Skip to main content

Scientific Publications

Conference Paper

2020

  • Coimbra, N., Pereira, A., Martins, A. O., Baptista, C. (2020). Pedagogical supervision and change: dynamics of collaboration and teacher development. In E. Pinto da Costa, M. R. Anjos, & M. Przygoda (Eds.), Economic and Social Development 52nd International Scientific Conference on Economic and Social Development Development. Book of Proceedings (pp. 292- 301). https://www.esd-conference.com/upload/book_of_proceedings/Book_of_Proceedings_esdPorto2020_Online.pdf
  • Ferenc, A., & Thomas Dotta, L. (2020). Quem quer ser professor? Perfil dos sujeitos, escolhas profissionais e atratividade da profissão em dois contextos. In L. Grosso, T. Neves (Eds.), XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - Liberdade, Equidade e Emancipação (pp.266-267). Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. https://congresso-spce.eventqualia.net/pt/2020/inicio/
  • Thomas Dotta, L., Lopes, A., & Cassova, A. (2020). Para uma formação de professores pós-colonial – perspetivas a partir de uma experiência de investigação e intervenção na província do Bié. In L. Grosso, & T. Neves (Eds.), XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - Liberdade, Equidade e Emancipação (pp. 466-467). Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. https://congresso-spce.eventqualia.net/pt/2020/inicio/
  • Pereira, F., Lopes, A., Mouraz, A., & Thomas Dotta, L. (2020). Envelhecimento docente, inovações e profissionalidade docente. In L. Grosso, T. Neves (Eds.), XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - Liberdade, Equidade e Emancipação (pp. 338-339). Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. https://congresso-spce.eventqualia.net/pt/2020/inicio/
  • Mouraz, A., & Thomas Dotta, L. (2020). Ressignificar a experiência docente depois dos 50: o uso de tecnologias digitais. In R. P. Lopes, C. Mesquita, M. V. Pires, E. M. Silva (Eds.), V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE) (pp. 175). Instituto Politécnico de Bragança. https://bibliotecadigital.ipb.pt/handle/10198/19995
  • Mouraz, A., & Thomas Dotta, L. (2020). Reencantar a profissão docente depois dos 50 usando as tecnologias. In J. A. Moreira, A. García-Valcárcel, P. Gutiez Cuevas, V. Gonçalves (Eds.). VI Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC: ieTIC2020 (pp. 113-114). Instituto Politécnico de Bragança. https://bibliotecadigital.ipb.pt/handle/10198/19662?locale=en
  • Lima-Rodrigues, L., Rodrigues, D., & Loureiro, M. (Eds.). (2020). Livro de Atas do VI Congresso Internacional da Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial – “Educação inclusiva: Olhares pelo caminho”. Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial. https://vicongressoproinclusao.weebly.com/uploads/1/6/4/6/16461788/atas_parte_i_textos_completos_vi_congresso_v.03.pdf
  • Pinto da Costa, E. & Sá, S. (2020). Conflict Mediation at School: Literature Review with webQDA®. In J. Kacprzyk (Ed.), Advances in Intelligent Systems and Computing Volume 1068, 4th World Conference on Qualitative Research, WCQR 2019, Porto, October 16-18 (pp. 114-123). Springer International Publishing.
  • Pinto da Costa, E. & Costa, I. (2020). Continuing teacher training in conflict mediation: a socio-educational strategy for the current school. In E. Pinto da Costa, M. R. Anjos, & M. Przygoda (Eds.), Economic and Social Development 52nd International Scientific Conference on Economic and Social Development Development. Book of Proceedings (pp. 565- 617).
  • https://www.esd-conference.com/upload/book_of_proceedings/Book_of_Proceedings_esdPorto2020_Online.pdf
  • Friães, R., Lino, D., Craveiro, C., Silva, B., C. Parente, C., & Vieira, F. (2020). The Role and Value of the Practicum in Early Childhood Teacher Education in Portugal: The Perspectives of Institutional Supervisors and Cooperating Teachers. ICERI2020 Proceedings, 7380-7390. http://doi.org/10.21125/iceri.2020.1586
  • Brás, J., & Gonçalves, M. N. (2020). The power-to-know in the initial training of teachers in Portugal and Angola. Proceedings no 3 rd WCCES Symposium. Teachers, teaching profession and comparative education.
  • Pinto da Costa, E., & Carvalho, R (2020). School mediation offices: portuguese experience. In A. Silva, T. Rados, & O. Kaurova (Eds.), Economic and Social Development. 62nd International Scientific Conference on Economic and Social Development. Book of Proceedings (pp. 253-262). https://www.esd-conference.com/upload/book_of_proceedings/Book_of_Proceedings_esdLisbon2020_Online.pdf
  • Alves, C. D., Neves, P. C (2020). Curricular Articulation in English Teaching Between the 1st And 2nd Basic Education Cycles: Perceptions of Teachers. In A. Silva, T. Rados, & O. Kaurova (Eds.), Economic and Social Development. 62nd International Scientific Conference on Economic and Social Development. Book of Proceedings (pp. 244-252). https://www.esd-conference.com/upload/book_of_proceedings/Book_of_Proceedings_esdLisbon2020_Online.pdf
  • Dantas, L., Estrela, E., Ricardo, M., Gonçalves, M., Sousa, O., Franco, D., Brás, J. & Koppe, B. (2020). How can Technologies and artificial intelligence collaborate with education? Knowledge and recommendations from EU students and teachers. ICERI2020 Proceedings, 8130. http://doi.org/10.21125/iceri.2020.1812
  • Dantas, L., Sousa, O., Gonçalves, M., Ricardo, M., Franco, D., Brás, J., Estrela, E., & Koppe, B. (2020). When technology meets pedagogy. An erasmus+ project proposal to Create an interdisciplinary higher education model. ICERI2020 Proceedings, 8148. http://doi.org/10.21125/iceri.2020.1816
  • Dantas, L. A. (2020). Impacts of artificial intelligence on education: a critical analysis. INTED2020 Proceedings. 14th International Technology, Education and Development Conference, 8493. http://doi.org/10.21125/inted.2020.2310.
  • Paulo, M.F. & Belchior, M. (2020). Exclusão Social sem Lupa: Crianças em Tempo de Pandemia COVID 19 em Angola. V. Rosa, & L. Dantas (Eds.), A Ciência em Tempo de Turbulência: Cidade, Memória e Educação – Atas do 10.º Encontro de Investigadores do CeiED. Edição E-book.
  • Cabral, A. (2020). O perfil do professor de Cabo Verde: Da(s) agenda(s) global(ais) da educação às políticas nacionais. In C. galego (Ed.), Profissionalidade Docente: Desafios na Formação de Professores. Atas do Congresso Internacional Projeto TO-INN (pp. 15-22). Edições Universitárias Lusófonas.
  • Friães, R., Lino, D., Silva, B., & Craveiro, C. (2021). O practicum na formação inicial dos educadores de infância: as vozes dos estudantes. In J. Pinhal, C. Cavaco, Mª. J. Cardona, F. Costa, J.Marques, & R. Faria (Coords.), Educação e Bem-Estar. Atas do XXVII Colóquio da AFIRSE Portugal. AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
  • Santiago, C. F. M., & Galego, C. (2020). Causas de evasão no curso de graduação em gastronomia na Universidade Federal do Rio de Janeiro: percepções do aluno evadido. In V. Rosa, & L. Dantas (Eds.), Livro de Ata do 10º Encontro de Investigadores CeiED: A ciência em tempos de turbulência: cidade, memória, educação (pp. 72-74). Edições Universitárias Lusófonas.
  • Braça, A. F., & Galego, C. (2020). Orçamento geral do estado da educação em Angola: impacto no desenvolvimento da educação no ensino geral no município do Huambo de 2012-2015. In V. Rosa, & L. Dantas (Eds.), Livro de Ata do 10º Encontro de Investigadores CeiED: A ciência em tempos de turbulência: cidade, memória, educação (pp. 59-62). Edições Universitárias Lusófonas.
  • Sanches, I. & Brito, M. (2020). Cooperar para ser mais: um estudo sobre a cooperação entre docentes para inclusão de uma criança com Transtorno do Espetro do Autismo. In L. Neves (Ed.), Livro de Resumos. XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Liberdade, Equidade e Emancipação (pp. 73-74). SPCE. https://congresso-spce.eventqualia.net/pt/2020/inicio/livro-de-resumos/
  • Sanches, I., & Achkar, A. (2020). “Saindo do Silêncio”: Trajetória de Vida e Resiliência de Sujeitos Surdos com Formação Universitária. In L. Neves (Ed.), Livro de Resumos. XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Liberdade, Equidade e Emancipação (pp.341-342). SPCE. https://congresso-spce.eventqualia.net/pt/2020/inicio/livro-de-resumos/
  • Martins, J. (2020). The Recent Normative Construction of Educational Decentralization in Portugal: Risks and Challenges in. In A. Silva, T. Rados, & O. Kaurova (Eds.), Economic and Social Development. 62nd International Scientific Conference on Economic and Social Development. Book of Proceedings (pp. 55-64).https://www.esd-conference.com/upload/book_of_proceedings/Book_of_Proceedings_esdLisbon2020_Online.pdf
  • Gonçalves, M. N., & Brás, J. V. (2020). A emergência da cidadania no mar revoltoso do liberalism. In L. Neves (Ed.), XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Liberdade, Equidade e Emancipação. SPCE. https://congresso-spce.eventqualia.net/pt/2020/inicio/livro-de-resumos/
  • Rosa, V. (2020). Análise sociológica de três práticas de combate dual em Portugal: o estudo de caso do Aikido, Judo e Lutas Amadoras. In J. Serrão & S. V. Correia (Eds.). Ebook do I Congresso Internacional 2019, Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania Global (pp. 55-64). CeiED, Universidade Lusófona.
  • Freires, T., Santos, S., & Cardoso, S. (2020). Doctoral education in Portugal: mapping the landscape. ICERI 2020 Proceedings, 3238-3246. https://doi.org/10.21125/iceri.2020.0739

2019

  • Correia, S.V. (2019). Management and Financing of Schools in Portugal. The course of an investigation between indicators, policies and actors. In Silva, A. L., Tomic, D. & Grilec, A. Book of Proceedings 39th International Scientific Conference on Economic and Social Development – “Sustainability from an Economic and Social Perspective”, (pp. 422-424).
  • Gonçalves, M.J.B. e Silva, A.P. (2019). Sucesso educativo e redução do abandono escolar: o papel da liderança de topo. In Atas III Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação. Desigualdades Sociais e Educativas que Lugar na Investigação, (pp. 324-327). Edições Universitárias Lusófonas.
  • Pinto da Costa, E. & Sá, S. (2019). Experimentar a Mediação de Conflitos em contexto escolar: perceção dos educadores e professores da educação pré-escolar ao 2ºciclo do ensino básico. In Seixas, A. M. (2029). Atas do XIV Congresso SPCE. XIV Congresso da SPCE | Ciências, Culturas e Cidadanias. (pp. 460-471) Universidade de Coimbra. Disponível neste .PDF – (clique aqui para efetuar download).
  • Pinto da Costa, E. & Vilas-Boas, M. (2019). Aprendizagens na “Escola de Mediadores”. In A. Nunes; D. F. Jorge; J. R. Monteiro; J. C. Morais; L. T. Dias, L. Miranda, M. Ricou & R. Trindade (Orgs.), Atas do 3º Congresso Internacional promovido pela Revista de Psicologia, Educação e Cultura: “o local e o mundo: sinergias na era da informação” (pp. 369-379). ISPGAYA. Disponível aqui.
  • Pinto da Costa, E.& Sá, S. (2019). Prática de mediação de conflitos por professores e educadores. In A. Nunes; D. F. Jorge; J. R. Monteiro; J. C. Morais; L. T. Dias, L. Miranda, M. Ricou & R. Trindade (Orgs.), Atas do 3º Congresso Internacional promovido pela Revista de Psicologia, Educação e Cultura: “o local e o mundo: sinergias na era da informação” (pp. 380-396). ISPGAYA. Disponível aqui.
  • Pinto da Costa, E.; Ribeiro, P. & Teles, R. (2019). Cultura(s) de Convivência Juvenil potenciada(s) pela Mediação. In A. Nunes; D. F. Jorge; J. R. Monteiro; J. C. Morais; L. T. Dias, L. Miranda, M. Ricou & R. Trindade (Orgs.), Atas do 3º Congresso Internacional promovido pela Revista de Psicologia, Educação e Cultura: “o local e o mundo: sinergias na era da informação” (pp. 336-351). ISPGAYA. Disponível aqui.
  • Pinto da Costa, E., & Sá, S. (2019). Prática de mediação de conflitos por professores e educadores. A. Nunes; D. F. Jorge; J. R. Monteiro; J. C. Morais; L. T. Dias, L. Miranda, M. Ricou & R. Trindade (Orgs.). Atas do3º Congresso Internacional promovido pela Revista de Psicologia, Educação e Cultura: “o local e o mundo: sinergias na era da informação”. Vila Nova de Gaia: ISPAGAYA, pp. 380-396.
  • Sá, S. & Pinto da Costa, E. (2019). Prática de mediação de conflitos por professores do 3º ciclo de ensino (Poster). Atas do I Fórum Ibérico de Mediação, II Congresso Nacional de Mediação e V Encontro de Mediação Familiar da RAM. Instituto Português de Mediação Familiar do Funchal. Universidade do Funchal.
  • Rosa, V. (2019) (no prelo). Sociological analysis of three dual combat practices in Portugal: the case study of aikido, judo and wrestling. Journal of Human Sport and Exercise. Spain: University of Alicante.
  • Rosa, V. (2019) (no prelo). Sport practice of karate in Portugal: sociological analysis of the identities, ideologies, communities and cultures of the Portuguese karateka’s (brown and black belts). Journal of Human Sport and Exercise, Spain: University of Alicante.
  • Silva, M., Garcia, A., Patrocínio, A., Nogueira, S., & Sousa, C. (2019) (no prelo). Educação ambiental no 1º CEB – Utilização do ensino experimental das ciências na simulação do impacte dos incêndios nos solos e nos rios. Trabalho apresentado em IX Encontro de Investigação e II Encontro internacional de Investigação do Centro de Investigação e Publicações, In Livro de resumos do IX Encontro de Investigação e II Encontro Internacional de Investigação do Centro de Investigação e Publicações. ESE: Lisboa (9 e 10 de abril).
  • Silva, M., & Neves, I. (2019) (no prelo). Relação escola-famílias: dar voz às famílias. Atas do IV SLBEI – Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância & I CLABIE – Congresso Luso Afro Brasileiro de infâncias e Educação. Aveiro: Universidade de Aveiro (15-17 de novembro de 2018).

2018

  • Craveiro, C., Silva, B., Dalila, L., Friães, R., Parente, C., & Vieira, F. (2018) (no prelo). Practicum in Preschool Teacher Education: The Role of Pedagogical Supervision for Students Professional Development. Artigo aceite para as Atas da 20th International Conference on Early Childhood Education and Care (ICECEC). New York.
  • Craveiro, C., Silva, B., Dalila, L., Friães, R., Parente, C., & Vieira, F. (2018) (no prelo). O papel do practicum na formação inicial dos educadores de infância: As perspetivas dos orientadores cooperantes e dos estudantes. Artigo aceite para Atas do XXVI Colóquio da Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education (AFIRSE), Tempos, espaços e artefactos em educação. Lisboa, Portugal.
  • Farias, S., & Martins, A. (2018). Invisibilidade Feminina e Representações Sociais de Gênero em Tecnologia e Ciências. In Actas 12 Congresso Nacional de Psicologia (pp 731-739). Lisboa: ISPA.
  • Figueira, E., & Alves, M. (2018). Como Avaliar O Impacte Da Formação Contínua De Professores? Contributos para um modelo de avaliação. Comunicação apresentada na Congresso Internacional das Ciências de Educação e Desenvolvimento, Setúbal, Portugal, 21-23 de Junho.
  • Friães, R., Lino, D., Parente, C., Vieira, F., Craveiro, C., & Silva, B. (2018). The role of practicum for early childhood teacher education: the perspectives of student teachers. Seville: Proceedings ICERI2018.
  • Lino, D., Friães, R., Parente, C., Vieira, F., Craveiro, C., & Silva, B. (2018) (no prelo). O papel do practicum na formação inicial dos educadores de infância: As perspetivas dos orientadores cooperantes e dos estudantes. In XXVI Colóquio Afirse. Tempos, espaços, e artefactos em Educação. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
  • Mestrinho, N., & Cavadas, B. (2018). Innovation in Teacher Education: An Integrative Approach to Teaching and Learning Science and Mathematics. In 2nd Innovative and Creative Education and Teaching International Conference (proceedings). Badajoz, Spain.
  • Pinheiro, A. Silva, B., Craveiro, C., Sousa, J., Aires, A. Neves, I., Patrício, A., Peixoto, J., Trindade, L. E Santiago, L. (2018) (no prelo). Educação de Infância em Moçambique: As Escolinhas Comunitárias da Província do Niassa. In Conferência Internacional IV COOPEDU: Cooperação e Educação de Qualidade. Lisboa: ISCTE-IUL.
  • Pinheiro, A., Silva, B., Craveiro, C., & Sousa, J. (2018) (no prelo). Educação de Infância em Moçambique: As Escolinhas Comunitárias da Província do Niassa. Artigo aceite para o IV Congresso de Cooperação e Educação (COOPEDU): Cooperação e Educação de Qualidade, Lisboa.
  • Silva, M. (2018). Conservantes alimentares usados em géneros alimentícios consumidos por crianças e jovens do ensino básico e secundário – Utilizações e efeitos colaterais, Trabalho apresentado em VIII Encontro de Investigação e I Encontro internacional de Investigação do Centro de Investigação e Publicações, In Livro de resumos do VIII Encontro de Investigação e I Encontro internacional de Investigação do Centro de Investigação e Publicações, Lisboa, p. 11.
  • Silva, M. (2018). Experiências sobre o Ar – Atividades Lúdicas no Ensino Experimental das Ciências e Educação para a ciência, Trabalho apresentado em V Encontro Internacional da Casa das Ciências – Ciência, Comunicação, Imagem e Tecnologia, In V Encontro Internacional da Casa das Ciências – Ciência, Comunicação, Imagem e Tecnologia, Guimarães. Edulog, p. 38.
  • Silva, M., & Lidon, F. (2018). Corantes Alimentares utilizados em alimentos consumidos por crianças. In Livro de resumos do 4º Simpósio de produção e Transformação de Alimentos em Ambiente Sustentável, Faculdade de Ciências e Tecnologia da universidade Nova de Lisboa, Caparica.
  • Silva, M., & Oliveira, K. (2018). Arroz biofortificado em selénio destinado a alimentos para bebés e crianças, Trabalho apresentado em VIII Encontro de Investigação e I Encontro internacional de Investigação do Centro de Investigação e Publicações, In Livro de resumos do VIII Encontro de Investigação e I Encontro internacional de Investigação do Centro de Investigação e Publicações, Lisboa, p. 58.
  • Silva, M., Figueiredo, C., & Santos, M. (2018). Poluição no Rio Almonda, Trabalho apresentado em VIII Encontro de Investigação e I Encontro internacional de Investigação do Centro de Investigação e Publicações, In Livro de Resumos do VIII Encontro de Investigação e I Encontro internacional de Investigação do Centro de Investigação e Publicações, Lisboa, p. 80.
  • Silva, M., Serrano, S., Ferreira, A., & Broeiro, T. (2018). Poluição da água no estuário do Tejo e suas consequências para a realimentação, Trabalho apresentado em VIII Encontro de Investigação e I Encontro internacional de Investigação do Centro de Investigação e Publicações. In: Livro de resumos do VIII Encontro de Investigação e I Encontro internacional de Investigação do Centro de Investigação e Publicações, Lisboa, p. 84.

2017

  • Brás, J,. V., & Gonçalves. M. N. (2017). A luz e a sombra na história das práticas de ensino: os jesuítas e as relações de saber-poder. In J. Pinhal, F. Costa, R. Faria (Orgs.). As pedagogias nas sociedades contemporâneas – Desafios às escolas e aos educadores. Atas do XXIII Colóquio da AFIRSE Portugal. (pp. 1181-1193). Lisboa: AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
  • Brás, J. V. & Gonçalves. M. N. (2017). O efeito da contaminação pedagógica: Froëbel em Portugal. In J. Pinhal, F. Costa & R. Faria (Orgs.). As pedagogias nas sociedades contemporâneas – Desafios às escolas e aos educadores. Atas do XXIII Colóquio da AFIRSE Portugal. Lisboa: AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
  • Dias, M., Viseu, S., Carvalho, M., Lopes, J., & Martins, J. (2017) (Org.). Política e gestão da educação: discursos globais e práticas locais. Livro de Atas do VIII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação. Lisboa: Fórum Português de Administração Educacional.
  • Martins, E. C. (2017). The experience at a new school education with abnormal children: Faria de Vasconcelos (1880-1939) in the context of special education. In Acta Scientiarum Education, Maringá, 39 (2), (pp. 119-130).

2016

  • Lopes, G. & Sanches, I. (2016). A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais: concepção de gestores. Atas da 1ª Conferência de Educação Comparada “A Educação Comparada para além dos números”, realizada no Centro Cultural de Belém e Universidade Lusófona, Lisboa.
  • Sanches, I. & Guedes R. (2016). O Processo de Inclusão de Crianças com Transtorno do Espetro Autista – Estudo de Caso. Atas do XXIII Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE. Lisboa: EDUCA/Secção Portuguesa da AFIRSE.
  • Silva, P. & Sanches, I. (2016). A inclusão do estudante surdo no Ensino Superior. Atas da 1ª Conferência de Educação Comparada “A Educação Comparada para além dos números”, realizada no Centro Cultural de Belém e Universidade Lusófona, Lisboa, 25-27 janeiro.

2015

  • Brás, J. V., Gonçalves. M. N., & Robert, A. (2015). O domínio do risco: A produção da verdade republicana. In I. C. Silva, M. Pignatelli, & S. M. Viegas (Eds.), Livro de Atas do I Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa (pp. 10605-10613). Lisboa: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.
  • Brás, J. V., & Gonçalves. M. N. (2015). Avaliando a política da vida: Implicações no sistema educativo português (séc. XIX-XX). In T. Estrela, M. C. Cavaco, M. J. Cardona, P. R. Pinto, B. Cabrito, F. A. Costa, … P. Figueiredo (Eds.), Atas do XXII Colóquio da AFIRSE (pp. 935-947). Lisboa: EDUCA/AFIRSE.
  • Brás, J. V., & Gonçalves, M. N. (2015). A Bíblia e o esculpir do corpo. In P. M. Pinto, C. A. Cavalcanti, & E. Figueira (Eds.), Anais do I Congresso Lusófono de Ciência das Religiões – Religiões e Espiritualidades – Culturas e Identidades (pp. 4-25). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
  • Martins, A. O. (2015). Do Éden ao Inferno: Representações do corpo feminino na idade média. In P. Mendes Pinto, C. A. Cavalcanti, S. Junqueira, & E. Figueira, E. (Eds.), Anais do I Congresso Lusófono de Ciência das Religiões. Religiões e Espiritualidades – Culturas e Identidades (pp. 68-80). Lisboa: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
  • Melo, K., & Sanches, I. (2015). Avaliação do processo de ensino-aprendizagem da criança com autismo, na sala do ensino regular, através das concepções e das práticas das suas professoras e profissionais de apoio. In T. Estrela (Ed.), Diversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação. Atas do XXII Colóquio da AFIRSE Portugal (pp. 1019-1033). Lisboa: EDUCA/AFIRSE Portugal.
  • Santos, G., & Sanches, I. (2015). A avaliação do processo de inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais, na sala de aula de ensino regular, tendo em conta as concepção de professores e gestores. In T. Estrela (Ed.), Diversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação. Atas do XXII Colóquio da AFIRSE Portugal (pp. 698-711). Lisboa: EDUCA/AFIRSE Portugal.

2014

  • Brás, J. V., & Gonçalves, M. N. (2014). Cidadania e poder do corpo: A ilusão dos direitos. In M. J. Carvalho, A. Loureiro, & C. A. Ferreira (Eds.), Atas do XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Espaço de investigação, Reflexão e Ação interdisciplinar (pp. 556-564). Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
  • Brás, J. V., & Gonçalves, M. N. (2014). Oportunidades perdidas, oportunidades renovadas. Formação de adultos em debate. In N. Alves, C. Cavaco, P. Guimarães, & M. Marques (Eds.), Atas do VI Seminário Luso-Brasileiro Educação, Trabalho e Movimentos Sociais – Das Políticas às Lógicas de Ação (pp. 8-16). Lisboa: IE-UL.
  • Carmo, A., & Sousa, O. (2014). Encontro entre gerações em sala de aula. In M. J. Carvalho, A. Loureiro, & C. A. Ferreira (Eds.), Atas do XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Espaço de investigação, Reflexão e Ação interdisciplinar Atas do XII Congresso da SPCE (pp. 603-638). Vila Real: Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro.
  • Carvalho, M. J., Gonçalves, M. N., & Brás, J. V. (2014). O risco e a incerteza: Componentes inelutáveis da tomada de decisão no projeto da modernidade. In Associação Portuguesa de Sociologia (Ed.), 40 anos de Democracia(s): Progressos, Contradições e Prospetivas. Atas do VIII Congresso Português de Sociologia. Lisboa: Associação Portuguesa de Sociologia.
  • Costa, M., & Sanches, I. (2014). Motivações e representações dos professores de educação especial: Um contributo para o seu estudo. In T. Estrela (Ed.), Educação, Economia e Território – O papel da Educação no Desenvolvimento. Atas do XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE (pp.145-154). Lisboa: EDUCA. Disponível
  • Craveiro, C., Gonçalves, D., & Gouveia, J. (2014). Formação de professores. A relação educativa baseada em valores, saberes e práticas de referência. In ESEPF (Ed.), Memórias e Rumos (pp. 99-102). Porto: ESEPF.
  • Craveiro, C., Gonçalves, D., & Gouveia, J. (2014). Supervisão Pedagógica. Uma área consolidada na ESEPF. In ESEPF (Ed.), Memórias e Rumos (pp. 115 – 119). Porto: ESEPF.
  • Falcão, R., & Sanches, I. (2014). Utilização das TIC em crianças com perturbação do espectro do autismo no pré-escolar: A perspetiva dos professores. In M. J. Carvalho, A. Loureiro, & C. A. Ferreira (Eds.), Atas do XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Espaço de investigação, Reflexão e Ação interdisciplinar (pp.974-984). Vila Real: Universidade Trás-Os-Montes e Alto Douro.
  • Gonçalves, M. N., & Brás, J. V. (2014). A escola pública e a construção de uma nova alma nacional: Os republicanos nos alvores de Novecentos. In M. J. Carvalho, A. Loureiro, & C. A. Ferreira (Eds.), Atas do XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Espaço de investigação, Reflexão e Ação Interdisciplinar (pp. 1884-1895). Vila Real: Universidade Trás-Os-Montes e Alto Douro.
  • Gonçalves, M. N., & Brás, J. V. (2014). Educar o sentir e os sentidos do desenvolvimento. In T. Estrela (Ed.), Educação, Economia e Território – O papel da Educação no Desenvolvimento. Atas do XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE (pp. 839-891). Lisboa: EDUCA.
  • Gouveia, J., Craveiro, C., Silva, B., Santos, C., Brandão, I., & Martins, M. (2014). Competências transversais de Educadores/as e professores/as do 1º ciclo do ensino básico: O futuro como razão de ser do presente. In A. Lopes, M. A. Cavalcante, D. Oliveira, & A. M. Hypólito (Eds.), Trabalho Docente e Formação: Políticas, Práticas e Investigação – Pontes para MudançaII Encontro Luso-Brasileiro (pp. 2052 -2066). Porto: CIIE.
  • Oliveira, M., & Silva, B. (2014). A ilustração atual e as suas potencialidades pedagógicas. In A. Saldanha, & M. Ornelas (Eds.), Atas do 2º Congresso da Rede IberoAmericana de Educação Artística (pp. 172-182). Guimarães: Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual.
  • Sanches, I., & Teixeira, R. (2014). Sim, não falo, mas comunico… A comunicação aumentativa como facilitador da participação num grupo de jardim-de-infância. In M. J. Carvalho, A. Loureiro, & C. A Ferreira (Eds.), Atas do XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Espaço de investigação, Reflexão e Ação interdisciplinar (pp. 1897-1910). Vila Real: Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro.

2013

  • Brás, J. V., & Gonçalves, M. N. (2013). O imaginário do movimento associativo docente em meados de oitocentos (1856-1862). In Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Ed.), Livro de Actas do IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação (pp. 4069-4082). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
  • Brás, J. V., & Gonçalves, M. N. (2013). O poder do saber da educação física na arena parlamentar da I República. Le pouvoir du savoir de l’éducation physique dans l’arène parlementaire de la Première République. In T. Estrela (Ed.), Livro de Actas do XIX Colóquio Internacional da AFIRSE. Lisboa: EDUCA/Secção Portuguesa da AFIRSE.
  • Brás, J. V., & Gonçalves, M. N. (2013). Biopolítica e direitos do homem. In D. S. Bento D. S. (Ed.), Livro de Actas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia (pp. 923-937). Braga: Centro de Investigação em Educação (CIEd) / Instituto de Educação-Universidade Minho.
  • Martins, E. C. (2013). O Repositório: Imagem de marca e objeto de aprendizagem em meio digital. In IPCB (Ed.), Atas III Conferência do IPCB sobre o livre acesso ao conhecimento científico – O desafio da publicação em meio científico: como, onde, porquê? (pp. 41-52). Castelo Branco: IPCB Edição.
  • Martins, E. C. (2013). Intervenção escolar no 1º Ciclo de Educação Básica: Animar no recreio prevenindo atos agressivos. In CIEP-UÉvora (Ed.), PEEME – Atas do Congresso Internacional Politicas Educativas, Eficácia e Melhoria das Escolas, (p. 63-80). Évora: CIEP-UÉvora.
  • Martins, E. C. (2013). O Comportamento indisciplinar dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico em sala de aula: estudo de caso numa escola urbana de Castelo Branco. In CIEP-UÉvora (Ed.), PEEME – Atas do Congresso Internacional Politicas Educativas, Eficácia e Melhoria das Escolas, (p. 63-80). Évora: CIEP-UÉvora.
  • Martins, E. C. (2013). Viver com dificuldade intelectual e desenvolvimento num lar residencial: Estudo de caso de um adulto com DID. In L. Lima-Rodrigues, & D. Rodrigues (Eds.), Atas do III Congresso Internacional “Educação Inclusiva e Equidade” (pp. 45-63). Almada: Instituto Piaget/Pró-Inclusão
  • Martins, E. C. (2013). Para além da formação: Incluir & Inserir na vida ativa Jovens com DID (Estudo de Caso). In N. Alves, C. Cavaco, P. Guimarães, & M. Marques (Eds.), Atas do VI Seminário Luso-Brasileiro Educação Trabalho Movimentos Sociais (p. 128-145). Lisboa: Universidade de Lisboa-IE.
  • Martins, E. C., & Ceia, H. (2013). Desenvolvimento emocional e compreensão social em crianças autistas (Estudo de Caso). In Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Ed.), Atas do I Congresso Internacional, – Envolvimento dos alunos na escola: perspetivas internacionais da Psicologia e Educação (p. 815 – 836). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
  • Oliveira, J. A., Roca, M. N. O., & Roca, Z. (2013). Um contributo para o estudo dos efeitos económicos das segundas residências no desenvolvimento rural. In M. L. S. Carvalho, P. D. S. Henriques, V. Narciso (Eds.), Atas do Congresso ESADR 2013: Alimentar mentalidades, vencer a crise global (pp. 2087-2105). Évora: Universidade de Évora.
  • Oliveira, M., & Silva, B. (2013). Ilustração: diálogo entre arte e educação. In D. S. Bento D. S. (Ed.), Livro de Actas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho
  • Roca, M. N. O., Leitão, N., & Roca, Z. (2013). A expansão de segundas residências em Portugal Continental: uma proposta de tipologia espacial. In T. P. Correia, V. Henriques, & R. P. Julião (Eds.), Actas do IX Congresso da Geografia Portuguesa – Geografia: Espaço, Natureza, Sociedade e Ciência (pp. 609-614). Évora: Associação Portuguesa de Geógrafos.