Skip to main content

Projetos

Acesso para todos a uma certificação europeia em mediação social através de uma imersão acompanhada na UE (ArlekinPro)

ArlekinPro. Projeto Erasmus+ para a criação de uma certificação profissional europeia de mediadores de nível 5 sob a forma de microcréditos e de um "Short Study Track". Incluirá cursos à distância, uma imersão numa organização de mediação europeia e o desenvolvimento de um projeto profissional.

ArlekinPro responde a desafios resultantes do aumento dos conflitos (reais ou percebidos) nas nossas sociedades democráticas e do crescente distanciamento entre as instituições e os cidadãos. Os mediadores sociais e os tutores de aprendizagem surgem como agentes essenciais na reconstrução do vínculo social. No entanto, a construção de uma identidade profissional própria exige a criação de diplomas específicos que reflitam as práticas de terreno e as necessidades das organizações de mediação.

Este aspeto está pouco desenvolvido, pois a mediação é muitas vezes vista como uma atividade menor, frequentemente associada ou confundida com o trabalho social, forças de segurança, justiça ou intervenção humanitária. Assim, o projeto ArlekinPro visa a profissionalização dos agentes de mediação social através de uma oferta formativa adaptada às suas necessidades e limitações, contribuindo para a reconstrução do vínculo social a nível europeu.

O projeto oferece uma formação que respeita as limitações dos mediadores e das suas organizações, frequentemente sem políticas de recursos humanos estruturadas. A proposta de “profissionalização” implica que o mediador desenvolva competências exigidas pela sua entidade empregadora. Estas competências combinam diferentes tipos de saberes, incluindo conhecimentos teóricos, experiências profissionais e aprendizagens obtidas através da mobilidade em contextos internacionais.

O formato inovador do curso demonstra que é possível estruturar uma formação que responda às realidades do terreno e às condições de exercício da mediação social. A combinação de ensino à distância, mobilidade europeia e microcertificações promove uma aprendizagem ao longo da vida acessível, que poderá ser sustentada por instituições europeias como política pública de formação.

Objetivos

O objetivo geral, após 36 meses, é conceber uma formação ao longo da vida em mediação social europeia, em regime de blended learning, que seja:

  • acessível e flexível, através de um percurso de aprendizagem autónomo e individual;
  • capaz de responder às necessidades dos profissionais da mediação social;
  • reconhecida e acreditada a nível europeu, através de uma microcertificação europeia.

Serão criados 6 CoPils para a gestão do projeto e das equipas de trabalho, centrados na conceção, acreditação e implementação da formação ArlekinPro, com o objetivo de reforçar as competências dos formandos através de um acompanhamento pedagógico tanto virtual – via MOOC – como presencial, através de mobilidades de mediadores sociais e tutores de aprendizagem.

A formação incluirá 2 mobilidades de aprendizagem em mediação social europeia e 1 mobilidade de imersão europeia, baseando-se nos conhecimentos adquiridos por experiência prévia.

No final, o ArlekinPro pretende contribuir para a construção de uma abordagem comum de formação ao longo da vida na área da mediação social, à escala europeia, através da experiência de uma primeira edição com 15 formandos, bem como dos intercâmbios com o ecossistema de Ensino e Formação Profissional, no âmbito de 5 seminários nacionais e 1 seminário europeu, com a participação de, pelo menos, 430 pessoas em toda a União Europeia.

Equipa de Investigação

Parceiros

ReLeCo(s) associada(s)

ReLeCo de Mediação Social e Educativa

  • Período Date
    01/11/2024 a 31/10/2027
  • Financiamento Funding
    ERASMUS+ - 400 000,00 EUR
  • Referência do Projeto Project Reference
    2024-1-FR01-KA220-VET-000251299
  • Papel no projeto Role in project
    Parceiro