Skip to main content

Projetos

+ STORYLINE: STORYtelling for (Language) Learning in an Interactive and Nonformal Environment

Apresentação

O projeto STORYLINE visa capacitar os jovens para a inovação de trabalho jovem no campo do storytelling e aprendizagem/ensino de línguas e promover a inclusão e a coesão sociais através de uma abordagem intercultural, inclusiva e intergeracional. Embora originalmente o storytelling tenha surgido como forma de transmitir a herança cultural e outros ensinamentos, este projeto utiliza este conceito como ponte entre os jovens e os idosos.

O projeto facilita o diálogo entre locais e expatriados, entre as comunidades de jovens e de idosos, com vista a chamar a atenção para a importância da cooperação da comunidade para a concretização da prosperidade social.

Cada país organizará 1 formação de trabalhadores jovens. Após o regresso dos trabalhadores jovens aos seus países, organizarão uma oficina local para jovens sobre storytelling. Os 20 jovens juntamente com os especialistas irão entrevistar idosos e pessoas com menos oportunidades que passaram por dificuldades, da sua comunidade, sobre as suas histórias (sobre a sua vida, a sua cidade, curiosidades de seu passado, sobre o seu património cultural etc.).

As histórias serão selecionadas, editadas e adaptadas para diferentes níveis de material de leitura para alunos jovens. Os jovens também estarão envolvidos no processo de edição e tradução de adaptação das histórias. As histórias adaptadas serão reunidas no StorytellingHUB – uma plataforma para aprendizagem de línguas e num eBook. O e-book incluirá também boas práticas na aprendizagem de línguas desenvolvidas durante as formações dos trabalhadores jovens.

Das 63 histórias disponíveis no HUB, 12 delas serão transformadas em “salas de fuga” em Realidade virtual. Este jogo terá o título de “EscapeStory Sphere” e será um jogo interativo de aprendizagem de línguas que promove o património cultural e o storytelling como forma de aprender sobre uma língua e uma cultura. O jogo estará disponível gratuitamente, online, e pode ser utilizado com ou sem óculos de realidade virtual, através de um computador, telemóvel ou tablet.

O principal objetivo do projeto é encorajar as ligações interculturais e intergeracionais e promover o património cultural e os intercâmbios através do storytelling e da aprendizagem de línguas.

Investigadores

  • Professora Ana Cunha (Investigadora Principal)
  • Professora Anabela Mateus
  • Professora Lucimar Dantas

Parceiros

O projeto reúne 5 entidades de 3 países da União Europeia:

  • HEI- House of Education and Innovation(Roménia)
  • Universidade de Granada (Espanha)
  • Phoart Production S.R.L. (Roménia)
  • Didark. Didáctica de Arte y Arqueología S.L. (Espanha)
  • Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Portugal)

Redes Sociais:

  • Referência do Projeto Project Reference
    2020-2-RO01-KA205-080819
  • Período Date
    01/11/2020 a 31/08/2022
  • Financiamento Funding
    Programa Erasmus + (União Europeia)