Skip to main content

Publicações Científicas

Artigo em Conferência

2023

  • Costa, F.K.F. da; Retrato, A. & Silva, A.P. (2023). Papel da mentoria no desenvolvimento de competências de liderança na formação dos oficiais das FAA. In R. Vieira, M. V. Guzmán Puya, J. C. Marques, P. Silva, A. M. Vieira, C. Margarido, R. Matos, R. Santos (Coords.), Livro de Atas:
  • XXXIV Congresso Internacional da SIPS (Sociedade Iberoamericana de Pedagogia Social) e 10.ª Conferência Internacional de Mediação Intercultural e Intervenção Social –“Pedagogia Social e Mediação Intercultural: Teoria e Prática na Intervenção Socioeducativa (pp. 327-339). CICS.NOVA.IPLeiria e ESECS.Politécnico de Leiria. https://doi.org/10.25766/d6g0-b749
  • Freitas, A. Matos, J. F. Estrela, E. Amado, C. (2023). Caraterísticas espácio-temporais das componentes curriculares em metodologias de investigação em educação nos programas doutorais em ciências da educação em Portugal: mapeando o cenário curricular nacional. In C. Cavaco, F. Costa, J. Marques, J. Viana, J. Pinhal, R. Marreiros, N. Dorotea, & A. R. Faria (Coords.), Atas do XXX Colóquio da AFIRSE Portugal Espaços Educativos - Políticas, Atores e Aprendizagens (pp. 302). AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
  • Lima, L. & Estrela, E. (2023). Formação contínua de professores em Portugal: O início de uma análise entre 2005 e 2022. In M. Jecu & I. Vieira (Orgs.), 12.º Encontro de Investigadores CeiED. A universidade na interface de ciências e políticas. CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinar em Educação e Desenvolvimento
  • Luz, F., Fonseca, M. & Franco, D. (2023). A cidadania digital e a Covid-19: perceções de estudantes do ensino superior em Portugal. In J. Serrão, M. N. Gonçalves, J. Brás, H. Bracons, & A. Cabral (Coords.), Humanismo e Desafios da Cidadania (pp.101-113). Edições Universitárias Lusófonas. 
  • Matos, J. F. Estrela, E. Freitas, A. (2023). Valor pedagógico do ensino de metodologias de investigação em educação: contributos para a criação de espaços sociais de aprendizagem. In C. Cavaco, F. Costa, J. Marques, J. Viana, J. Pinhal, R. Marreiros, N. Dorotea, & A. R. Faria (Coords.), Atas do XXX Colóquio da AFIRSE Portugal Espaços Educativos - Políticas, Atores e Aprendizagens (pp. 248). AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
  • Romão, A., Silva, S., Baltazar, M.S., Baptista, L. e Vieira, I. (2023). Excombatientes: un análisis comparativo a través de la revisión de la literatura. In Ministerio de Defensa (Ed.), Actas del I Congreso Cívico-Militar de Sociología. La cohesión en organizaciones jerarquizadas y los nuevos retos sociales en el Horizonte 2035 (pp. 357-364). Ministerio de Defensa. https://publicaciones.defensa.gob.es/actas-del-i-congreso-civico-militar-de-sociologia-la-cohesion-en-organizaciones-jerarquizadas-y-los-nuevos-retos-sociales-en-el-horizonte-2035-libros-pdf.html
  • Costa, F.K.F. da & Silva, A.P. (2023). Ubuntu na transformação social de África pelo conhecimento. In M.B. Chambel, M. Vargas e R. Garrido (Eds.), Activisms in Africa: knowledge for transformation (pp. 44-45). Centro De Estudos Africanos Da Universidade do Porto. https://activismsinafrica2023.weebly.com/uploads/1/3/9/4/139493907/aia2023_livro_de_resumos_book_of_absracts.pdf
  • Belchior, M., Vieira, I. e Chaves, H. (2023). A curadoria participativa de um festival de cinema: reflexões educativas a partir de uma prática social inovadora. C. Pires, D. Lino, F. Martins, M. Figueiredo, R. Friães, T. Leite, & T. Almeida (Coords.), Educação e Cidades: tempos, espaços, atores e culturas. Atas do XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (pp. 161-166). Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. https://eu-central-1.linodeobjects.com/evt4-media/documents/Livro_de_Atas_SPCE_2022.pdf
  • Rézio, S., Cavadas, B., Nogueira, J., & Branco (2023). Criação e aplicação de materiais pedagógicos inclusivos, no ensino básico, para alunos com cegueira ou com baixa visão. In J. Sousa, L. Vicente & N. F. Marques (Coords.), Livro de Atas da INCLUDIT - VII Conferência Internacional para a Inclusão - e CTecA - I Conferência de Tecnologias de Apoio e Acessibilidade (pp. 129-136). Politécnico de Leiria. Escola Superior de Educação e Ciências Sociais.

2022

  • Alves, C., Coimbra, N., & Martins, A.O. (2022). Continuous training and development of competences to learn to read and write in the 1ST CYCLE. 86th International Scientific Conference on Economic and Social Development (pp. 315-323).
  • Belchior, M., & Lima-Rodrigues, L. (2022). Inclusão: como aprender com métodos ativos no 1.º CEB? In A. P. . Pereira, E. Soares, H. Reis, M. Loureiro, & R. Cóssio Rodriguez (Eds.), Livro de Atas do Congresso Luso Brasileiro de Educação Inclusiva - Textos Completos (pp. 43-47). Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE-Universidade do Minho, Pró-Inclusão - Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cognição e Aprendizagem - NEPCA, Universidade Federal de Pelotas.
  • Belchior, M., Lima-Rodrigues, L., & Manuel, M. A. (2022). Orientando Investigações em Educação Inclusiva: Criar Laços, Desafiar Saberes e iluminar Caminhos. In Centro de investigação em Educação e Formação do Instituto Politécnico de Setúbal (CiEF-IPS), ATAS DO SEMINÁRIO Dar asas ao saber: Diálogos Multi, Inter e Transdisciplinares (pp. 75–85). Instituto Politécnico de Setúbal. https://projetos.ese.ips.pt/cief2022/wp-content/uploads/2023/01/LivroATAS_SeminarioDarAsasSaber_2022.pdf
  • Cavadas, B., & Branco (2022). Creating boxes for drone delivery: An engineering design process experience in initial teaching education. In A. del Rio, J. B. Santos, K. Houthuijs, L. Beloff, L. Evers, M. M. Lopes, M. R. V. Correia, M. Mertik & P. Tratnik (Orgs.), Hydrid Conference. Interdisciplinary innovation and the integration of the 4 cultures domain. STEAM and the future of education: Book of abstracts (pp. 31-32). Hybrid Lab Network. 
  • Cavadas, B., & Branco (2022). Engineering Design Process using drones. In A. Loureiro, D. Rocha, I. Messias, N. R. Oliveira & R. Lopes (Eds.), 2nd International Congress on 21st Century Literacies (ICCL2022): Book of abstracts (pp. 78). Polytechnic Institute of Santarém.
  • Cavadas, B., & Branco, N. (2022). Science and mathematics integration practices of preservice teachers. In J. Pintassilgo, A. L. Rodrigues, A. S. Freire, B. P. & Melo, C. Faria, H. Oliveira & J. Piedade (Orgs.), 1st International Conference on Education and Training. Thinking education in transition times. Book of abstracts (pp. 245). Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação. https://drive.google.com/file/d/1Pfq4ahqavRs0R9cZcIasAXXQb56QKvRt/view
  • Dantas, L. Franco, D., Canhoto, I., Estrela, E., Calvet-Ricardo, M., Neves Gonçalves, M., Sousa, Ó., Brás, J., & Koppe, B. (2022). Creating pedagogical material for the 21st century: analysis of an interdisciplinary course within the scope of the erasmus+ programme [EDULEARN Proceedings]. In L. Gómez Chova, A. López Martínez, & J. Lees (Eds.), 14th International Conference on Education and New Learning Technologies (pp. 8765). IATED Academy. https://doi.org/10.21125/edulearn.2022.2096
  • Duarte, J., Corrêa, E., & Farinho, P. (2022). A arte do hip-hop – uma cultura rica para aprendizagens significativas. A Formação de Educador@as e Professor@s na UniverCidade: Olhares Luso-Brasileiros (pp. 551-565). CIEP/UE – Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora 
  • Duarte, F., Araújo, F., Franco, D., Fonseca, M., & Gonçalves, M. N. (2022). The impact of Covid-19 on education: perceptions of Brazilian higher education students. In C. H. Dutra, & F. Russo (Eds.), 2021 IX Oxbridge Conference on Brazilian Studies (pp.109-111). Lemann Foundation. 
  • Elias, M. F. & Silva, M. O. E. (2022). A inclusão de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo no Jardim de Infância: a atuação dos Assistentes Operacionais. In C. Cavaco, F. Costa, J. Marques, J. Viana, R.Marreiros, A. R. Faria (Eds.), Atas do XXVIII Colóquio da AFIRSE Portugal Educação e Idades da Vida Problemáticas de Investigação e Desafios na Sociedade Contemporânea (pp. 186-192). AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. 
  • Estrela, E. Matos, J. F. Piedade, J., & Freitas, A. (2022). Ensinar metodologias de investigação em educação numa sociedade intensiva em dados. In C. Pires, M. Figueiredo, & M. F. Martins (Orgs.), Livro de resumos: XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – Educação e cidades. Tempos, espaços, atores e culturas (pp. 305). Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa.
  • Freitas, A. Pereira, F., & Nogueira, P. (2022). Conteúdo e forma artística como evento pedagógico na escola: experiências educativas de crianças e de adultos para a mudança de premissa. In A. Lopes, E. Ferreira, & F. Pereira (Coords.), I Congresso Internacional Escola, Identidades e Democracia: Livro de Resumos (pp. 278). Centro de Investigação e Intervenção Educativa e Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. https://www.dropbox.com/s/5sq19genn7otr89/LIVRO%20DE%20RESUMOS_%20I%20Congresso%20Internacional%20Escolas%2C%20Identidades%20e%20Democracia%20%7C%202022.pdf?dl=0
  • Gomes, J., & Neves, I, (2022). Da construção dos jogos didáticos à sua utilização no Jardim de Infância: perceções de diversos intervenientes.In A. Lopes, E. Ferreira, & F. Pereira (Coords.), I Congresso Internacional Escola, Identidade e Democracia: Livro de Resumos (pp. 218). Centro de Investigação e Intervenção Educativa e Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. https://www.dropbox.com/s/5sq19genn7otr89/LIVRO%20DE%20RESUMOS_%20I%20Congresso%20Internacional%20Escolas%2C%20Identidades%20e%20Democracia%20%7C%202022.pdf?dl=0
  • Lima-Rodrigues, L., & Belchior, M. (2022). Aprendizagem baseada na Ação: (trans)formação de professores para a inclusão. In A. P. Pereira, M. Loureiro, E. Soares, H. Reis, & R. C. Rodriguez (Eds.), Atas Congresso Luso Brasileiro de Educação Inclusiva - Textos Completos (pp. 184–187). https://conlubra2022.weebly.com/uploads/1/6/4/6/16461788/atas_conlubra_vers%C3%A3o_final.pdf
  • Lima-Rodrigues, L., & Belchior, M. (2022). Formação de professores: conceções de estudantes de licenciatura e mestrado sobre a “Aprendizagem Baseada na Ação.” In Centro de investigação em Educação e Formação do Instituto Politécnico de Setúbal (CiEF-IPS), ATAS DO SEMINÁRIO Dar asas ao saber: Diálogos Multi, Inter e Transdisciplinares (pp. 86–96). Instituto Politécnico de Setúbal. https://projetos.ese.ips.pt/cief2022/wp-content/uploads/2023/01/LivroATAS_SeminarioDarAsasSaber_2022.pdf
  • Lima-Rodrigues, L., Pessoa, A.R., Deus, M., & Prezado, P. (2022). Desenho Universal para a Aprendizagem: conceções de estudantes de Licenciatura em Animação Sociocultural.  In Centro de investigação em Educação e Formação do Instituto Politécnico de Setúbal (CiEF-IPS), ATAS DO SEMINÁRIO Dar asas ao saber: Diálogos Multi, Inter e Transdisciplinares (pp. 96–106). Instituto Politécnico de Setúbal. https://projetos.ese.ips.pt/cief2022/wp-content/uploads/2023/01/LivroATAS_SeminarioDarAsasSaber_2022.pdf
  • Magalhães, C.; Pinto da Costa, E; Huber, C., & Martins, A. (2022). The effective conflict resolution and negotiation skills scale applied to Portuguese Higher Education In A. Lorga da Silva, Z. Merkas, & D. Resende (Eds.), Economic and Social Development, 86th International Scientific Conference on Economic and Social Development. Book of Proceedings (pp. 364-371). Varazdin Development and Entrepreneurship Agency and University North. https://www.esd-conference.com/upload/book_of_proceedings/Book_of_Proceedings_esdLisbon2022_Online.pdf
  • Magalhães, C., Pinto da Costa, E, Martins, A. &, Huber, C. (2022). Conflict resolution and negotiation from a gender perspective. In M. E.Pinto da Costa, M. do Rosario Anjos, & V. Roska (Eds.), Higher Education. Economic and Social Development, 85th International Scientific Conference on Economic and Social Development. Book of Proceedings (pp. 106-117). Varazdin Development and Entrepreneurship Agency and University North. https://www.esd-conference.com/upload/book_of_proceedings/Book_of_Proceedings_esdPorto2022_Online.pdf 
  • Maia, J. S., Mascarenhas, D., & Rosa, V. (2022). TALIS 2918: A comparison between seven Mediterranean countries. In M. Cruz, A. Couto, F. Lambert (Eds.), Issues in Education (pp. 7-27). Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação. https://www.researchgate.net/publication/362046105_TALIS_2018_a_comparison_between_seven_European_Mediterranean_Countries
  • Manuel, M.A., & Lima-Rodrigues, L. M. S. (2022). Níveis de inclusão e equidade em agrupamentos de escolas do distrito de Setúbal: dois estudos de caso. In L. Dantas & S. Simon (Eds.). 11º Encontro dos Investigadores do CeiED - do cientista cidadão à ciência cidadã: olhares cruzados na construção do conhecimento. (pp. 42-49). Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED). Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. https://www.ceied.ulusofona.pt/en/news/publication-of-the-proceedings-of-the-11th-meeting-of-ceied-s-researchers?highlight=WyJlbmNvbnRybyIsImVuY29udHJvcyJd
  • Marques, I., & Vasconcelos, M.C. (2022). The pedagogical tool box as an artistic object An experience in the training of Visual Arts teachers. In MusicoGuia (Ed.), Conference Proceedings CIVAE 2022. 4th Interdisciplinary and Virtual Conference on Arts in Education (pp.449-451). MusicoGuia. https://civae.org/wp-content/uploads/2022/06/CIVAE2022.pdf
  • Matos, J. F. Estrela, E. &, Freitas, A. (2022). Pedagogic culture of research in teacher education programs: revealing implications of research methodologies courses in research-teaching nexus. In M. M. Sanches Ferreira (Coords.), Porto III International Conference on Research in Education: Abstract Book (pp. 327). Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. https://eu-central-1.linodeobjects.com/evt4-media/documents/Abstracts_Book_ICRE22.pdf
  • Matos, J. F. Estrela, E., & Freitas, A. (2022). Research methods in advanced studies in education: trends and pitfalls. In J. Pintassilgo, A. L. Rodrigues, A. S. Freire, B. Portugal e Melo, C. Faria, H. Oliveira, & J. Piedade (Coords.), Livro de resumos: 1st International Conference on Education and Training – thinking education in transition times (pp. 277). Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
  • Pascoal, M. M.N., & Silva, M. O. E. (2022). A importância da relação Escola-Família para a Inclusão de Alunos com Trissomia 21. In FCT, Universidade de Aveiro (CIDTFF), & Universidade Aberta (LEAD) (Coords.), V ENJIE. Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação: livro de resumos. Investigação em educação e responsabilidade social: vozes dos jovens investigadores (pp. 196-197). UA Editora. http://hdl.handle.net/10400.2/11458
  • Pascoal, Manuela. N & Silva, M. O. E. (2022). A Inclusão numa turma do Ensino Regular de um aluno com Trissomia 21: perceção dos pais e dos professores. In C. Cavaco, F. Costa, J. Marques, J. Viana, R. Marreiros, A. R. Faria (Eds.), Atas do XXVIII Colóquio da AFIRSE Portugal Educação e Idades da Vida Problemáticas de Investigação e Desafios na Sociedade Contemporânea (pp. 500-508). AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. 
  • Pinto da Costa, E., Anjos, R. & Roska, V. (Eds.) (2022). Economic and Social Development (Book of Proceedings). 85th International Scientific Conference on Economic and Social Development. Varazdin Development and Entrepreneurship Agency and University North. https://www.esd-conference.com/upload/book_of_proceedings/Book_of_Proceedings_esdPorto2022_Online.pdf
  • Pinto da Costa, E., Seijo, J., Carvalho, R., Marcos, R., & López, C. (2022). La práctica socioeducativa de los gabinetes de mediación de conflictos. In C. Cavaco, F. Costa, J. Marques, J. Viana, R. Marreiros, A. R. Faria (Eds.), Atas do XXVIII Colóquio da AFIRSE Portugal Educação e Idades da Vida Problemáticas de Investigação e Desafios na Sociedade Contemporânea (pp. 141-147). AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. 
  • Rocha, M.J.C., & Silva, A.P. (2022). Participação, inclusão e diversidade na escola. In I. Martínez, & F.H. Veiga, (Eds.), Atas do IV Congreso Internacional de Engagement de los alumnos en la Escuela: Perspectivas Sociais e Psicológicas. Ediciones de la Universidad de Castilla-La Mancha. https://doi.org/10.18239/jornadas_2023.41.00
  • Rocha, M.J.C., & Silva, A.P. (2022). A vez e a voz das crianças: Um estudo com e para as crianças em idade pré-escolar. In Atas Congresso Internacional "Paulo Freire: Um Centenário de Atualidade". CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinar em Educação e Desenvolvimento e UNESCO-ULHT “Educação, Cidadania e Diversidade Cultura.
  • Rosa, V. (2022). A participação de Portugal no PISA: políticas, práticas e problemáticas. In C. Cavaco, F. Costa, J. Marques, J. Viana, R. Marreiros, A. R. Faria (Eds.), Atas do XXVIII Colóquio da AFIRSE Portugal Educação e Idades da Vida Problemáticas de Investigação e Desafios na Sociedade Contemporânea (pp. 603-612). AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
  • Ruas, C., Ribeiros, I., & Corrêa, E. (2022). Descobrir o mundo na diversidade familiar: uma experiência integradora. A Formação de Educador@as e Professor@s na UniverCidade: Olhares Luso-Brasileiros, (pp. 461-478). CIEP/UE – Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora.
  • Santos, A. , Coimbra, N., & Martins, A.O. (2022). E-mentoring as a supervision approach in distance ux education. In E. Pinto da Costa, R. Anjos, & V. Roska (Eds.), Economic and Social Development (Book of Proceedings). 85th International Scientific Conference on Economic and Social Development (pp. 38-47). Varazdin Development and Entrepreneurship Agency and University North. https://www.esd-conference.com/upload/book_of_proceedings/Book_of_Proceedings_esdPorto2022_Online.pdf
  • Silva, A.P., & Khanal, P. (2022). Immigrants need citizenship – the role of Almada Mundo Association. In Atas Congresso Internacional "Paulo Freire: Um Centenário de Atualidade". CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinar em Educação e Desenvolvimento e Cátedra UNESCO-ULHT “Educação, Cidadania e Diversidade Cultura.
  • Silva, M. O. E., & Serradas, R. D. (2022). Educação para a inclusão de jovens com Necessidades Educativas Especiais – a formação de professores no centro do processo. In C. Cavaco, F. Costa, J. Marques, J. Viana, R. Marreiros, A. R. Faria (Eds.), Atas do XXVIII Colóquio da AFIRSE Portugal Educação e Idades da Vida Problemáticas de Investigação e Desafios na Sociedade Contemporânea (pp. 714-721). AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
  • Tavares, O., & Sin, C. (2022). INSTITUTIONAL ACCREDITATION ACROSS EUROPE: DO ASSESSMENT CRITERIA MIRROR HIGHER EDUCATION’S MISSIONS? [EDULEARN Proceedings]. In L. Gómez Chova, A. López Martínez, & J. Lees (Eds.), 14th International Conference on Education and New Learning Technologies (pp. 8776-8780). IATED Academy. https://doi.org/10.21125/edulearn.2022.2100
  • Thomas Dotta, L., Cassova, A.,Nascimento, R., & Lopes, A. (2022). Contributos de um programa de formação contínua com professores formadores do Magistério Primário do Kuito-Bié. In A. Lopes, F. Pereira, E. Ferreira (Eds.), I Congresso Internacional Escola, Identidade e Democracia (p. 252). CIIE–Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). https://ideaforuporto.wixsite.com/escolaidemocracia
  • Carolino, A. M., Lopes, A., & Thomas Dotta, L. (2022). A escola do ensino primário ao 1º CEB, dos últimos 50 anos: a sua reconfiguração e espaço - Um estudo exploratório baseado em autonarrativa. In C. Pires, M. Figueiredo, M. F. Martins (Coords.), Educação e Cidades. Tempos, espaços, atores e culturas. Livro de Resumos do XVI Congresso da Sociedade Portuguesa da Educação (pp. 222). Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE). https://hdl.handle.net/1822/83635
  • Pereira, B., Thomas Dotta, L., Lopes, A., & Torres, A. C. (2022). Desenvolvimento de perfis comunitários climáticos nas escolas: uma experiência de investigação colaborativa e desenvolvimento profissional de professores. In C. Pires, M. Figueiredo, M. F. Martins (Coords.), Educação e Cidades. Tempos, espaços, atores e culturas. Livro de Resumos do XVI Congresso da Sociedade Portuguesa da Educação (pp. 136). Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE). https://hdl.handle.net/1822/83635
  • Thomas Dotta, L., Pereira, F., Vieira, R., & Lopes, A.. (2022). A abordagem biográfico-narrativa nos estudos sobre a profissionalidade docente – uma revisão sistemática de literatura. In C. Pires, M. Figueiredo, M. F. Martins (Coords.), Educação e Cidades. Tempos, espaços, atores e culturas. Livro de Resumos do XVI Congresso da Sociedade Portuguesa da Educação (pp. 266). Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE). https://hdl.handle.net/1822/83635
  • Vale, A., Martins, A., & Coimbra, N. (2022). The Experience of Remote Teaching in Higher Education: a scenario of challenges and opportunities. In E. Pinto da Costa, R. Anjos, & V. Roska (Eds.), Economic and Social Development (Book of Proceedings). 85th International Scientific Conference on Economic and Social Development (pp. 59-68). Varazdin Development and Entrepreneurship Agency and University North. https://www.esd-conference.com/upload/book_of_proceedings/Book_of_Proceedings_esdPorto2022_Online.pdf

2021

  • Aguiar, J., & Sin, C. (2021). Students from Portuguese Speaking African Countries in Portuguese Higher Education. In Proceedings of 7th International Conference on Higher Education Advances (HEAd’21) (pp. 491-498). http://dx.doi.org/10.4995/HEAd21.2021.12953 
  • Almeida, A. G. C., & Silva, M. O. E. (2021). Inclusão laboral de Jovens com Deficiência Intelectual e Desenvolvimental através de Atividades Socialmente Úteis. In A. Guerreiro, C. Luisa, M. H. Martins, & M. L. Borges (Eds.), E-BOOK III Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva Construir a Equidade em Tempos de Mudança (pp. 375-385). Universidade do Algarve. https://doi.org/10.34623/cs4j-cj82
  • Alves, C. D. (2021). Dar Voz à Leitura, no Ensino à Distância (E@D): Um Estudo de Caso. In M. R. Henriques, F. Veiga, F. N. Matos, & R. F. de Mesquita (Eds.), Atas do Congresso Internacional sobre Metodologia: Desafios Metodológicos Atuais (Qualis 2021) (pp. 165). Edições JUS.XXI. https://telessaude.pe.gov.br/ead/course/view.php?id=106&section=1
  • Bernardes, B., & Neves, I. (2021). A participação da criança na relação escola-famílias-comunidade - Um estudo de caso. In M. R. Henriques, F. Veiga, F. N. Matos, & R. F. de Mesquita (Eds.), Atas do Congresso Internacional sobre Metodologia: Desafios Metodológicos Atuais (Qualis 2021) (pp.130). Edições JUS.XXI. https://telessaude.pe.gov.br/ead/course/view.php?id=106&section=1
  • Branco, N., & Cavadas, B. (2021). O conhecimento de futuras professoras de 2.º ciclo sobre o pensamento matemático dos alunos numa proposta de trabalho interdisciplinar com as ciências. In S. Colaço, A. I. Silvestre, H. Jacinto, H. Pinto, L. Serrazina, & N. Branco (Eds.), Atas do Seminário de Investigação em Educação Matemática - XXXI SIEM (pp. 95-109). Associação de Professores de Matemática. https://www.apm.pt/siem_atas 
  • Carmo, A, Brás, J. V., Silvestre, P., Gonçalves, M. N., & Ramilo, T. (2021). The perceptions of the elderly in the post-pandemic scenario: a study conducted in Portugal. In M. R. Henriques, F. Veiga, F. N., Matos, & R. F .Mesquita (Eds.), Atas do Congresso Internacional sobre metodologia: desafios metodológicos atuais (QUALIS2021) (pp. 156). Edições JUS.XXI. https://telessaude.pe.gov.br/ead/course/view.php?id=106&section=1
  • Carvalho, T., Cardoso, S., & Marques, J. (2021). Who is who? Publication profiles of Portuguese academics. In L. Gómez Chova, A. López Martínez, I. Candel Torres (Eds.), EDULEARN21. 13th International Conference on Education and New Learning Technologies. Conference Proceedings (2980-2989). IATED Academy. https://doi.org/10.21125/edulearn.2021.0635
  • Chaúque, D., Pinheiro, A., Silva, B., Craveiro, C., Banze, D., & Medeiros, P. (2021). O Brincar na Infância: uma reflexão teórica baseada no Projecto Tchovar nos bairros de Maputo. In A. Pinheiro, B.Silva, C. Craveiro, D. Gonçalves,D. Banze, D. Chaúque, I. Cortesão, I. Neves, M. Tito, P. Medeiros, & P. Pequito (Eds.), Atas do Congresso Internacional África pela Infância. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. http://hdl.handle.net/20.500.11796/3027
  • Chaves, H., Vieira, I., & Consórcio Pedalada. (2021). Inovar de forma colaborativa e participativa através da bicicleta: O projeto ‘Pedalada’ em Marvila, Lisboa. In A. Santos, C. Figueiredo, D. Carvalho, F. Teles, P. Chamusca, P. Silva, O. Tymoshchuk, & S. M. Pires (Coords.), Comunidades e Redes para a Inovação Territorial. Livro de Atas (pp. 29–36). UA Editora, Universidade de Aveiro, Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia. https://doi.org/10.48528/s12x-6x21
  • Elias, M. F., & Silva, M. O. E. (2021). Assistentes Operacionais e Inclusão de crianças com Perturbações do Espectro do Autismo no Jardim de Infância: um grupo esquecido na partilha de práticas? In A. Guerreiro, C. Luisa, M. Martins, & M., L. Borges (Eds.), E-BOOK III Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva Construir a Equidade em Tempos de Mudança (pp. 19-29). Universidade do Algarve. https://doi.org/10.34623/cs4j-cj82
  • Fonseca M. M., Franco, D., & Gonçalves, M. N. (2021). Educational technologies in the digital age: a study in Portugal [ICERI Proceedings]. In L. Gómez Chova, A. López Martínez, I. Candel Torres (Eds.), 14th International Conference of Education, Research and Innovation (ICERI2021) (pp. 4871). IATED Academy. https://doi.org/10.21125/iceri.2021.1115
  • Franco, D., Fonseca M. M., & Gonçalves, M. N. (2021). Remote learning and digital literacies and competences: a study in Portugal. [ICERI Proceedings]. In L. Gómez Chova, A. López Martínez, I. Candel Torres (Eds.), 14th International Conference of Education, Research and Innovation (ICERI2021) (pp. 4851-4855). IATED Academy. https://doi.org/10.21125/iceri.2021.1111
  • Franco, D., & Gonçalves, M. N (2021). Remote learning: strengths and weaknesses? [ICERI Proceedings]. In L. Gómez Chova, A. López Martínez, & I. Candel Torres (Eds.), EDULEARN21 Proceedings. 13th International Conference on Education and New Learning Technologies (pp. 4612-4616). IATED Academy. https://doi.org/10.21125/edulearn.2021.0959
  • Friães, R., Lino, D., Silva, B., & Craveiro, C. (2021). O practicum na formação inicial dos educadores de infância: as vozes dos estudantes. In J. Pinhal, C. Cavaco, Mª. J. Cardona, F. Costa, J. Marques, & R. Faria, (Coords.), Atas do XXVII Colóquio da AFIRSE Portugal. AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
  • Galego, C., Dantas, L., Koppe, B., Brás, J., & Almeida, E. S. (2021). Promoting skills through mother language teaching: a comparative curricular analysis of skills development models in secondary school in six countries [ICERI Proceedings]. In L. Gómez Chova, A. López Martínez, & I. Candel Torres (Eds.), EDULEARN21 Proceedings. 13th International Conference on Education and New Learning Technologies (pp. 12045). IATED Academy. https://doi.org/10.21125/edulearn.2021.2519
  • Gomes, J., & Neves, I. (2021, May 24, 26, 28). Da construção dos jogos didáticos à sua utilização no Jardim de Infância: perceções de diversos intervenientes [Poster presentation]. In P. Pequito, A. Pinheiro, B. Silva, C. Craveiro, D. Gonçalves, D. Assemany, I. Cortesão, I. Neves, M. Jesús Víton, & P. Medeiros, (Coords.), Atas do Congresso Internacional do Observatório para o Futuro da Educação de Infância (pp.121). Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF) e Observatório para o Futuro da Educação de Infância (OFEI). http://hdl.handle.net/20.500.11796/3024
  • Gonçalves, M. N., & Brás, J. V. (2020). A emergência da cidadania no mar revoltoso do liberalismo. In L. Correia. & T. Neves (Coords.), Liberdade, Equidade e Emancipação. Atas do XV Congresso da SPCE (pp.141-142). Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. https://congresso-spce.eventqualia.net/pt/documents/771/Livro_de_Atas_SPCE_2020_V2.pdf
  • Lima-Rodrigues, L. (2021). "ZoomDrama": A utilização do Sociodrama como Metodologia de Ensino em tempos de confinamento. In Centro de investigação em Educação e Formação do Instituto Politécnico de Setúbal (CiEF-IPS), Livro de Atas do Seminário Dar asas ao saber Investigação, construção de conhecimento e práticas profissionais (pp. 222-228). Instituto Politécnico de Setúbal. http://projetos.ese.ips.pt/cief/wp-content/uploads/2021/07/LivroATAS_SeminarioDarAsasSaber_2021_VF2.pdf
  • Luz, F., Fonseca, M; Franco, D., & Gonçalves, M. N (2021). Covid-19 e ensino remoto: perceções de estudantes do ensino superior em Portugal. In M. R. Henriques, F. Veiga, F. N., Matos, & R. F .Mesquita (Eds.), Atas do Congresso Internacional sobre metodologia: desafios metodológicos atuais (QUALIS2021) (pp. 99). Edições JUS.XXI. https://telessaude.pe.gov.br/ead/course/view.php?id=106&section=1
  • Maciel, M., Vasconcelos, M., Teixeira, C., Martins, C., Pereira, L.K., Ribeiro, L., Lima-Rodrigues, L., Belchior, M., Pires, N., & Sousa, S. (Orgs.). (2021). Livro de resumos da 7ª Conferência Internacional de Sociodrama. Sociedade Portuguesa de Psicodrama e Organização da 7ª Conferência Internacional de Sociodrama–2021. https://7thsociodramaconference.weebly.com/uploads/1/2/4/8/124887496/abstracts_book.pdf
  • Manuel, M. A., & Lima Rodrigues, L. (2021). “Teve que ser Online!”: Percursos e percalços de uma investigação remota de emergência. In J. Grácio, J. V. Torres, M. C. L. Paniago, M. R. Rodrigues, M. Figueiredo, & M. B. Arguelho (Orgs.), Atas / anais do encontro cultural digital e educação na década de 20 (pp. 216-222). Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. http://projetos.ese.ips.pt/cde20/wp-content/uploads/2021/05/ATAS_do_CDE20_2021.pdf
  • Manuel, M., & Lima-Rodrigues, L. (2021). Investigação remota de emergência em educação: excertos da história de vida de uma investigadora em confinamento. In Centro de investigação em Educação e Formação do Instituto Politécnico de Setúbal (CiEF-IPS), Livro de Atas do Seminário Dar asas ao saber Investigação, construção de conhecimento e práticas profissionais (pp. 52-53). Instituto Politécnico de Setúbal. http://projetos.ese.ips.pt/cief/wp-content/uploads/2021/07/LivroATAS_SeminarioDarAsasSaber_2021_VF2.pdf
  • Manuel, M., & Lima-Rodrigues, L. (2021). Saberes e práticas de inclusão e equidade em escolas portuguesas: dois estudos de caso. In Centro de investigação em Educação e Formação do Instituto Politécnico de Setúbal (CiEF-IPS), Livro de Atas do Seminário Dar asas ao saber Investigação, construção de conhecimento e práticas profissionais (pp. 45). Instituto Politécnico de Setúbal. http://projetos.ese.ips.pt/cief/wp-content/uploads/2021/07/LivroATAS_SeminarioDarAsasSaber_2021_VF2.pdf
  • Nunes, B. S. M., & Lima-Rodrigues, L. (2021). As políticas educacionais brasileiras para a Educação Especial em tempos de pandemia. In J. Grácio, J. V. Torres, M. C. L. Paniago, M. R. Rodrigues, M. Figueiredo, & M. B. Arguelho (Orgs.), Atas / Anais do Encontro Cultura Digital e Educação na década de 20 (pp. 50-58). Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. http://projetos.ese.ips.pt/cde20/wp-content/uploads/2021/05/ATAS_do_CDE20_2021.pdf
  • Nunes, B. S. M., Lima-Rodrigues, L. M. S, & Cofré, D. C. (2021). Perfil funcional na inclusão educacional: tradução, adaptação transcultural e validação de um instrumento de avaliação. In L. Dantas & S. Simon (Eds.). 11º Encontro dos Investigadores do CeiED - do cientista cidadão à ciência cidadã: olhares cruzados na construção do conhecimento (pp. 56-59). Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED). Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. https://www.ceied.ulusofona.pt/en/news/publication-of-the-proceedings-of-the-11th-meeting-of-ceied-s-researchers?highlight=WyJlbmNvbnRybyIsImVuY29udHJvcyJd
  • Pequito, P., Pinheiro, A., Silva, B., Craveiro, C., Gonçalves, D., Assemany, D., Cortesão, I., Neves, I., Jesús Víton, M., & Medeiros, P. (Orgs.). (2021). Atas do Congresso Internacional do Observatório para o Futuro da Educação de Infância. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF) e Observatório para o Futuro da Educação de Infância (OFEI). http://hdl.handle.net/20.500.11796/3024
  • Piedade, J., Matos, J. F., & Pedro, N. (2021). M.LAB: A DIGITAL MAKERSPACE FOR ELEMENTARY AND SECONDARY SCHOOLS. [EDULEARN Proceedings]. In L. Gómez Chova, A. López Martínez, I. Candel Torres (Eds.), EDULEARN21 Proceedings. 13th International Conference on Education and New Learning Technologies (pp. 4024-4029). IATED Academy. https://doi.org/10.21125/edulearn.2021.0851
  • Pinheiro, A., Silva, B., Craveiro, C., Gonçalves, D., Banze, D., Chaúque, D., Cortesão, I., Neves, I., Neves, I., Tito, M., Medeiros, P., & Pequito, P. (Org.). (2021). Atas do Congresso Internacional África pela Infância (CIAPI). Escola Superior de Educação Paula Frassinetti (ESEPF). http://hdl.handle.net/20.500.11796/3027
  • Rosa, V. (2021). A dopagem no desporto em Portugal: entre a culpabilidade individual e a responsabilidade coletiva. In H. Antunes, R. Alves, & H. Lopes (Eds.), Livro de Resumos do XVI Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde (pp. 54-55). Universidade da Madeira.
  • Rosa, V. (2021). Análise sociológica de três práticas de combate dual em Portugal: o estudo de caso do Aikido, Judo e Lutas Amadoras. In J. Pinhal, C. Cavaco, Mª. J. Cardona, F. Costa, J. Marques, & R. Faria (Orgs.) (2021). Educação e Bem-Estar. Atas do XXVII Colóquio da AFIRSE Portugal (pp. 481-488). AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
  • Rosa, V., & Lopo, T.T. (2021). A OCDE e a educação. O PISA e a sua transformação num projeto de “big science”. In L. G. Correia, & T. Neves (Eds.), Liberdade, equidade e emancipação. Atas do XV congresso da SPCE (pp. 464-472). SPCE – Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. https://eu-central-1.linodeobjects.com/evt4media/documents/Livro_de_Atas_SPCE_2020_V2.pdf
  • Santos-Siqueira, A.C., & Lima-Rodrigues, L. (2021). Educação pela arte: Educação emocional para a inclusão de todos no processo escolar. In Centro de investigação em Educação e Formação do Instituto Politécnico de Setúbal (CiEF-IPS), Livro de Atas do Seminário Dar asas ao saber Investigação, construção de conhecimento e práticas profissionais (pp. 49). Instituto Politécnico de Setúbal. http://projetos.ese.ips.pt/cief/wp-content/uploads/2021/07/LivroATAS_SeminarioDarAsasSaber_2021_VF2.pdf
  • Santos, H. J., & Neves, I, (2021,  May 24, 26, 28). Práticas com inspiração em Maria Montessori no jardim de Infância. [Apresentação em poster]. In P. Pequito, A. Pinheiro, B. Silva, C. Craveiro, D. Gonçalves, D. Assemany, I. Cortesão, I. Neves, M. Jesús Víton, & P. Medeiros, (Coords.), Atas do Congresso Internacional do Observatório para o Futuro da Educação de Infância (pp.121). Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF) e Observatório para o Futuro da Educação de Infância (OFEI). http://hdl.handle.net/20.500.11796/3024
  • Silva, B., Pinheiro, A., Craveiro, C., & Medeiros, P. (2021). Significados sobre o Brincar: Perspetivas das Crianças. In A. Pinheiro, B. Silva, C. Craveiro, D. Gonçalves, D. Banze, D. Chaúque, I. Cortesão, I. Tito, P. Medeiros, & P. Pequito (Orgs.), Atas do Congresso Internacional África pela Infância (pp.42-48). Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF) e Observatório para o Futuro da Educação de Infância (OFEI). http://hdl.handle.net/20.500.11796/3027
  • Siqueira, A. C. S., & Lima Rodrigues, L. (2021). Desenvolvimento das competências socioemocionais como meio para elaboração de sentimento de pertença ao processo de aprendizagem. In J. Grácio, J. V. Torres, M. C. L. Paniago, M. R. Rodrigues, M. Figueiredo, & M. B. Arguelho (Orgs.). Atas / anais do encontro cultural digital e educação na década de 20 (pp. 64-72). Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. http://projetos.ese.ips.pt/cde20/wp-content/uploads/2021/05/ATAS_do_CDE20_2021.pdf
  • Coronel, Y., Thomas Dotta, L., & Pereira, F. (2021). A construção das identidades académicas de docentes do curso superior de Tecnologia em Estética e Cosmética de uma Universidade do Sul do Brasil. In T. Medina, J. Carmelo, M. Ferreira, P. Fernandes. S. Pais (Coords.). IV Fórum de Projetos Investigar e Intervir em Educação. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (pp. 79-81). Mestrado em Ciências da Educação. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/noticias_geral.noticias_cont?p_id=F-1502651229/IINEDU%20-%20programa%20e%20resumos2021.pdf

2020

  • Coimbra, N., Pereira, A., Martins, A. O., Baptista, C. (2020). Pedagogical supervision and change: dynamics of collaboration and teacher development. In E. Pinto da Costa, M. R. Anjos, & M. Przygoda (Eds.), Economic and Social Development 52nd International Scientific Conference on Economic and Social Development Development. Book of Proceedings (pp. 292- 301). https://www.esd-conference.com/upload/book_of_proceedings/Book_of_Proceedings_esdPorto2020_Online.pdf
  • Ferenc, A., & Thomas Dotta, L. (2020). Quem quer ser professor? Perfil dos sujeitos, escolhas profissionais e atratividade da profissão em dois contextos. In L. Grosso, T. Neves (Eds.), XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - Liberdade, Equidade e Emancipação (pp.266-267). Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. https://congresso-spce.eventqualia.net/pt/2020/inicio/
  • Thomas Dotta, L., Lopes, A., & Cassova, A. (2020). Para uma formação de professores pós-colonial – perspetivas a partir de uma experiência de investigação e intervenção na província do Bié. In L. Grosso, & T. Neves (Eds.), XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - Liberdade, Equidade e Emancipação (pp. 466-467). Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. https://congresso-spce.eventqualia.net/pt/2020/inicio/
  • Pereira, F., Lopes, A., Mouraz, A., & Thomas Dotta, L. (2020). Envelhecimento docente, inovações e profissionalidade docente. In L. Grosso, T. Neves (Eds.), XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - Liberdade, Equidade e Emancipação (pp. 338-339). Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. https://congresso-spce.eventqualia.net/pt/2020/inicio/
  • Mouraz, A., & Thomas Dotta, L. (2020). Ressignificar a experiência docente depois dos 50: o uso de tecnologias digitais. In R. P. Lopes, C. Mesquita, M. V. Pires, E. M. Silva (Eds.), V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE) (pp. 175). Instituto Politécnico de Bragança. https://bibliotecadigital.ipb.pt/handle/10198/19995
  • Mouraz, A., & Thomas Dotta, L. (2020). Reencantar a profissão docente depois dos 50 usando as tecnologias. In J. A. Moreira, A. García-Valcárcel, P. Gutiez Cuevas, V. Gonçalves (Eds.). VI Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC: ieTIC2020 (pp. 113-114). Instituto Politécnico de Bragança. https://bibliotecadigital.ipb.pt/handle/10198/19662?locale=en
  • Lima-Rodrigues, L., Rodrigues, D., & Loureiro, M. (Eds.). (2020). Livro de Atas do VI Congresso Internacional da Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial – “Educação inclusiva: Olhares pelo caminho”. Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial. https://vicongressoproinclusao.weebly.com/uploads/1/6/4/6/16461788/atas_parte_i_textos_completos_vi_congresso_v.03.pdf
  • Pinto da Costa, E. & Sá, S. (2020). Conflict Mediation at School: Literature Review with webQDA®. In J. Kacprzyk (Ed.), Advances in Intelligent Systems and Computing Volume 1068, 4th World Conference on Qualitative Research, WCQR 2019, Porto, October 16-18 (pp. 114-123). Springer International Publishing.
  • Pinto da Costa, E. & Costa, I. (2020). Continuing teacher training in conflict mediation: a socio-educational strategy for the current school. In E. Pinto da Costa, M. R. Anjos, & M. Przygoda (Eds.), Economic and Social Development 52nd International Scientific Conference on Economic and Social Development Development. Book of Proceedings (pp. 565- 617).
  • https://www.esd-conference.com/upload/book_of_proceedings/Book_of_Proceedings_esdPorto2020_Online.pdf
  • Friães, R., Lino, D., Craveiro, C., Silva, B., C. Parente, C., & Vieira, F. (2020). The Role and Value of the Practicum in Early Childhood Teacher Education in Portugal: The Perspectives of Institutional Supervisors and Cooperating Teachers. ICERI2020 Proceedings, 7380-7390. http://doi.org/10.21125/iceri.2020.1586
  • Brás, J., & Gonçalves, M. N. (2020). The power-to-know in the initial training of teachers in Portugal and Angola. Proceedings no 3 rd WCCES Symposium. Teachers, teaching profession and comparative education.
  • Pinto da Costa, E., & Carvalho, R (2020). School mediation offices: portuguese experience. In A. Silva, T. Rados, & O. Kaurova (Eds.), Economic and Social Development. 62nd International Scientific Conference on Economic and Social Development. Book of Proceedings (pp. 253-262). https://www.esd-conference.com/upload/book_of_proceedings/Book_of_Proceedings_esdLisbon2020_Online.pdf
  • Alves, C. D., Neves, P. C (2020). Curricular Articulation in English Teaching Between the 1st And 2nd Basic Education Cycles: Perceptions of Teachers. In A. Silva, T. Rados, & O. Kaurova (Eds.), Economic and Social Development. 62nd International Scientific Conference on Economic and Social Development. Book of Proceedings (pp. 244-252). https://www.esd-conference.com/upload/book_of_proceedings/Book_of_Proceedings_esdLisbon2020_Online.pdf
  • Dantas, L., Estrela, E., Ricardo, M., Gonçalves, M., Sousa, O., Franco, D., Brás, J. & Koppe, B. (2020). How can Technologies and artificial intelligence collaborate with education? Knowledge and recommendations from EU students and teachers. ICERI2020 Proceedings, 8130. http://doi.org/10.21125/iceri.2020.1812
  • Dantas, L., Sousa, O., Gonçalves, M., Ricardo, M., Franco, D., Brás, J., Estrela, E., & Koppe, B. (2020). When technology meets pedagogy. An erasmus+ project proposal to Create an interdisciplinary higher education model. ICERI2020 Proceedings, 8148. http://doi.org/10.21125/iceri.2020.1816
  • Dantas, L. A. (2020). Impacts of artificial intelligence on education: a critical analysis. INTED2020 Proceedings. 14th International Technology, Education and Development Conference, 8493. http://doi.org/10.21125/inted.2020.2310.
  • Paulo, M.F. & Belchior, M. (2020). Exclusão Social sem Lupa: Crianças em Tempo de Pandemia COVID 19 em Angola. V. Rosa, & L. Dantas (Eds.), A Ciência em Tempo de Turbulência: Cidade, Memória e Educação – Atas do 10.º Encontro de Investigadores do CeiED. Edição E-book.
  • Cabral, A. (2020). O perfil do professor de Cabo Verde: Da(s) agenda(s) global(ais) da educação às políticas nacionais. In C. galego (Ed.), Profissionalidade Docente: Desafios na Formação de Professores. Atas do Congresso Internacional Projeto TO-INN (pp. 15-22). Edições Universitárias Lusófonas.
  • Friães, R., Lino, D., Silva, B., & Craveiro, C. (2021). O practicum na formação inicial dos educadores de infância: as vozes dos estudantes. In J. Pinhal, C. Cavaco, Mª. J. Cardona, F. Costa, J.Marques, & R. Faria (Coords.), Educação e Bem-Estar. Atas do XXVII Colóquio da AFIRSE Portugal. AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
  • Santiago, C. F. M., & Galego, C. (2020). Causas de evasão no curso de graduação em gastronomia na Universidade Federal do Rio de Janeiro: percepções do aluno evadido. In V. Rosa, & L. Dantas (Eds.), Livro de Ata do 10º Encontro de Investigadores CeiED: A ciência em tempos de turbulência: cidade, memória, educação (pp. 72-74). Edições Universitárias Lusófonas.
  • Braça, A. F., & Galego, C. (2020). Orçamento geral do estado da educação em Angola: impacto no desenvolvimento da educação no ensino geral no município do Huambo de 2012-2015. In V. Rosa, & L. Dantas (Eds.), Livro de Ata do 10º Encontro de Investigadores CeiED: A ciência em tempos de turbulência: cidade, memória, educação (pp. 59-62). Edições Universitárias Lusófonas.
  • Sanches, I. & Brito, M. (2020). Cooperar para ser mais: um estudo sobre a cooperação entre docentes para inclusão de uma criança com Transtorno do Espetro do Autismo. In L. Neves (Ed.), Livro de Resumos. XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Liberdade, Equidade e Emancipação (pp. 73-74). SPCE. https://congresso-spce.eventqualia.net/pt/2020/inicio/livro-de-resumos/
  • Sanches, I., & Achkar, A. (2020). “Saindo do Silêncio”: Trajetória de Vida e Resiliência de Sujeitos Surdos com Formação Universitária. In L. Neves (Ed.), Livro de Resumos. XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Liberdade, Equidade e Emancipação (pp.341-342). SPCE. https://congresso-spce.eventqualia.net/pt/2020/inicio/livro-de-resumos/
  • Martins, J. (2020). The Recent Normative Construction of Educational Decentralization in Portugal: Risks and Challenges in. In A. Silva, T. Rados, & O. Kaurova (Eds.), Economic and Social Development. 62nd International Scientific Conference on Economic and Social Development. Book of Proceedings (pp. 55-64).https://www.esd-conference.com/upload/book_of_proceedings/Book_of_Proceedings_esdLisbon2020_Online.pdf
  • Gonçalves, M. N., & Brás, J. V. (2020). A emergência da cidadania no mar revoltoso do liberalism. In L. Neves (Ed.), XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Liberdade, Equidade e Emancipação. SPCE. https://congresso-spce.eventqualia.net/pt/2020/inicio/livro-de-resumos/
  • Rosa, V. (2020). Análise sociológica de três práticas de combate dual em Portugal: o estudo de caso do Aikido, Judo e Lutas Amadoras. In J. Serrão & S. V. Correia (Eds.). Ebook do I Congresso Internacional 2019, Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania Global (pp. 55-64). CeiED, Universidade Lusófona.
  • Freires, T., Santos, S., & Cardoso, S. (2020). Doctoral education in Portugal: mapping the landscape. ICERI 2020 Proceedings, 3238-3246. https://doi.org/10.21125/iceri.2020.0739

2019

  • Correia, S.V. (2019). Management and Financing of Schools in Portugal. The course of an investigation between indicators, policies and actors. In Silva, A. L., Tomic, D. & Grilec, A. Book of Proceedings 39th International Scientific Conference on Economic and Social Development – “Sustainability from an Economic and Social Perspective”, (pp. 422-424).
  • Gonçalves, M.J.B. e Silva, A.P. (2019). Sucesso educativo e redução do abandono escolar: o papel da liderança de topo. In Atas III Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação. Desigualdades Sociais e Educativas que Lugar na Investigação, (pp. 324-327). Edições Universitárias Lusófonas.
  • Pinto da Costa, E. & Sá, S. (2019). Experimentar a Mediação de Conflitos em contexto escolar: perceção dos educadores e professores da educação pré-escolar ao 2ºciclo do ensino básico. In Seixas, A. M. (2029). Atas do XIV Congresso SPCE. XIV Congresso da SPCE | Ciências, Culturas e Cidadanias. (pp. 460-471) Universidade de Coimbra. Disponível neste .PDF – (clique aqui para efetuar download).
  • Pinto da Costa, E. & Vilas-Boas, M. (2019). Aprendizagens na “Escola de Mediadores”. In A. Nunes; D. F. Jorge; J. R. Monteiro; J. C. Morais; L. T. Dias, L. Miranda, M. Ricou & R. Trindade (Orgs.), Atas do 3º Congresso Internacional promovido pela Revista de Psicologia, Educação e Cultura: “o local e o mundo: sinergias na era da informação” (pp. 369-379). ISPGAYA. Disponível aqui.
  • Pinto da Costa, E.& Sá, S. (2019). Prática de mediação de conflitos por professores e educadores. In A. Nunes; D. F. Jorge; J. R. Monteiro; J. C. Morais; L. T. Dias, L. Miranda, M. Ricou & R. Trindade (Orgs.), Atas do 3º Congresso Internacional promovido pela Revista de Psicologia, Educação e Cultura: “o local e o mundo: sinergias na era da informação” (pp. 380-396). ISPGAYA. Disponível aqui.
  • Pinto da Costa, E.; Ribeiro, P. & Teles, R. (2019). Cultura(s) de Convivência Juvenil potenciada(s) pela Mediação. In A. Nunes; D. F. Jorge; J. R. Monteiro; J. C. Morais; L. T. Dias, L. Miranda, M. Ricou & R. Trindade (Orgs.), Atas do 3º Congresso Internacional promovido pela Revista de Psicologia, Educação e Cultura: “o local e o mundo: sinergias na era da informação” (pp. 336-351). ISPGAYA. Disponível aqui.
  • Pinto da Costa, E., & Sá, S. (2019). Prática de mediação de conflitos por professores e educadores. A. Nunes; D. F. Jorge; J. R. Monteiro; J. C. Morais; L. T. Dias, L. Miranda, M. Ricou & R. Trindade (Orgs.). Atas do3º Congresso Internacional promovido pela Revista de Psicologia, Educação e Cultura: “o local e o mundo: sinergias na era da informação”. Vila Nova de Gaia: ISPAGAYA, pp. 380-396.
  • Sá, S. & Pinto da Costa, E. (2019). Prática de mediação de conflitos por professores do 3º ciclo de ensino (Poster). Atas do I Fórum Ibérico de Mediação, II Congresso Nacional de Mediação e V Encontro de Mediação Familiar da RAM. Instituto Português de Mediação Familiar do Funchal. Universidade do Funchal.
  • Rosa, V. (2019) (no prelo). Sociological analysis of three dual combat practices in Portugal: the case study of aikido, judo and wrestling. Journal of Human Sport and Exercise. Spain: University of Alicante.
  • Rosa, V. (2019) (no prelo). Sport practice of karate in Portugal: sociological analysis of the identities, ideologies, communities and cultures of the Portuguese karateka’s (brown and black belts). Journal of Human Sport and Exercise, Spain: University of Alicante.
  • Silva, M., Garcia, A., Patrocínio, A., Nogueira, S., & Sousa, C. (2019) (no prelo). Educação ambiental no 1º CEB – Utilização do ensino experimental das ciências na simulação do impacte dos incêndios nos solos e nos rios. Trabalho apresentado em IX Encontro de Investigação e II Encontro internacional de Investigação do Centro de Investigação e Publicações, In Livro de resumos do IX Encontro de Investigação e II Encontro Internacional de Investigação do Centro de Investigação e Publicações. ESE: Lisboa (9 e 10 de abril).
  • Silva, M., & Neves, I. (2019) (no prelo). Relação escola-famílias: dar voz às famílias. Atas do IV SLBEI – Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância & I CLABIE – Congresso Luso Afro Brasileiro de infâncias e Educação. Aveiro: Universidade de Aveiro (15-17 de novembro de 2018).

2018

  • Craveiro, C., Silva, B., Dalila, L., Friães, R., Parente, C., & Vieira, F. (2018) (no prelo). Practicum in Preschool Teacher Education: The Role of Pedagogical Supervision for Students Professional Development. Artigo aceite para as Atas da 20th International Conference on Early Childhood Education and Care (ICECEC). New York.
  • Craveiro, C., Silva, B., Dalila, L., Friães, R., Parente, C., & Vieira, F. (2018) (no prelo). O papel do practicum na formação inicial dos educadores de infância: As perspetivas dos orientadores cooperantes e dos estudantes. Artigo aceite para Atas do XXVI Colóquio da Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education (AFIRSE), Tempos, espaços e artefactos em educação. Lisboa, Portugal.
  • Farias, S., & Martins, A. (2018). Invisibilidade Feminina e Representações Sociais de Gênero em Tecnologia e Ciências. In Actas 12 Congresso Nacional de Psicologia (pp 731-739). Lisboa: ISPA.
  • Figueira, E., & Alves, M. (2018). Como Avaliar O Impacte Da Formação Contínua De Professores? Contributos para um modelo de avaliação. Comunicação apresentada na Congresso Internacional das Ciências de Educação e Desenvolvimento, Setúbal, Portugal, 21-23 de Junho.
  • Friães, R., Lino, D., Parente, C., Vieira, F., Craveiro, C., & Silva, B. (2018). The role of practicum for early childhood teacher education: the perspectives of student teachers. Seville: Proceedings ICERI2018.
  • Lino, D., Friães, R., Parente, C., Vieira, F., Craveiro, C., & Silva, B. (2018) (no prelo). O papel do practicum na formação inicial dos educadores de infância: As perspetivas dos orientadores cooperantes e dos estudantes. In XXVI Colóquio Afirse. Tempos, espaços, e artefactos em Educação. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
  • Mestrinho, N., & Cavadas, B. (2018). Innovation in Teacher Education: An Integrative Approach to Teaching and Learning Science and Mathematics. In 2nd Innovative and Creative Education and Teaching International Conference (proceedings). Badajoz, Spain.
  • Pinheiro, A. Silva, B., Craveiro, C., Sousa, J., Aires, A. Neves, I., Patrício, A., Peixoto, J., Trindade, L. E Santiago, L. (2018) (no prelo). Educação de Infância em Moçambique: As Escolinhas Comunitárias da Província do Niassa. In Conferência Internacional IV COOPEDU: Cooperação e Educação de Qualidade. Lisboa: ISCTE-IUL.
  • Pinheiro, A., Silva, B., Craveiro, C., & Sousa, J. (2018) (no prelo). Educação de Infância em Moçambique: As Escolinhas Comunitárias da Província do Niassa. Artigo aceite para o IV Congresso de Cooperação e Educação (COOPEDU): Cooperação e Educação de Qualidade, Lisboa.
  • Silva, M. (2018). Conservantes alimentares usados em géneros alimentícios consumidos por crianças e jovens do ensino básico e secundário – Utilizações e efeitos colaterais, Trabalho apresentado em VIII Encontro de Investigação e I Encontro internacional de Investigação do Centro de Investigação e Publicações, In Livro de resumos do VIII Encontro de Investigação e I Encontro internacional de Investigação do Centro de Investigação e Publicações, Lisboa, p. 11.
  • Silva, M. (2018). Experiências sobre o Ar – Atividades Lúdicas no Ensino Experimental das Ciências e Educação para a ciência, Trabalho apresentado em V Encontro Internacional da Casa das Ciências – Ciência, Comunicação, Imagem e Tecnologia, In V Encontro Internacional da Casa das Ciências – Ciência, Comunicação, Imagem e Tecnologia, Guimarães. Edulog, p. 38.
  • Silva, M., & Lidon, F. (2018). Corantes Alimentares utilizados em alimentos consumidos por crianças. In Livro de resumos do 4º Simpósio de produção e Transformação de Alimentos em Ambiente Sustentável, Faculdade de Ciências e Tecnologia da universidade Nova de Lisboa, Caparica.
  • Silva, M., & Oliveira, K. (2018). Arroz biofortificado em selénio destinado a alimentos para bebés e crianças, Trabalho apresentado em VIII Encontro de Investigação e I Encontro internacional de Investigação do Centro de Investigação e Publicações, In Livro de resumos do VIII Encontro de Investigação e I Encontro internacional de Investigação do Centro de Investigação e Publicações, Lisboa, p. 58.
  • Silva, M., Figueiredo, C., & Santos, M. (2018). Poluição no Rio Almonda, Trabalho apresentado em VIII Encontro de Investigação e I Encontro internacional de Investigação do Centro de Investigação e Publicações, In Livro de Resumos do VIII Encontro de Investigação e I Encontro internacional de Investigação do Centro de Investigação e Publicações, Lisboa, p. 80.
  • Silva, M., Serrano, S., Ferreira, A., & Broeiro, T. (2018). Poluição da água no estuário do Tejo e suas consequências para a realimentação, Trabalho apresentado em VIII Encontro de Investigação e I Encontro internacional de Investigação do Centro de Investigação e Publicações. In: Livro de resumos do VIII Encontro de Investigação e I Encontro internacional de Investigação do Centro de Investigação e Publicações, Lisboa, p. 84.

2017

  • Brás, J,. V., & Gonçalves. M. N. (2017). A luz e a sombra na história das práticas de ensino: os jesuítas e as relações de saber-poder. In J. Pinhal, F. Costa, R. Faria (Orgs.). As pedagogias nas sociedades contemporâneas – Desafios às escolas e aos educadores. Atas do XXIII Colóquio da AFIRSE Portugal. (pp. 1181-1193). Lisboa: AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
  • Brás, J. V. & Gonçalves. M. N. (2017). O efeito da contaminação pedagógica: Froëbel em Portugal. In J. Pinhal, F. Costa & R. Faria (Orgs.). As pedagogias nas sociedades contemporâneas – Desafios às escolas e aos educadores. Atas do XXIII Colóquio da AFIRSE Portugal. Lisboa: AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
  • Dias, M., Viseu, S., Carvalho, M., Lopes, J., & Martins, J. (2017) (Org.). Política e gestão da educação: discursos globais e práticas locais. Livro de Atas do VIII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação. Lisboa: Fórum Português de Administração Educacional.
  • Martins, E. C. (2017). The experience at a new school education with abnormal children: Faria de Vasconcelos (1880-1939) in the context of special education. In Acta Scientiarum Education, Maringá, 39 (2), (pp. 119-130).

2016

  • Lopes, G. & Sanches, I. (2016). A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais: concepção de gestores. Atas da 1ª Conferência de Educação Comparada “A Educação Comparada para além dos números”, realizada no Centro Cultural de Belém e Universidade Lusófona, Lisboa.
  • Sanches, I. & Guedes R. (2016). O Processo de Inclusão de Crianças com Transtorno do Espetro Autista – Estudo de Caso. Atas do XXIII Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE. Lisboa: EDUCA/Secção Portuguesa da AFIRSE.
  • Silva, P. & Sanches, I. (2016). A inclusão do estudante surdo no Ensino Superior. Atas da 1ª Conferência de Educação Comparada “A Educação Comparada para além dos números”, realizada no Centro Cultural de Belém e Universidade Lusófona, Lisboa, 25-27 janeiro.

2015

  • Brás, J. V., Gonçalves. M. N., & Robert, A. (2015). O domínio do risco: A produção da verdade republicana. In I. C. Silva, M. Pignatelli, & S. M. Viegas (Eds.), Livro de Atas do I Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa (pp. 10605-10613). Lisboa: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.
  • Brás, J. V., & Gonçalves. M. N. (2015). Avaliando a política da vida: Implicações no sistema educativo português (séc. XIX-XX). In T. Estrela, M. C. Cavaco, M. J. Cardona, P. R. Pinto, B. Cabrito, F. A. Costa, … P. Figueiredo (Eds.), Atas do XXII Colóquio da AFIRSE (pp. 935-947). Lisboa: EDUCA/AFIRSE.
  • Brás, J. V., & Gonçalves, M. N. (2015). A Bíblia e o esculpir do corpo. In P. M. Pinto, C. A. Cavalcanti, & E. Figueira (Eds.), Anais do I Congresso Lusófono de Ciência das Religiões – Religiões e Espiritualidades – Culturas e Identidades (pp. 4-25). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
  • Martins, A. O. (2015). Do Éden ao Inferno: Representações do corpo feminino na idade média. In P. Mendes Pinto, C. A. Cavalcanti, S. Junqueira, & E. Figueira, E. (Eds.), Anais do I Congresso Lusófono de Ciência das Religiões. Religiões e Espiritualidades – Culturas e Identidades (pp. 68-80). Lisboa: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
  • Melo, K., & Sanches, I. (2015). Avaliação do processo de ensino-aprendizagem da criança com autismo, na sala do ensino regular, através das concepções e das práticas das suas professoras e profissionais de apoio. In T. Estrela (Ed.), Diversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação. Atas do XXII Colóquio da AFIRSE Portugal (pp. 1019-1033). Lisboa: EDUCA/AFIRSE Portugal.
  • Santos, G., & Sanches, I. (2015). A avaliação do processo de inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais, na sala de aula de ensino regular, tendo em conta as concepção de professores e gestores. In T. Estrela (Ed.), Diversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação. Atas do XXII Colóquio da AFIRSE Portugal (pp. 698-711). Lisboa: EDUCA/AFIRSE Portugal.

2014

  • Brás, J. V., & Gonçalves, M. N. (2014). Cidadania e poder do corpo: A ilusão dos direitos. In M. J. Carvalho, A. Loureiro, & C. A. Ferreira (Eds.), Atas do XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Espaço de investigação, Reflexão e Ação interdisciplinar (pp. 556-564). Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
  • Brás, J. V., & Gonçalves, M. N. (2014). Oportunidades perdidas, oportunidades renovadas. Formação de adultos em debate. In N. Alves, C. Cavaco, P. Guimarães, & M. Marques (Eds.), Atas do VI Seminário Luso-Brasileiro Educação, Trabalho e Movimentos Sociais – Das Políticas às Lógicas de Ação (pp. 8-16). Lisboa: IE-UL.
  • Carmo, A., & Sousa, O. (2014). Encontro entre gerações em sala de aula. In M. J. Carvalho, A. Loureiro, & C. A. Ferreira (Eds.), Atas do XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Espaço de investigação, Reflexão e Ação interdisciplinar Atas do XII Congresso da SPCE (pp. 603-638). Vila Real: Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro.
  • Carvalho, M. J., Gonçalves, M. N., & Brás, J. V. (2014). O risco e a incerteza: Componentes inelutáveis da tomada de decisão no projeto da modernidade. In Associação Portuguesa de Sociologia (Ed.), 40 anos de Democracia(s): Progressos, Contradições e Prospetivas. Atas do VIII Congresso Português de Sociologia. Lisboa: Associação Portuguesa de Sociologia.
  • Costa, M., & Sanches, I. (2014). Motivações e representações dos professores de educação especial: Um contributo para o seu estudo. In T. Estrela (Ed.), Educação, Economia e Território – O papel da Educação no Desenvolvimento. Atas do XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE (pp.145-154). Lisboa: EDUCA. Disponível
  • Craveiro, C., Gonçalves, D., & Gouveia, J. (2014). Formação de professores. A relação educativa baseada em valores, saberes e práticas de referência. In ESEPF (Ed.), Memórias e Rumos (pp. 99-102). Porto: ESEPF.
  • Craveiro, C., Gonçalves, D., & Gouveia, J. (2014). Supervisão Pedagógica. Uma área consolidada na ESEPF. In ESEPF (Ed.), Memórias e Rumos (pp. 115 – 119). Porto: ESEPF.
  • Falcão, R., & Sanches, I. (2014). Utilização das TIC em crianças com perturbação do espectro do autismo no pré-escolar: A perspetiva dos professores. In M. J. Carvalho, A. Loureiro, & C. A. Ferreira (Eds.), Atas do XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Espaço de investigação, Reflexão e Ação interdisciplinar (pp.974-984). Vila Real: Universidade Trás-Os-Montes e Alto Douro.
  • Gonçalves, M. N., & Brás, J. V. (2014). A escola pública e a construção de uma nova alma nacional: Os republicanos nos alvores de Novecentos. In M. J. Carvalho, A. Loureiro, & C. A. Ferreira (Eds.), Atas do XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Espaço de investigação, Reflexão e Ação Interdisciplinar (pp. 1884-1895). Vila Real: Universidade Trás-Os-Montes e Alto Douro.
  • Gonçalves, M. N., & Brás, J. V. (2014). Educar o sentir e os sentidos do desenvolvimento. In T. Estrela (Ed.), Educação, Economia e Território – O papel da Educação no Desenvolvimento. Atas do XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE (pp. 839-891). Lisboa: EDUCA.
  • Gouveia, J., Craveiro, C., Silva, B., Santos, C., Brandão, I., & Martins, M. (2014). Competências transversais de Educadores/as e professores/as do 1º ciclo do ensino básico: O futuro como razão de ser do presente. In A. Lopes, M. A. Cavalcante, D. Oliveira, & A. M. Hypólito (Eds.), Trabalho Docente e Formação: Políticas, Práticas e Investigação – Pontes para MudançaII Encontro Luso-Brasileiro (pp. 2052 -2066). Porto: CIIE.
  • Oliveira, M., & Silva, B. (2014). A ilustração atual e as suas potencialidades pedagógicas. In A. Saldanha, & M. Ornelas (Eds.), Atas do 2º Congresso da Rede IberoAmericana de Educação Artística (pp. 172-182). Guimarães: Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual.
  • Sanches, I., & Teixeira, R. (2014). Sim, não falo, mas comunico… A comunicação aumentativa como facilitador da participação num grupo de jardim-de-infância. In M. J. Carvalho, A. Loureiro, & C. A Ferreira (Eds.), Atas do XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Espaço de investigação, Reflexão e Ação interdisciplinar (pp. 1897-1910). Vila Real: Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro.

2013

  • Brás, J. V., & Gonçalves, M. N. (2013). O imaginário do movimento associativo docente em meados de oitocentos (1856-1862). In Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Ed.), Livro de Actas do IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação (pp. 4069-4082). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
  • Brás, J. V., & Gonçalves, M. N. (2013). O poder do saber da educação física na arena parlamentar da I República. Le pouvoir du savoir de l’éducation physique dans l’arène parlementaire de la Première République. In T. Estrela (Ed.), Livro de Actas do XIX Colóquio Internacional da AFIRSE. Lisboa: EDUCA/Secção Portuguesa da AFIRSE.
  • Brás, J. V., & Gonçalves, M. N. (2013). Biopolítica e direitos do homem. In D. S. Bento D. S. (Ed.), Livro de Actas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia (pp. 923-937). Braga: Centro de Investigação em Educação (CIEd) / Instituto de Educação-Universidade Minho.
  • Martins, E. C. (2013). O Repositório: Imagem de marca e objeto de aprendizagem em meio digital. In IPCB (Ed.), Atas III Conferência do IPCB sobre o livre acesso ao conhecimento científico – O desafio da publicação em meio científico: como, onde, porquê? (pp. 41-52). Castelo Branco: IPCB Edição.
  • Martins, E. C. (2013). Intervenção escolar no 1º Ciclo de Educação Básica: Animar no recreio prevenindo atos agressivos. In CIEP-UÉvora (Ed.), PEEME – Atas do Congresso Internacional Politicas Educativas, Eficácia e Melhoria das Escolas, (p. 63-80). Évora: CIEP-UÉvora.
  • Martins, E. C. (2013). O Comportamento indisciplinar dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico em sala de aula: estudo de caso numa escola urbana de Castelo Branco. In CIEP-UÉvora (Ed.), PEEME – Atas do Congresso Internacional Politicas Educativas, Eficácia e Melhoria das Escolas, (p. 63-80). Évora: CIEP-UÉvora.
  • Martins, E. C. (2013). Viver com dificuldade intelectual e desenvolvimento num lar residencial: Estudo de caso de um adulto com DID. In L. Lima-Rodrigues, & D. Rodrigues (Eds.), Atas do III Congresso Internacional “Educação Inclusiva e Equidade” (pp. 45-63). Almada: Instituto Piaget/Pró-Inclusão
  • Martins, E. C. (2013). Para além da formação: Incluir & Inserir na vida ativa Jovens com DID (Estudo de Caso). In N. Alves, C. Cavaco, P. Guimarães, & M. Marques (Eds.), Atas do VI Seminário Luso-Brasileiro Educação Trabalho Movimentos Sociais (p. 128-145). Lisboa: Universidade de Lisboa-IE.
  • Martins, E. C., & Ceia, H. (2013). Desenvolvimento emocional e compreensão social em crianças autistas (Estudo de Caso). In Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Ed.), Atas do I Congresso Internacional, – Envolvimento dos alunos na escola: perspetivas internacionais da Psicologia e Educação (p. 815 – 836). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
  • Oliveira, J. A., Roca, M. N. O., & Roca, Z. (2013). Um contributo para o estudo dos efeitos económicos das segundas residências no desenvolvimento rural. In M. L. S. Carvalho, P. D. S. Henriques, V. Narciso (Eds.), Atas do Congresso ESADR 2013: Alimentar mentalidades, vencer a crise global (pp. 2087-2105). Évora: Universidade de Évora.
  • Oliveira, M., & Silva, B. (2013). Ilustração: diálogo entre arte e educação. In D. S. Bento D. S. (Ed.), Livro de Actas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho
  • Roca, M. N. O., Leitão, N., & Roca, Z. (2013). A expansão de segundas residências em Portugal Continental: uma proposta de tipologia espacial. In T. P. Correia, V. Henriques, & R. P. Julião (Eds.), Actas do IX Congresso da Geografia Portuguesa – Geografia: Espaço, Natureza, Sociedade e Ciência (pp. 609-614). Évora: Associação Portuguesa de Geógrafos.