Comunidades de Investigação e de Aprendizagem (ReLeCo)
NEA-ES: Núcleo de Estudos Africanos – Educação e Sociedade
Apresentação
Com a presente ReLeCo pretende-se promover um espaço de diálogo académico e científico que contribua para a emergência de novas perspetivas, lógicas e abordagens analíticas com enfoque na sociocontemporaneidade africana, e na forma como a realidade social, cultural, política e económica influencia as políticas educativas, os ideais educativos, os processos e as práticas pedagógicas, neste continente.
A identificação de novos quadros teóricos, metodológicos e empíricos assentes no enquadramento sociohistórico dos Estados lusófonos, anglófonos e francófonos da África Subsariana (Sub-sahariana Africa / Afrique sub-saharienne), e da sua relação com a educação, atendendo às políticas públicas e aos programas, planos e projetos nacionais de desenvolvimento, constituirão os principais campos de análise social e de estudo deste Núcleo, com o objetivo de promover novos instrumentos de leitura da realidade social complexa que caracteriza a Africa Subsariana contemporânea.
A identificação de propostas de investigação que beneficiem de abordagens complementares do Sul e do Norte, permitindo a emergência de discursos de «criatividade racional epistemológica», para a promoção das Ciências Sociais nas sociedades contemporâneas da África subsariana, em complemento dos discursos assentes na «lógica de continuidade», que revisitam conceitos como o «eurocentrismo» e o «ocidentalismo» como base para a produção do conhecimento científico, procurarão dar lugar a discursos contemporâneos de um continente que se reinventa continuamente, incluindo no campo da produção científica, mormente as especificidades do seu enquadramento sociohistórico e lógico-temporal e a influência das agendas globais.
Pretende-se, assim, através desta rede colaborativa promover:
- A produção científica de conhecimento sobre o continente africano, através da definição de conceitos, da sistematização de teorias e discussões científicas e académicas, de que são exemplo os estudos subalternos, o afrocentrismo, o pós-ocidentalismo e os estudos sobre o pensamento decolonial, por forma a se identificar quadros teóricos, analíticos e interpretativos mais adequados ao melhor conhecimento da realidade socioeducativa dos países da África Subsariana, na perspetiva da sociologia da educação e da educação comparada;
- A colaboração institucional, regional, nacional, transnacional e internacional, que contribua para o aumento do conhecimento interdisciplinar, transdisciplinar e multidisciplinar das realidades sociocontemporâneas da África subsariana, com enfoque na relação entre educação e sociedade;
- A abordagem comparada, interdisciplinar, histórica, sociológica, e que tenha em conta a ciência política e a economia, para um melhor conhecimento das sociedades contemporâneas africanas e dos desafios que enfrentam atualmente, como a pressão demográfica, a drenagem cérebros, a competitividade, as clivagens sociais e a forma com a educação e o conhecimento interagem com estas valências;
- O trabalho em rede, com base na identificação de investigadores e académicos do Sul e do Norte, de diferentes contextos, países e continentes, que se dediquem aos estudos sobre as sociedades e a educação na África Subsariana, criando espaços de diálogo para partilha de perspetivas várias sobre as várias áfricas.
São áreas temáticas da ReLeCo, com enfoque na África Subsariana:
- Políticas educativas e agendas globais
- Avaliação e qualidade dos sistemas educativos e no ensino superior
- Contextos informais de educação
- Currículos e aprendizagens
- Diversidade, equidade e inclusão
- Educação de jovens e adultos
- Estudos da criança
- Formação de Professores
- Línguas, culturas e conhecimento
Compõem o Núcleo Investigadores do CeiED, de Portugal, de Angola, do Brasil, de Cabo Verde e de Moçambique, e Investigadores Convidados de instituições estrangeiras, bem como estudantes de doutoramento e de mestrado, com interesse na temática dos “estudos Africanos” e da relação entre “educação e sociedade”:
Coordenação
- Arlinda Cabral
Investigadores CeiED
- Alcina Manuela de Oliveira Martins
- António Teodoro
- Arlinda Cabral
- Isabel Sanches
- Joana Quinta
- José V. Brás
- Lucimar Dantas
- Maria Neves Gonçalves
- Marta Vieira
- Teresa Almeida Patatas
- Vítor Rosa
Investigadores Convidados
- António Correia e Silva (Universidade de Cabo Verde)
- Arlindo Vieira (Universidade de Cabo Verde)
- Bendita Donaciano (Universidade Pedagógica de Moçambique)
- Edalina Sanches (Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa)
- João Resende-Santos (Bentley University, USA)
- Nilza Costa (CIDTFF, Universidade de Aveiro)
- Victor Kajibanga (Universidade Agostinho Neto, Angola)
Investigadores em formação
- Maria Teresa de Almeida e Costa (doutoranda em Educação, ULHT)
- Alice Sakuema Muvuma (mestranda em Ciências da Educação, UHLT)
- Maria Emília Tacanho Rosário (mestranda em Ciências da Educação, ULHT)
- Repositório
Coleção História Geral de África (UNESCO)
- Volume I – Metodologia e Pré-história de África – https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000190249
- Volume II – Africa antiga – https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000110340
- Volume III – África do século VII ao XI – https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000190251
- Volume IV – África do século XII ao XVI – https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000190251
- Volume V – África do século XVI ao XVIII – https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000190253
- Volume VI – África do século XIX à década 1880 – https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000190254
- Volume VII – África sob dominação colonial 1880-1935 – https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000190255
- História Geral de África Volume VIII – África desde 1935 – https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000190256
Bases de dados de acesso aberto
- ADEA – Association for the Development of Education in Africa: http://www.adeanet.org/
- Mo Ibrahim Foundation: http://iiag.online/
- IUS UNESCO: http://uis.unesco.org/
Relatórios de Organizações Internacionais
- Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: https://www.unescoportugal.mne.pt/pt/temas/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel/os-17-ods
- Agenda 2063 da União Africana: A África Que Queremos. Quadro estratégico comum para o crescimento inclusivo e o desenvolvimento sustentável: https://au.int/sites/default/files/documents/36204-doc-agenda2063_popular_version_po.pdf
- Banco Mundial: http://documents.worldbank.org/curated/pt/home
- OCDE: http://www.oecd.org/
- PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Relatórios do Desenvolvimento Humano): https://www.br.undp.org
Organizações Internacionais
- UNESCO Institute for Capacity-Building in Africa: http://www.iicba.unesco.org/
Publicações: http://www.iicba.unesco.org/?q=node/140
- Edições UNESCO:
Repensar a educação: rumo a um bem comum mundial? (2016): https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000244670
Organizações intergovernamentais
- Comunidade dos Países de Língua Portuguesa: https://www.cplp.org/
- Universidade Virtual Africana: https://avu.org/avuweb/pt/
Revistas científicas
- Revista Lusófona de Educação: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao
- Revista Angola de Ciências Sociais: https://journals.openedition.org/mulemba/
- Revista Angolana de Sociologia: https://journals.openedition.org/ras/
- Revista Cabo-verdiana de Educação, Filosofia e Letras: https://lantuna.wordpress.com/
- Revista Desafios – Uni-CV: http://www.unicv.edu.cv/itemid-artigos-estaticos/72-artigos-estaticos/servicos-de-edicoes/2936-portifolio-edicoes
- Revista de Estudos Científicos e Interdisciplinares da Universidade Lusófona da Guiné: http://sintidus.blogspot.com/
- Revista Científica da UEM – Universidade Eduardo Mondlane: Série Ciências da Educação: http://www.revistacientifica.uem.mz/index.php/EDU
- Revista Eletrónica de Investigação e Desenvolvimento – Universidade católica de Moçambique: http://reid.ucm.ac.mz/index.php/reid
- Revistas Científicas do CODESRIA – Conselho para o Desenvolvimento da Pesquisa em Ciências Sociais em África:
Revue Africaine de Sociologie / African Sociological Review: https://www.codesria.org/spip.php?rubrique42&lang=en
Africa Development / Afrique et Development: https://www.codesria.org/spip.php?rubrique39&lang=en
Livros
- Atas do II Colóquio Cabo-verdiano de Educação – CEDU 2015: “Políticas e práxis da Educação nas perspetivas e em contextos pós-coloniais”: http://www.unicv.edu.cv/images/edicoes/Atas_CEDU2015.pdf
- Edições da Universidade de Cabo Verde: http://www.unicv.edu.cv/itemid-artigos-estaticos/72-artigos-estaticos/servicos-de-edicoes/2936-portifolio-edicoes
Artigos científicos
- Teodoro, A. (2016). A construção da educação mundial ou o lugar da Educação Comparada no estudo das políticas (e práticas) da educação. Revista Brasileira de Pós-Graduação, 12(29), 859-877 http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/972
- Varela, B. (2013). A educação, o conhecimento e a cultura na práxis de libertação nacional de Amílcar Cabral, in Revista Desafios n.º 1, novembro de 2013, pp. 113-132 https://www.unicv.edu.cv/images/stories/EdicoesUniCV/RevistaCT/draft10.pdf#page=113
- Cardoso, C. (2017). Desenclavar as Ciências Sociais na África lusófona: a iniciativa especial do CODESRIA, in Revista de Antropologia (São Paulo, Online), vol. 60, n.º 3, pp. 89-11. https://www.revistas.usp.br/ra/article/view/141647
Teses e dissertações
- Doutoramentos – Em identificação
- Mestrados – Em identificação
Entrevistas / vídeos
- Centre of Pan African Thought: https://www.youtube.com/channel/UCuDK6yP-AXdJdnOwcsij3gA/videos
Documentários
Em identificação
Filmes
Em identificação
Pensadores africanos
- Amílcar Cabral (Guiné-Bissau e Cabo Verde):
Wikipedia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Amílcar_Cabral
Cátedra Amílcar Cabral: https://www.facebook.com/catedraamilcarcabral/Laranjeiro, C. (2014). Amílcar Cabral: o que foi e o que dele faremos. Trabalho final do Seminário «Conhecimentos, Sustentabilidade e Justiça Cognitiva», CES/Universidade de Coimbra – https://alice.ces.uc.pt/en/wp-content/uploads/2014/03/Mestres_do_Mundo_Amilcar_Cabral2.pdf - Jean-Marc Ela (Camarões) – Wikipedia: https://en.wikipedia.org/wiki/Jean-Marc_Ela
- Julius Nyerere (Tânzania) – Wikipedia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Julius_Nyerere
- Léopold Sédar Senghor (Senegal) – Wikipedia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Léopold_Sédar_Senghor
- Cheikh Anta Diop (Senegal) – Wikipedia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cheikh_Anta_Diop
- Aulas Abertas
Ano Letivo 2020/2021
Relevância da investigação educacional no contexto dos Países Africanos da CPLP, Nilza Costa (Professora Catedrática Aposentada da Universidade de Aveiro e Investigadora do CIDTFF – Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores/UA)
Dia: 30 de outubro de 2020
Horário: 15h00 – 16h300
Local: Plataforma ZoomAno Letivo 2019/2020
As Research and Learning Communities: uma proposta de contributo para a teoria da aprendizagem social com enfoque na educação em África, Arlinda Cabral (CeiED/ULHT)
Dia: 18 de setembro de 2020
Horário: 16h30 – 18h00
Local: Plataforma Zoom e CeiED (a confirmar)A construção dos regimes democráticos na África Subsariana, Edalina Sanches (Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa – ICS/UL)
Dia: 11 de julho de 2020 (sexta-feira)
Horário: 16h30 – 18h00
Local: Plataforma ZoomAs Research and Learning Communities: uma proposta de contributo para a teoria da aprendizagem social com enfoque na educação em África, Arlinda Cabral (CeiED/ULHT)
Dia: 3 de julho de 2020
Horário: 16h30 – 18h00
Local: Plataforma Zoom e CeiED (a confirmar)A educação em África: uma proposta de abordagem analítica na perspetiva da Sociologia da Educação, Arlinda Cabral (CeiED/ULHT)
Dia: 19 de junho de 2020
Horário: 16h30 – 18h00
Local: Plataforma Zoom - Workshop Livros
Ano Letivo 2019/2020
Apresentação inaugural
Livro: Restituir a História às Sociedades Africanas: Promover as Ciências Sociais na África Negra, de Jean-Marc Ela (Edições Pedago / Edições Mulemba, 2013), Arlinda Cabral (CeiED/ULHT)Dia: 25 de julho de 2020
Horário: 16h00 – 17h00
Local: Plataforma Zoom e CeiED (a confirmar) - Workshop Trabalhos Científicos
Ano Letivo 2020/2021 - a identificar
- Colóquios
- 11.º Congresso Ibérico de Estudos Africanos (CIEA11): Trânsitos Africanos no Mundo Global: História e Memórias, Heranças e Inovações, 21 a 23 de janeiro de 2021, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Portugal: https://ciea11.pt/
- XIV Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais e no 3.º Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas de Língua Portuguesa, 15 a 17 de setembro de 2021, Universidade de Coimbra, Portugal: https://ailpcsh.org/conlab2020
- WCCES Symposium: Teachers, Teaching profession, and comparative education: Fostering Values Education and Engaging Academic Freedom, ULHT, Lisboa, Portugal: http://www.wcces-online.org/
- Call for Papers
Revistas – Língua Portuguesa - a identificar
Revistas – Língua Espanhola - a identificar
Revistas – Língua Inglesa - a identificar
Revistas – Língua Francesa - a identificar - Notícias
Parcerias institucionais - a identificar
Outros - a identificar - Filmografia