Upadyaya, K., & Salmela-Aro, K. (2023). Upper secondary academic education and vocational education and training in comparative perspective. In M. Berends, B. Schneider, & S. Lamb (Eds.). The Sage handbook of sociology of education (pp. 388-406). Sage. ISBN 978-1-4739-6745-1. 
  • Parada, F., & Salmela-Aro, K. (2022). Real-time processes of career goal construction: A case study approach with implications for the development of self and agency. Identity, 22(1). https://doi.org/10.1080/15283488.2022.2030233
  • Parada, F. (2021). Transitioning to work in the South of Europe: Pathways, priorities and expectations. In A. Marshall & J. Symonds (Eds.). Young Adult Development at the School-to-Work Transition: International Pathways and Processes (pp. 151-172). Oxford University Press. https://doi.org/10.1093/oso/9780190941512.003.0007