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Comunidades de Investigação e de Aprendizagem (ReLeCo)

NEISE: Núcleo de Estudos em Inclusão Social e Educativa

Apresentação

A Inclusão é uma questão de Direitos Humanos e de Justiça Social, que abarca várias dimensões como a diversidade cultural, a pobreza, a exclusão social, a deficiência, entre outras. Em todas estas dimensões, a participação e a aprendizagem são uma questão de importância maior para esta comunidade de aprendizagem.

Nos últimos 45 anos, por força da Revolução operada com o 25 de abril de 1974, que implementou a democracia, Portugal fez notórios avanços societais, nomeadamente no campo da Educação e, consequentemente, da Inclusão na Educação, atualmente perspetivada como Educação Inclusiva.

Mais recentemente, a extensão da escolaridade obrigatória até os 18 anos, a escola a tempo inteiro, a flexibilidade e autonomia curricular, e inúmeras outras decisões políticas, contribuíram para melhorias evidentes neste campo. São disso exemplo, a tipologia de projetos lançados pela Direção Geral de Educação (DGE), como a Escola Intercultural, que promove o reconhecimento e a valorização da diversidade como uma oportunidade e fonte de aprendizagem para todos/as, e o Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar. De igual modo, a valorização da área “Cidadania e Desenvolvimento”, no âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, demonstra a preocupação em “… preparar todos os alunos para a vida, numa época de diversidade social e cultural crescente” (ENEC, 2017), de modo a que sejam cidadãos democráticos, participativos, humanistas, e não discriminativos.

Atualmente, três documentos basilares fazem de Portugal um dos países mais avançados em termos de políticas educacionais: O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória, o DL 55/2018, de 6 de Julho, que define a autonomia e a flexibilidade curricular, e o DL 54/2018, de 6 de Julho, que apresenta as diretrizes para a Educação Inclusiva. Este quadro legal permite que as escolas implementem projetos pedagógicos que, considerando a diversidade cultural e social dos alunos, respondam mais adequadamente às necessidades de todos e de cada um. É neste contexto que, no que se refere à deficiência, hoje em dia, cerca de 99% dos alunos estão em escolas do Ensino Regular e, destes, cerca de 85% frequentam o ensino público.

Com alterações de tão grande dimensão, é inevitável a coexistência de tensões, contradições e paradoxos.

Este núcleo de estudos pretende debruçar-se sobre estas tensões que fazem parte dos processos de inclusão na escola e na sociedade que, ao serem evidenciadas, poderão ser, elas mesmas, uma alavanca para a mudança educativa e social.

Objetivos

  • Conhecer atitudes, valores, crenças e representações face à inclusão.
  • Analisar e desenvolver Pedagogias Inclusivas que aproximem as práticas dos conceitos.
  • Produzir conhecimento sobre Inclusão social e educativa, na perspetiva do combate a todas as formas de exclusão.
  • Formar novos investigadores.

Áreas temáticas ou conteúdos programáticos

  • Atitudes, valores, crenças e representações face à inclusão.
  • Conceitos e políticas em inclusão educativa e social.
  • Currículos, sistemas e organizações de ensino e intervenção.
  • Educação inclusiva ao longo da vida.
  • Inovação pedagógica e práticas educativas.
  • Intervenção Precoce na Infância.
  • Transição para a Vida Pós-Escolar.
  • Inclusão, lazer e qualidade de vida.

Coordenação

  • Maria Odete Emygdio da Silva
  • Luzia Lima-Rodrigues
  • Rosa Serradas Duarte

Investigadores

  • Francisco Ramos Leitão
  • Isabel Maria Amaral
  • Margarida Belchior
  • Maria Adelina Manuel
  • Ana Sofia Clemente Gonçalves
  • João Pedro Pereira Costa
  • Constância Lino
  • Laura Sousa
  • Adriana Cunha
  • Mariana Fenta Elias
  • Maria Castel-Branco Caiado
  • Maria de Fátima Assis Paulo
  • Maria Gertrudes Matado
  • Maria Manuela Neto Pascoal
  • Verônica Merlin
  • Publicações

    Artigos em revistas internacionais

    • Alves, M. A. O.; Oliveira, G. F. & Silva, M. O. (2021). As Concepções e Práticas de Educação Inclusiva nas Escolas Estaduais da Sede do Município de Exu – PE. Id on Line Rev. Mult. Psic., 2019, vol.13, n.45, p. 373-397. ISSN: 1981-1179. DOI: 10.14295/idonline.v13i45.1736. http://idonline.emnuvens.com.br/id
    • Silva, M. O. E.; Coelho, F. (2014). Da deficiência mental à dificuldade intelectual e desenvolvimental. Revista Lusófona de Educação, 28, 163-180. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/4927
    • Silva, M. O. E. (2013). Dados de Investigação em Ciências da Educação e em Artes Visuais: testemunho para a construção da Escola Inclusiva. Revista Lusófona de Educação, 25: 13-29. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/4386
    • Silva, M. O. E. (2011). Educação Inclusiva – um novo paradigma de escola. Revista Lusófona de Educação, 19, 119-134.
    • Silva, M. O. E. (2009). Da Exclusão à Inclusão: Concepções e Práticas. Revista Lusófona de Educação, 13, 135-153.
    • Silva, M. O. E. (2008). Inclusão e Formação Docente. Eccos Revista Científica, 10, nº 2, 479-495.
    • Silva, M. O. E. (2004). Reflectir para (Re) Construir Práticas. Revista Lusófona de Educação, 4, 50-60.

    Artigos em revistas científicas nacionais

    • Silva, M. O. E. (2001). A Inclusão de Alunos com NEE e a Análise de Necessidades de Formação Contínua de Professores. Inclusão. Braga: Universidade do Minho, nº 2, 33-48.

    Livros

    • Silva, M. O. E. (2019). Gestão das Aprendizagens na Sala de Aula Inclusiva, 2ª edição. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
    • Leitão, F., A., R. & Silva, M., O., E. (2019). Inclusão de Pessoas com Necessidades Educativas Especiais ESTUDOS. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
    • Silva, M. O. E. (2016). Formação de Professores para a Inclusão de Alunos com Necessidades Educativas Especiais – contributos de investigação. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas

    Capítulos de livro

    • Lima-Rodrigues, L.; Rodrigues, D. & Silva, M., O., E. (2021). Educação Inclusiva em Portugal: Inspirações para o atendimento psicopedagógico. In Oliveira, G.; Boruchovich, L. D. T. F. E. & R. Brenelli, R. P. (Org.), Psicopedagogia Desafios e práticas no contexto educativo (pp 109-125). Editora Vozes.
    • Silva, M., O., E. (2018). Dados de Investigação em Ciências da Educação e em Artes Visuais: testemunho para a construção da Escola Inclusiva. In Teodoro, A. (Ed.), O outro lado do espelho: percursos de investigação (pp. 115-127). Edições Universitárias Lusófonas (05).
    • Silva, M. O. E. (2010). Inclusão: conceções e práticas nos últimos dez anos – relato de uma experiência. In (Org.). Martins, L; Pires, G. Educação e Diversidade. João Pessoa: Universitária da Universidade Federal da Paraíba, 35-45.
    • Silva, M. O. E. (2009). Necessidades Educativas Especiais: da identificação à intervenção. In Martins, & Santos (Org). Múltiplos Olhares Sobre a Inclusão. João Pessoa: Editora Universitária da Universidade Federal da Paraíba, pp.23-31.
    • Silva, M. O. E. (2009). A Análise de Necessidades de Formação de Professores como Estratégia para a Construção de uma Escola Inclusiva. In Martins & Santos (Org.) Múltiplos Olhares Sobre a Inclusão. João Pessoa: Editora Universitária da Universidade Federal da Paraíba, pp. 56-66.

    Comunicações em eventos internacionais

    • Elias, M. F. & Silva, M. O. E. (2022, 25 e 26 de março). Assistentes operacionais e inclusão de crianças com autismo: a formação no centro do processo para a educação do futuro. [Comunicação]. Seminário “Dar asas ao Saber – Diálogos Multi, Inter e Transdiciplinares”. Instituto Politécnico de Setúbal: Centro de Investigação em Educação e Formação.
    • Elias, M., F.; Pascoal, M., M., N. & Silva, M. O. E. (2022, fevereiro, 9-11). A necessidade de articulação entre os atores intervenientes na inclusão: um desafio para a escola contemporânea. [Comunicação]. XXIXColóquio da AFIRSE 2021 A Educação e os desafios da escola contemporânea contributos da investigação. http://afirse.ie.ul.pt/coloquios/xxix-coloquio-2022/programa/
    • Silva, M. O. E. (2021, julho, 7-9). Do Ensino Especial à Educação Inclusiva: breve perspetiva contada no singular. [Comunicação]. Congresso Internacional sobre Metodologia: Desafios Metodológicos Atuais (QUALIS 21). Santiago de Compostela https://methodology.pt/apresentacao/
    • Pascoal, M. M.N. & Silva, M. O. E. (2021, 28 e 29 de outubro). Relato da mãe de um aluno com Trissomia 21 sobre a inclusão do seu filho. [Comunicação]. II Congresso Internacional de Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania. ULHT.
    • Cunha, A. G. & Silva, M. O. E. (2021, 28 e 29 de outubro). Atividades de Vida Diária com um Jovem com Transtorno do Espectro do Autismo. [Comunicação]. II Congresso Internacional de Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania. ULHT.
    • Elias, M. F. & Silva, M. O. E. (2021, 28 e 29 de outubro). Assistentes Operacionais e Inclusão de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo: atitudes percecionadas e dificuldades sentidas. [Comunicação]. II Congresso Internacional de Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania. ULHT.
    • Cunha, A. G. & Silva, M. O. E. (2021, 16 e 17 de abril). Inclusão Laboral de Jovens com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental através de Atividades Socialmente Úteis. [Comunicação]. III Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva Construir a Equidade em Tempos de Mudança. Universidade do Algarve.
    • Elias, M. F. & Silva, M. O. E. (2021, 16 e 17 de abril). Assistentes Operacionais e Inclusão de crianças com Perturbações do Espectro do Autismo no Jardim de Infância: um grupo esquecido na partilha de práticas? [Comunicação]. III Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva Construir a Equidade em Tempos de Mudança. Universidade do Algarve.
    • Silva, M. O. E. & Serradas, R. D. (2021, janeiro, 26-29). Educação para a inclusão de jovens com Necessidades Educativas Especiais – a formação de professores no centro do processo. [Comunicação]. XXVIII Colóquio da AFIRSE 2021 Educação e Idades da Vida. – Problemáticas de Investigação e Desafios na Sociedade Contemporânea – Contributos da Investigação.
    • Pascoal, M. M.N. & Silva, M. O. E. (2021, janeiro, 26-29). A inclusão de um aluno com Trissomia 21 numa turma do Ensino Regular: perceção dos pais e dos professores. [Comunicação]. XXVIII Colóquio da AFIRSE 2021 Educação e Idades da Vida. – Problemáticas de Investigação e Desafios na Sociedade Contemporânea – Contributos da Investigação.
    • Elias, M. F. & Silva, M. O. E. (2021, janeiro, 26-29). A inclusão de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo no Jardim de Infância: a atuação dos Assistentes Operacionais. XXVIII. [Comunicação]. Educação e Idades da Vida. – Problemáticas de Investigação e Desafios na Sociedade Contemporânea – Contributos da Investigação.
    • Silva, M., O., E.; Elias, M., F. (2019, novembro, 11). O papel dos Assistentes Operacionais na inclusão de crianças com Transtorno do Espetro do Autismo. [Comunicação].Simpósio Luso-Brasileiro “Educação Inclusiva: Percursos e Práticas”, promovido pela Vindas Internacional/Portugal, pela ULHT e pelo Movimento Paratodos/Brasil. Lisboa: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
    • Silva, M., O., E.; Nascimento, M. (2019, novembro, 11). Cooperação docente: um caminho para a Inclusão. [Comunicação].Simpósio Luso-Brasileiro “Educação Inclusiva: Percursos e Práticas”, promovido pela Vindas Internacional/Portugal, pela ULHT e pelo Movimento Paratodos/Brasil. Lisboa: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
    • Silva, M., O., E. (2019, 11 de novembro). Educação Inclusiva. [Conferência]. Simpósio luso-brasileiro “Educação Inclusiva: Percursos e Práticas”, promovido pela Vindas Internacional/Portugal, pela ULHT e pelo Movimento Paratodos/Brasil Lisboa: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
    • Silva, M., O., E.; Ventura, M., R. (2019, outubro, 24-26). Educação Inclusiva: da teoria às práticas numa Instituição de Solidariedade Social. [Poster]. VI Congresso Internacional Educação Inclusiva “Educação Inclusiva: Olhares pelo caminho”. Santarém: Pró-Inclusão, em parceria com a Escola Superior de Educação/IP de Santarém.
    • Silva, M., O., E.; Nascimento, M. (2019, outubro, 24-26). Inclusão e Cooperação entre Docentes. [Poster]. VI Congresso Internacional Educação Inclusiva “Educação Inclusiva: Olhares pelo caminho”. Santarém: Pró-Inclusão, em parceria com a Escola Superior de Educação/IP de Santarém.
    • Silva, M., O., E. (2019). Olhares sobre a inclusão. [Palestra]. Encontro Internacional “Tecnologias Assistivas – Linguagens de Inclusão e Técnicas Assistenciais”, promovido pela Fundação Hermínio Ometto, Araras, Brasil. Lisboa. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

    Comunicações em eventos nacionais

    • Elias, M. F. & Silva, M. O. E. (25 e 26 de março). Assistentes operacionais e inclusão de crianças com autismo: a formação no centro do processo para a educação do futuro. [Comunicação]. Seminário “Dar asas ao Saber – Diálogos Multi, Inter e Transdiciplinares”. Instituto Politécnico de Setúbal: Centro de Investigação em Educação e Formação.
    • Elias, M. F. & Silva, M. O. E. (2021, abril, 16-17). Atitudes dos Assistentes Operacionais na inclusão de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo no Jardim de Infância. [Comunicação]. V Encontro Nacional de Jovens Investigadores Investigação em Educação e Responsabilidade Social: vozes dos jovens investigadores
    • Matado, M. G. L. & Silva M. O. E. (2021, abril, 16-17). Inclusão de alunos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental em tempos de pandemia. [Comunicação]. V Encontro Nacional de Jovens Investigadores Investigação em Educação e Responsabilidade Social: vozes dos jovens investigadores
    • Pascoal, M. M.N. & Silva, M. O. E. (2021, abril, 16-17). A importância da relação Escola-Família para a Inclusão de Alunos com Trissomia 21. [Comunicação]. V Encontro Nacional de Jovens Investigadores Investigação em Educação e Responsabilidade Social: vozes dos jovens investigadores.
    • Pascoal, M. M.N. & Silva, M. O. E. (2021, julho, 14-16). Expectativas de pais e professores de um aluno com Trissomia 21 relativamente à sua Inclusão no Ensino Regular. [Comunicação]. 11º Encontro de Investigadores do CeiED Do cientista cidadão à ciência cidadã: olhares cruzados na construção do conhecimento.
    • Elias, M. F. & Silva, M. O. E. (2021, julho, 14-16). Dificuldades sentidas por assistentes operacionais na inclusão de crianças com Transtorno do Espetro do Autismo no Jardim de Infância. [Comunicação]. 11º Encontro de Investigadores do CeiED Do cientista cidadão à ciência cidadã: olhares cruzados na construção do conhecimento.
    • Cunha, A. & Silva, M., O., E. (2021, julho, 14-16). Atividades Socialmente Úteis para a Inclusão de Jovens com Deficiência. [Comunicação]. 11º Encontro de Investigadores do CeiED Do cientista cidadão à ciência cidadã: olhares cruzados na construção do conhecimento.
    • Silva, M., O., E.; Almeida, A., C. (2020). Inclusão Social de Pessoas com Deficiência Intelectual e Desenvolvimental no âmbito de um projeto piloto de uma Instituição. [Poster]. 10º Encontro de Investigadores A Ciência em Tempos de Turbulência: Cidade, Memória, Educação. Lisboa: ULHT.
    • Silva, M., O., E.; Elias, M., F. (2020). Assistentes Operacionais: agentes de apoio à Inclusão de crianças com Transtorno do Espectro dom Autismo. [Poster]. 10º Encontro de Investigadores A Ciência em Tempos de Turbulência: Cidade, Memória, Educação. Lisboa: ULHT.
    • Ventura, M.; Nascimento, M.; Silva, M., O., E. (2019, julho). A Cooperação entre docentes e diferenciação pedagógica como promotoras de Inclusão. [Poster]. 9º Encontro de Investigadores do CeiED Investigação em Educação: Olhares Plurais na Co-Criação de Justiça Cognitiva. Lisboa: ULHT.
    • Simões, A., S.; Silva, M., O., E. (2018, julho). Artes e Inclusão Educativa. [Comunicação]. 8º Encontro de Investigadores Investigação em Educação “Percursos e Processos Contemporâneos”. Lisboa, ULHT.
    • Miranda, M., A.; Silva, M., O., E. (2018, julho). Intervenção Precoce em Contexto de Creche: um passo para a Inclusão. [Comunicação]. 8º Encontro de Investigadores “Investigação em Educação: Percursos e Processos Contemporâneos” Lisboa, ULHT.

    Outras publicações

    • Elias, M. F. & Silva, M. O. E. (2021). Assistentes Operacionais e Inclusão de crianças com Perturbações do Espectro do Autismo no Jardim de Infância: um grupo esquecido na partilha de práticas? In Guerreiro, A; Luisa, C.; Martins, M., H. & Borges, M., L. (Ed.). E-BOOKIII Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva Construir a Equidade em Tempos de Mudança. (pp. 19-29). Faro: Universidade do Algarve. DOI: https://doi.org/10.34623/cs4j-cj82. http://hdl.handle.net/10400.1/17484
    • Almeida, A., G., C. & Silva, M. O. E. (2021). Inclusão laboral de Jovens com Deficiência Intelectual e Desenvolvimental através de Atividades Socialmente Úteis. In Guerreiro, A; Luisa, C.; Martins, M., H. & Borges, M., L. (Ed.). E-BOOKIII Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva Construir a Equidade em Tempos de Mudança. (pp. 375-385). Faro: Universidade do Algarve. DOI: https://doi.org/10.34623/cs4j-cj82. http://hdl.handle.net/10400.1/17484
    • Silva, M. O. E. & Serradas, R. D. (2022). Educação para a inclusão de jovens com Necessidades Educativas Especiais – a formação de professores no centro do processo. In. Cavaco, C., Costa, F., Marques, J., Viana, J., Marreiros, R., Faria, A. R. (2022). Atas do XXVIII Colóquio da AFIRSE Portugal Educação e Idades da Vida Problemáticas de Investigação e Desafios na Sociedade Contemporânea (pp. 714-721). AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. http://afirse.ie.ul.pt/coloquios/xxviii-coloquio-2021/atas-2021/
    • Pascoal, Manuela. N & Silva, M. O. E. (2022). A Inclusão numa turma do Ensino Regular de um aluno com Trissomia 21: perceção dos pais e dos professores. In. Cavaco, C., Costa, F., Marques, J., Viana, J., Marreiros, R., Faria, A. R. (2022). Atas do XXVIII Colóquio da AFIRSE Portugal Educação e Idades da Vida Problemáticas de Investigação e Desafios na Sociedade Contemporânea (pp. 500-508). AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. http://afirse.ie.ul.pt/coloquios/xxviii-coloquio-2021/atas-2021/
    • Elias, M. F. & Silva, M. O. E. (2022). A inclusão de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo no Jardim de Infância: a atuação dos Assistentes Operacionais. In. Cavaco, C., Costa, F., Marques, J., Viana, J., Marreiros, R., Faria, A. R. (2022). Atas do XXVIII Colóquio da AFIRSE Portugal Educação e Idades da Vida Problemáticas de Investigação e Desafios na Sociedade Contemporânea (pp. 186-192). Lisboa: AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. http://afirse.ie.ul.pt/coloquios/xxviii-coloquio-2021/atas-2021/
    • Miranda, M., A.; Silva, M., O., E. (2019). Intervenção Precoce em contexto de Creche: um passo para a inclusão. Atas. 8º Encontro de Investigadores. Investigação em Educação: percursos e processos contemporâneos. ESTUDOS. Lisboa: ULHT, p. 45-51.
    • Simões, A., S.; Silva, M. O. E. (2019). Artes e Inclusão Educativa. Atas. 8º Encontro de Investigadores. Investigação em Educação: percursos e processos contemporâneos. ESTUDOS. Lisboa: ULHT, p. 75-80.
    • Silva, M., O., E. & Duarte, R., S. (2015). Relatório de Avaliação Final do Projeto Conhecer para Diferenciar, Agir para Incluir.
  • Participação em Eventos Científicos

    Organização e Comissões Científicas

    • Seminário Internacional Educação e Inovação e Inclusão, realizado em parceria pela Universidade Lusófona do Porto, Universidade de Santiago de Compostela e Vindas Educação Internacional. Porto, Santiago de Compostela e Santo Tirso (12 a 19 de outubro de 2019).
    • Simpósio Luso-Brasileiro de Educação Inclusiva: Percursos e Práticas, promovido pela Vindas Internacional/Portugal, pela ULHT e pelo Movimento Paratodos/Brasil. Lisboa: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (11 de novembro)
    • 10º Encontro de Investigadores A Ciência em Tempos de Turbulência: Cidade, Memória, Educação. Lisboa: ULHT (22, 23 24 de julho de 2020).

    Comunicações em eventos internacionais

    • Cunha, A. G. & Silva, M. O. E. (2021). Inclusão Laboral de Jovens com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental através de Atividades Socialmente Úteis. III Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva Construir a Equidade em Tempos de Mudança. Universidade do Algarve (6 e 17 de abril). (comunicação aceite). 
    • Elias, M. F. & Silva, M. O. E. (2021). Assistentes Operacionais e Inclusão de crianças com Perturbações do Espectro do Autismo no Jardim de Infância: um grupo esquecido na partilha de práticas? III Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva Construir a Equidade em Tempos de Mudança. Universidade do Algarve (6 e 17 de abril). (comunicação aceite).
    • Elias, M. F. & Silva, M. O. E. (26, 27, 28 e 29 de janeiro, 2021). A Inclusão de Crianças com Transtorno do Espectro do Autismo no Jardim de Infância: a atuação dos Assistentes Operacionais. XXVIII Colóquio da AFIRSE – EDUCAÇÃO E IDADES DA VIDA – Problemáticas de investigação e desafios na sociedade.
    • Pascoal, M. N. & Silva, M. O. E. (26, 27, 28 e 29 de janeiro, 2021). A Inclusão de um aluno com Trissomia 21 numa turma de Ensino Regular: perceção dos pais e dos professores. XXVIII Colóquio da AFIRSE EDUCAÇÃO E IDADES DA VIDA – Problemáticas de investigação e desafios na sociedade contemporânea – 26, 27, 28 e 29 de janeiro de 2021.
    • Silva, M. O. E. & Duarte, R., S. (26, 27, 28 e 29 de janeiro, 2021). Educação para a Inclusão de jovens com Necessidades Educativas Especiais– a formação de professores no centro do processo. XXVIII Colóquio da AFIRSE EDUCAÇÃO E IDADES DA VIDA – Problemáticas de investigação e desafios na sociedade contemporânea – 26, 27, 28 e 29 de janeiro de 2021.
    • Silva, M. O. E. & Elias, M. F. (2019). O papel dos Assistentes Operacionais na inclusão de crianças com Transtorno do Espetro do Autismo. Comunicação. Simpósio Luso-Brasileiro “Educação Inclusiva: Percursos e Práticas”, promovido pela Vindas Internacional/Portugal, pela ULHT e pelo Movimento Paratodos/Brasil. Lisboa: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (11 de novembro).
    • Silva, M. O. E. & Nascimento, M. (2019). Cooperação docente: um caminho para a Inclusão. Comunicação. Simpósio Luso-Brasileiro “Educação Inclusiva: Percursos e Práticas”, promovido pela Vindas Internacional/Portugal, pela ULHT e pelo Movimento Paratodos/Brasil. Lisboa: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (11 de novembro).
    • Silva, M. O. E. (2019). Apresentação e lançamento, na qualidade de coautora, do livro Atitudes de Pessoas com Necessidades Especiais. ESTUDOS, publicado pelas Edições Universitárias Lusófonas. Simpósio luso-brasileiro “Educação Inclusiva: Percursos e Práticas”, promovido pela Vindas Internacional/Portugal, pela ULHT e pelo Movimento Paratodos/Brasil. Lisboa: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (11 de novembro).
    • Silva, M. O. E. (2019). Educação Inclusiva. Conferência. Simpósio luso-brasileiro “Educação Inclusiva: Percursos e Práticas”, promovido pela Vindas Internacional/Portugal, pela ULHT e pelo Movimento Paratodos/Brasil Lisboa: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (11 de novembro). 
    • Silva, M. O. E. & Ventura, M. R. (2019). Educação Inclusiva: da teoria às práticas numa Instituição de Solidariedade Social. Poster. VI Congresso Internacional Educação Inclusiva “Educação Inclusiva: Olhares pelo caminho”. Santarém: Pró-Inclusão, em parceria com a Escola Superior de Educação/IP de Santarém (24, 25 e 26 de outubro).
    • Silva, M. O E. & Nascimento, M. (2019). Inclusão e Cooperação entre Docentes. Poster. VI Congresso Internacional Educação Inclusiva “Educação Inclusiva: Olhares pelo caminho”. Santarém: Pró-Inclusão, em parceria com a Escola Superior de Educação/IP de Santarém (24, 25 e 26 de outubro).
    • Silva, M. O. E. (2019). Olhares sobre a inclusão. Palestra. Encontro Internacional “Tecnologias Assistivas – Linguagens de Inclusão e Técnicas Assistenciais”, promovido pela Fundação Hermínio Ometto, Araras, Brasil. Lisboa. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
    • Medeiros, S. A. & Silva, M. O. E. (2014). Práticas Pedagógicas de Inclusão/Exclusão de uma escola do ensino regular. Comunicação. Campina Grande: Congresso Internacional de Educação e Inclusão Práticas Pedagógicas, Direitos Humanos e Interculturalidade.
    • Silva, M. O. E. (2013). Metodologia de Estudo de Caso. Palestra. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
    • Silva, M. O. E. (2012). Desafios da Inclusão. Palestra. Crato: FUNCAR.
    • Silva, M. O. E. (10 e 11 de Outubro, 2011). Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Pesquisa em Educação Especial. Seminário. Programa de Pós-Graduação em Educação. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
    • Silva, M. O. E. & Nicolau, P. (2010). O Papel da Escola no Reforço da Ética e Valores relativamente à Inclusão. XVIII Colóquio da AFIRSE. Lisboa: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação.
    • Silva, M. O. E. & Catrola, M. (2010). A Educação Inclusiva não é uma Utopia. XVI Colóquio da AFIRSE. Lisboa: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação.
    • Silva, M. O. E. & Belas, G. (2010). Educação Inclusiva: uma Estratégia que responde a todos. XVI Colóquio da AFIRSE. Lisboa: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação.
    • Silva, M. O. E. (2010). Escola e Formação Docente – relato de uma experiência. XVI Colóquio da AFIRSE. Lisboa: Faculdadede Psicologia e Ciências da Educação.
    • Silva, M. O. E. (2008). O Professor de Educação Especial: um Mediador para a Inclusão de Alunos considerados com tendo Necessidades Educativas Especiais no Ensino Regular. XVI Colóquio da AFIRSE. Lisboa: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação.
    • Silva, M. O. E. & Ferreira, M. E. (2008). A Tutoria e a Mediação na Inclusão de Alunos com Multideficiência. XVI Colóquio da AFIRSE. Lisboa: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação.
    • Silva, M. O. E. (2007). Inclusão: Reflexões para a Complexidade da Formação. XV Colóquio da AFIRSE. Lisboa: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação.
    • Silva, M. O. E. (2007). Inclusão: Concepção e Práticas nos Últimos Dez Anos – Relato de uma Experiência. Conferência. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
    • Silva, M. O. E. (2007). Necessidades Educativas Especiais: da Identificação à Intervenção. Conferência. IIIº Ciclo de Estudos em Educação Inclusiva. Natal: Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
    • Silva, M. O. E. (2007). A Análise de Necessidades de Formação de professores como Estratégia para a Construção de uma Escola Inclusiva. Conferência. IIIº Ciclo de Estudos em Educação Inclusiva. Natal: Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
    • Silva, M. O. E. (2007). Educação Inclusiva e Formação de professores: Caminhos entre Práticas e Teorias. IVº Colóquio da AFIRSE. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
    • Silva, M. O. E. (2006). Inclusão e Formação de Professores: Desafios e Oportunidades. XIV Colóquio da AFIRSE. Lisboa: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação.
    • Silva, M. O. E. (2005). Estratégias de Formação Contínua para uma Escola Inclusiva, 13º Colóquio Internacional da AFIRSE. Manaus: Universidade Federal do Amazonas.
    • Silva, M. O. E. (2002). Reflectir Necessidades: Uma Estratégia de Formação. XII Colóquio da AFIRSE. Lisboa: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação.
    • Silva, M. O. E. (2003). (Re)Pensar a Formação Contínua: Um Contributo Para Uma Escola de Qualidade. IIº Colóquio Brasileiro da AFIRSE, Pluralidade e Realidade Latino-Americana. Brasília: Universidade de Brasília.
    • Silva, M. O. E. (2003). Reflectindo a Inclusão. IIº Colóquio Brasileiro da AFIRSE, Pluralidade e Realidade Latino-Americana, Brasília: Universidade de Brasília.
    • Silva, M. O. E. & Rodrigues, A. (2003). Percursos de Vida: Um Modelo de Formação Contínua, em conjunto com Armindo Rodrigues, IIº Colóquio Brasileiro da AFIRSE, Pluralidade e Realidade Latino-Americana, Brasília: Universidade de Brasília.
    • Silva, M. O. E. (2001). A Análise de Necessidades de Formação: Uma Estratégia Para (Re)Pensar a Indisciplina. XI Colóquio da AFIRSE. Lisboa: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação.
    • Silva, M. O. E. (2001). A Análise de Necessidades de Formação Contínua de Professores: Uma Estratégia para (re)pensar a Inclusão. X Colóquio Internacional da AFIRSE – I Colóquio Nacional da Secção Brasileira. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
    • Silva, M. O. E. (1996). A Integração em Portugal – Relato de uma Experiência. Seminário Metodologias e Experiências Inovadoras em Educação Especial. São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

    Comunicações em eventos nacionais

    • Matado, M. G. L. & M. O. E. (2021). Inclusão de alunos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental em tempos de pandemia. V Encontro Nacional de Jovens Investigadores “Investigação em Educação e Responsabilidade Social: vozes dos jovens investigadores”. (CIDTFF da Universidade de Aveiro e do LE@D da Universidade Aberta, em articulação com o Conselho Coordenador de Centros de Investigação em Ciência e Políticas da Educação (16 e 17 de abril, on-line). (comunicação aceite).
    • Elias, M. F. & Silva, M. O. E. (2021). Atitudes dos Assistentes Operacionais na inclusão de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo no Jardim de Infância. V Encontro Nacional de Jovens Investigadores “Investigação em Educação e Responsabilidade Social: vozes dos jovens investigadores”. (CIDTFF da Universidade de Aveiro e do LE@D da Universidade Aberta, em articulação com o Conselho Coordenador de Centros de Investigação em Ciência e Políticas da Educação (16 e 17 de abril, on-line). (comunicação aceite).
    • Pascoal, M. M.N. & Silva, M. O. E. (2021). A importância da relação Escola-Família para a Inclusão de Alunos com Trissomia 21. V Encontro Nacional de Jovens Investigadores “Investigação em Educação e Responsabilidade Social: vozes dos jovens investigadores”. (CIDTFF da Universidade de Aveiro e do LE@D da Universidade Aberta, em articulação com o Conselho Coordenador de Centros de Investigação em Ciência e Políticas da Educação (16 e 17 de abril, on-line). (comunicação aceite).
    • Silva, M. O. E. & Almeida, A., C. (2020). Inclusão Social de Pessoas com Deficiência Intelectual e Desenvolvimental no âmbito de um projeto piloto de uma Instituição. Poster apresentado no 10º Encontro de Investigadores A Ciência em Tempos de Turbulência: Cidade, Memória, Educação. Lisboa: ULHT.
    • Silva, M. O. E. & Elias, M. F. (2020). Assistentes Operacionais: agentes de apoio à Inclusão de crianças com Transtorno do Espectro dom Autismo. Poster apresentado no 10º Encontro de Investigadores A Ciência em Tempos de Turbulência: Cidade, Memória, Educação. Lisboa: ULHT.
    • Silva, M. O. E. & Mota, R. P. R. B. (2016). Refletir, Investigar e Agir para Incluir: o papel das Artes Visuais. Comunicação apresentada no 7º Encontro de Investigadores do CeiED Lusofonia: da Dominação Colonial à Cooperação. Lisboa: ULHT.
    • Silva, M. O. E. & Coelho, F. S. & Neves, F. K. (2016). Da Transição para a Vida Ativa até à inclusão no mercado de trabalho. Comunicação apresentada no 6º Encontro de Investigadores do CeiED Lusofonia: da Dominação Colonial à Cooperação. Lisboa: ULHT.
    • Silva, M. O. E. & Coelho, F. S. (2015). Funções e tarefas do psicólogo na inclusão de alunos com dificuldade intelectual e desenvolvimental que têm currículo específico individual. Comunicação apresentada no 6º Encontro de Investigadores do CeiED Educação, Espaço e Tempo: investigação, conhecimento e intervenção social. Lisboa: ULHT.
    •  Silva, M. O. E. & Neves, F. K. (2015). Perceção de pessoas com dificuldade intelectual e desenvolvimental relativamente à sua inclusão. Comunicação apresentada no 6º Encontro de Investigadores do CeiED Educação, Espaço e Tempo: Investigação, Conhecimento e Intervenção Social. (Lisboa: ULHT).
    • Silva, M. O. E. & Coelho F. (2014). Funções e Tarefas do Psicólogo na Inclusão Escolar dos Alunos com Dificuldade Intelectual e Desenvovimental que têm Currículo Específico Individual. 5º Encontro de Investigadores do CeiED Justiça Social e Justiça Cognitiva A construção de sociedades mais justas. Lisboa: ULHT.
    • Silva, M. O. E. & Carvalho, M. R.A. (2014). Inclusão escolar: estudo realizado com alunos com Síndroma de Down na rede privada de ensino no município de Olinda/PE. 5º Encontro de Investigadores do CeiED Justiça Social e Justiça Cognitiva A construção de sociedades mais justas. Lisboa: ULHT.
    • Silva, M. O. E. (2014). Dados de Investigação: testemunho para a construção da Escola Inclusiva. VI Seminário Nacional Educomunicação e Cultura Inclusiva. Lisboa: ULHT.
    • Silva, M. O. E. (2011). Exclusão Social no Contexto Educativo. Mesa Redonda Seminário II Qualidade de Vida em Contextos de Intervenção Social, organizado pela Fundação AFID. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
    • Silva, M. O. E. (2008). Saber, Saber Ser, Saber Fazer e Saber Viver com os Outros: O Desafio da Escola Para o Século XXI. Conferência Educando o Cidadão Global. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
    • Silva, M. O. E. (2008). Educação Inclusiva e Formação de Professores. Conferência Educando o Cidadão Global. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
    • Silva, M. O. E. & Ferreira, M. E. (2008). Unidades de Apoio Especializado, Multideficiência e Inclusão. Conferência Educando o Cidadão Global. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
    • Silva, M. O. E. (2007). Perceber a Diferença para Responder com Sucesso. Colóquio da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação. Funchal: Universidade da Madeira.

    Outras publicações

    • Silva, M. O. E. & Duarte, R. S. (2015). Relatório de Avaliação Final do Projeto Conhecer para Diferenciar, Agir para Incluir.
    • Silva, M. O. E. (2003). Reflectir Necessidades de Formação: Uma Estratégia para a Inclusão de Alunos com NEE. Gymnasium, 19-29.
  • Participação em Projectos
    • Silva, M. O. E.; Serradas, R. M. D. Membros do Projeto de I&D Metodologias de Investigação na Formação Avançada em Educação (ReMASE)”, submetido à Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) pela COFAC, Cooperativa de Formação e Animação Cultural, CRL. Aprovado pela FCT, inicia-se em janeiro de 2022.
    • Silva, M. O. E.; Amaral, I. M. & Belchior, M. (2021, setembro). Membros, em conjunto com outras Comunidades de Investigação e Aprendizagem (ReLeCo), da 2ª edição Apoio Especial FCT “Verão com Ciência” – “Escolas de Ciência: Iniciação à investigação científica e experiências digitais para uma ciência de futuro”. CeiED, ULHT.
    • Lima-Rodrigues, L. Membro do Projeto I&D “The Power and the Possibilities for the Public Good. Global Citizenship Education and Teacher Bildung in an Era of Extremes”, submetido à Fundação para a Ciência e Tecnologia pela COFAC, Cooperativa de Formação e Animação Cultural, CRL (COFAC), em abril de 2020. 
    • Lima-Rodrigues, L. Membro da equipa da Sociedade Portuguesa de Psicodrama do Projeto PERFORMERS #2 – SCENE, onde participam a Hungria, o Reino Unido, a Suécia, Portugal e ainda a Federação Europeia de Organizações Formadoras de Psicodrama (FEPTO). Projeto financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do projeto ERASMUS + (2018-1-HU01-KA202-047847), coordenado pela Magyar Pszichodrama Egyesület (HU).