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Comunidades de Investigação e de Aprendizagem (ReLeCo)

NEA-ES: Núcleo de Estudos Africanos – Educação e Sociedade

Apresentação

Com a presente ReLeCo pretende-se promover um espaço de diálogo académico e científico que contribua para a emergência de novas perspetivas, lógicas e abordagens analíticas com enfoque na sociocontemporaneidade africana, e na forma como a realidade social, cultural, política e económica influencia as políticas educativas, os ideais educativos, os processos e as práticas pedagógicas, neste continente.

A identificação de novos quadros teóricos, metodológicos e empíricos assentes no enquadramento sociohistórico dos Estados lusófonos, anglófonos e francófonos da África Subsariana (Sub-sahariana Africa / Afrique sub-saharienne), e da sua relação com a educação, atendendo às políticas públicas e aos programas, planos e projetos nacionais de desenvolvimento, constituirão os principais campos de análise social e de estudo deste Núcleo, com o objetivo de promover novos instrumentos de leitura da realidade social complexa que caracteriza a Africa Subsariana contemporânea.

A identificação de propostas de investigação que beneficiem de abordagens complementares do Sul e do Norte, permitindo a emergência de discursos de «criatividade racional epistemológica», para a promoção das Ciências Sociais nas sociedades contemporâneas da África subsariana, em complemento dos discursos assentes na «lógica de continuidade», que revisitam conceitos como o «eurocentrismo» e o «ocidentalismo» como base para a produção do conhecimento científico, procurarão dar lugar a discursos contemporâneos de um continente que se reinventa continuamente, incluindo no campo da produção científica, mormente as especificidades do seu enquadramento sociohistórico e lógico-temporal e a influência das agendas globais.

Pretende-se, assim, através desta rede colaborativa promover:

  • A produção científica de conhecimento sobre o continente africano, através da definição de conceitos, da sistematização de teorias e discussões científicas e académicas, de que são exemplo os estudos subalternos, o afrocentrismo, o pós-ocidentalismo e os estudos sobre o pensamento decolonial, por forma a se identificar quadros teóricos, analíticos e interpretativos mais adequados ao melhor conhecimento da realidade socioeducativa dos países da África Subsariana, na perspetiva da sociologia da educação e da educação comparada;
  • A colaboração institucional, regional, nacional, transnacional e internacional, que contribua para o aumento do conhecimento interdisciplinar, transdisciplinar e multidisciplinar das realidades sociocontemporâneas da África subsariana, com enfoque na relação entre educação e sociedade;
  • A abordagem comparada, interdisciplinar, histórica, sociológica, e que tenha em conta a ciência política e a economia, para um melhor conhecimento das sociedades contemporâneas africanas e dos desafios que enfrentam atualmente, como a pressão demográfica, a drenagem cérebros, a competitividade, as clivagens sociais e a forma com a educação e o conhecimento interagem com estas valências;
  • O trabalho em rede, com base na identificação de investigadores e académicos do Sul e do Norte, de diferentes contextos, países e continentes, que se dediquem aos estudos sobre as sociedades e a educação na África Subsariana, criando espaços de diálogo para partilha de perspetivas várias sobre as várias áfricas.

São áreas temáticas da ReLeCo, com enfoque na África Subsariana:

  • Políticas educativas e agendas globais
  • Avaliação e qualidade dos sistemas educativos e no ensino superior
  • Contextos informais de educação
  • Currículos e aprendizagens
  • Diversidade, equidade e inclusão
  • Educação de jovens e adultos
  • Estudos da criança
  • Formação de Professores
  • Línguas, culturas e conhecimento

Compõem o Núcleo Investigadores do CeiED, de Portugal, de Angola, do Brasil, de Cabo Verde e de Moçambique, e Investigadores Convidados de instituições estrangeiras, bem como estudantes de doutoramento e de mestrado, com interesse na temática dos “estudos Africanos” e da relação entre “educação e sociedade”:

Coordenação

  • Arlinda Cabral

Investigadores CeiED

  • Alcina Manuela de Oliveira Martins
  • António Teodoro
  • Arlinda Cabral
  • Isabel Sanches
  • Joana Quinta
  • José V. Brás
  • Lucimar Dantas
  • Maria Neves Gonçalves
  • Marta Vieira
  • Teresa Almeida Patatas
  • Vítor Rosa

Investigadores Convidados

  • António Correia e Silva (Universidade de Cabo Verde)
  • Arlindo Vieira (Universidade de Cabo Verde)
  • Bendita Donaciano (Universidade Pedagógica de Moçambique)
  • Edalina Sanches (Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa)
  • João Resende-Santos (Bentley University, USA)
  • Nilza Costa (CIDTFF, Universidade de Aveiro)
  • Victor Kajibanga (Universidade Agostinho Neto, Angola)

Investigadores em formação

  • Maria Teresa de Almeida e Costa (doutoranda em Educação, ULHT)
  • Alice Sakuema Muvuma (mestranda em Ciências da Educação, UHLT)
  • Maria Emília Tacanho Rosário (mestranda em Ciências da Educação, ULHT)