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Comunidades de Investigação e de Aprendizagem (ReLeCo)

NEM: Núcleo de Estudos Em Mediação

Apresentação

As figuras e os dispositivos de mediação têm-se expandido pelas várias dimensões da interação social. Já em 1988, Bonafe-Schmitt referia a necessidade de se desenvolver uma “sociologia da mediação” que definisse o seu campo e ultrapassasse a tentação redutora de confinar a mediação a certas abordagens do saber como do direito, da psicologia, da sociologia, ou ainda a um determinado domínio de intervenção familiar, penal, social, educativo, etc.

A mediação assume uma natureza interdisciplinar, exigindo, por um lado, uma análise global da mediação, e, por outro lado, uma precisão na sua integração nos diversos campos de intervenção.

As complexas dinâmicas sociais e culturais do mundo contemporâneo, em termos da organização, condições, dinâmica e valores, impôs a necessidade de (re)criar os processos de interação social, fazendo aumentar a solicitação por meios dialógicos de intercompreensão renovados, que contribuam para a construção de uma cultura democrática e de cidadania, assim como de um desenvolvimento social harmonioso.

Em concreto, a mediação é apresentada como uma metodologia adequada à promoção das diversas dimensões relacionais do individuo e da sociedade, seja como estratégia de formação, como veiculadora de convivência, coeficiente de coesão, modelo de intercomunicação, como cultura, numa lógica transversal de aprendizagem de novas formas de socialidade.

A mediação tende a situar-se próxima de abordagens que a entendem como um método ou uma técnica disponível para resolver construtivamente conflitos, ou próxima de abordagens que encontram nela potencialidades de intervenção transformadora.

Assim, a mediação consiste numa metodologia de capacitação, de empoderamento e construtora de convivências colaborativas, co construídas e pacíficas. Mais do que uma perspetiva utópica, é um movimento emergente e generativo para a construção de possibilidades que integra aprendizagem, comunicação, prevenção e resolução de conflitos.

Em síntese, a mediação é consensualmente apresentada como sendo uma metodologia que, pelas suas potencialidades, pode acarretar uma mudança cultural e social, baseada no respeito pela dignidade e direitos da Pessoa Humana e que, como modelo teórico-prático, contribui para a construção de sã convivência entre indivíduos e de paz na sociedade.

Este Núcleo de Estudos em Mediação (NEM) pretende estudar teórica e empiricamente a mediação, porquanto o seu sucesso resulta, efetivamente, da forma como se passa de teoria para a prática, e identificar para investigar e disseminar práticas de mediação e atuações do mediador numa lógica de transformação, melhoria e pacificação.

Objetivos

Produzir conhecimento sobre a mediação como metodologia de intervenção empoderadora, nas suas diversas dimensões e tipologias.

Estudar práticas de mediação implementadas em Portugal, na Europa e no mundo.

Conceber, orientar e disseminar boas práticas de mediação nos vários contextos sociais: educativo, escolar, comunitário, intercultural, familiar, entre outros.

Áreas temáticas ou conteúdos programáticos

  • Mediação social
  • Mediação escolar
  • Mediação intercultural
  • Mediação, convivência e cidadania
  • Mediação e educação
  • Mediação: prevenção, gestão e resolução de conflitos
  • Mediação e inclusão
  • Mediação e inovação social

Coordenação

Maria Elisabete Guedes Pinto da Costa

Investigadores

  • Alcina Manuela de Oliveira Martins
  • Ana Cristina da Silva dos Anjos
  • Andrea Soares de Oliveira
  • Maria de Fátima Venera Rebelo Vara
  • Fernanda Carolina Souza Carneiro de Almeida
  • Maria Ilda de Ornelas Velosa Costa
  • Marta Isabel de Almeida e Silva Vilas Boas
  • Mónica Cristina Nogueira Soares
  • Patrícia do Oliveira Ribeiro
  • Renata Teles da Costa
  • Rita Branco de Brito
  • Publicações

    Livros

    • Pinto da Costa, E. (2019). Mediação Escolar: da Teoria à Prática. Lisboa: Edições Académicas Lusófonas.
    • Soares, M. (2019). A Educação para a Convivência na Escola: As conceções teóricas, a perceção dos/as alunos/as e a prevenção/intervenção. Berlim: Novas Edições Académicas. ISBN 978-3-639-68159-8.

    Edição/organização de Livros/Revistas/Livros de Atas

    • Pinto da Costa, E.; Anjos, R. & Przygoda, M. (Eds) (2020). Economic and Social Development (Book of Proceedings), 52nd International Scientific Conference on Economic and Social Development Development. Varazdin/ Croatia: Development and Entrepreneurship Agency and University North. ISSN 1849-7535. (Open access and double-blind peer reviewed. Indexed ProQuest, EconBIZ, CPCI and EconLit databases: Book_of_Proceedings / http://www.esd-conference.com
    • Magalhães, M.; Loureiro, L.; Pinto da Costa, E. & Ribeiro, M. (2018) (Org.). Constelações do Ativismo em rede. Livro de Atas do II Congresso Internacional de Net-Ativismo. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. ISBN: 978-989-757-066-7.
    • Pinto da Costa, E. Silva, C. & Costa, A. (Eds) (2016). Potencialidades da pesquisa na Internet para a Investigação Qualitativa. In Internet Corpus Latent Journal (6)2, pp. 1-4. ISSN 1647-7308. http://revistas.ua.pt//index.php/ilcj/index

    Capítulos de livro

    • Pinto da Costa, E. (2020). Desafios da internacionalização e da mobilidade acadêmica no Ensino Superior Europeu. R. Brito (Org.), Internacionalização da educação básica e superior: desafios, perspectivas, experiências, pp. 239-258. Brasília: Universidade Católica de Brasília – Cátedra Unesco de Juventude, Educação e Sociedade – UNSECO. Disponível aqui.
    • Pinto da Costa, E. & Sá, Susana (2019). Conflict Mediation at School: Literature Review with webQDA®. António Pedro Costa & Pedro Reis (Orgs), Computer Supported Qualitative Research, Vol. 1068, pp. 114-123. Springer. doi.org.
    • Pinto da Costa, E. (2019). Mediação escolar: abordagem avaliativa de um modelo de alcance amplo. In B. Picaglie; A. C. Oliveira (Orgs.), Conhecimentos e saberes da psicopedagogia, pp. 28-38. Ponta Grossa: Atena Editor. doi.org. Disponível aqui.
    • Pinto da Costa, E. & Sá, S. (2019). Teacher Narratives on the Practice of Conflict Mediation. A. Costa; L. Reis & A. Moreira (Eds.), Computer Supported Qualitative Research. WCQR2018. Advances in Intelligent Systems and Computing, vol 861, pp. 156-169. Springer: Cham. doi.org.
    • Pinto da Costa, E. (2018). A mediação de conflitos nas interfaces da mediação na escola. In M. Assunção Flores; A. Silva & S. Fernandes (Orgs.), Contextos de Mediação e de Desenvolvimento Profissional (pp. 35-58). Santo Tirso: De Facto Editores.
    • Pinto da Costa, E. (2018). Modelos de mediación de conflictos en el ámbito escolar y evidencias de un proyecto portugués con un enfoque amplio. In J. C. Torrego; L. Rayón; Y. Muñoz & P. Hernández (Eds.), Inclusión y Mejora Educativa. Obras colectivas. Ciencias de la Educación, 24. Alcalá de Henares: Servicio de Publicaciones de Universidad de Alcalá de Henares, pp. 228-238. I.S.B.N.: 978-84-16978-95-3.
    • Pinto da Costa (2017). A mediação de conflitos em Portugal. Sistemas Públicos de Mediação (familiar, penal e laboral e nos Julgados de Paz) e Mediação Privada. In C. Oliveira & C. Pires (Org.), O Estado da Justiça. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas, pp. 75 – 108.
    • Costa, E.P.; Seijo, T. & Martins, A. (2016). Gabinetes de Mediação de Conflitos: estrutura de pacificação, dinâmica e resultados. In A. M. C. Silva; M. L. Carvalho & L. R. Oliveira (Eds.), Sustentabilidade da mediação social: processos e práticas, pp. 107-118. Braga: CECS – Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. Universidade do Minho. ISBN (ebook) 978-989-8600-53-0 e ISBN (impresso) 978-989-8600-54-7.
    • Pinto da Costa, E. (2010). Novos espaços de intervenção: a mediação de conflitos em contexto escolar. In Vasconcelos-Sousa (Coord.), Mediação e Consensus. Instrumentos de empoderamento do cidadão na União Europeia, pp. 155- 166. Coimbra. Minerva/Mediarcom. ISBN 978-972-798-289-9.

    Artigos em Revistas Científicas Nacionais Indexadas

    • Pinto da Costa, E.; Torrego, J. & Martins, A. (2018). Mediação escolar: a análise qualitativa da dimensão interpessoal/ social de um projeto de intervenção numa escola TEIP. Revista Lusófona de Educação, 40, 111-126. DOI: 10.24140. Disponível aqui.

    Artigos em Revistas Científicas Internacionais Indexadas

    • Alves, M. & Pinto da Costa, E. (2021). Framing conflict mediation in the context of teacher training: a scoping review of the literature between 2000 and 2020. Elizabeth M. Pope; Catarina Brandão; Cedric G. Sanders e Nuria Fabrellas (Eds), New Trends in Qualitative Research, 6, 72–82. doi.org. Disponível aqui.
    • Pinto da Costa, E., & Costa, I. (2020). Formação contínua de professores em mediação de conflitos: Motivações e avaliação. Susana Oliveira e Sá, Fábio Freitas, Paulo Castro, Mercedes González Sanmamed & António Pedro Costa (Eds), New Trends in Qualitative Research, 2, 366–377. doi.org. Disponível aqui.
    • Pinto da Costa, E. & Carvalho, R (2020). School mediation offices: portuguese experience. International Scientific Conference on Economic and Social Development. Varazdin/ Croatia: Development and Entrepreneurship Agency and University North, pp. 253-262. ISSN 1849-7535. (Open access and double-blind peer reviewed. Indexed ProQuest, EconBIZ, CPCI and EconLit databases. Disponível aqui.
    • Pinto da Costa, E., Oliveira Martins, A., Torrego, J. C., & Sá, S. (2020). Mediación de conflictos en el plan de mejora: una contribución en el contexto escolar. Campo Abierto. Revista De Educación, 39(2), 181-192. doi.org. Disponível aqui.
    • Indexación del contenido en los siguientes repositorios: REDIB, Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico, Dialnet , IRESIE. Índices de impacto y citación: Google Scholar (Índice H / Índice i10), Dialnet (Impacto Educación, 2018: 0.130; 125/225, Cuartil 3).
    • Pinto da Costa, E. & Costa, I. (2020). Continuing Teacher Training in Conflict Mediation: A Socio-Educational Strategy for the Current School. International Journal of Management Science and Business Administration, 6(4), 63-69. Disponível aqui.
    • Pinto da Costa, E. (2019). A escola como entidade promotora de melhoria da convivência, através da mediação de conflitos, no contexto das ciências da educação. Dialogia. Dossiê Temático: Violências na Escola. São Paulo, n. 32, p. 81-92, maio/ago. 2019. DOI: https://doi.org/10.5585/Dialogia.n32.13636
    • Saavedra; R.; Costa, E. P. & Ribeiro, J. (2018). Conocimiento y contextos Interculturales: enfoques Cualitativos. Revista Fórum Identidades. Itabaiana-SE, Universidade Federal de Sergipe, v. 27, p. 201-212, mai.-ago. ISSN 1982-3916 – Qualis CAPES. Indexada: LartinRev. Web of Science. Disponível aqui.
    • Pinto da Costa, E. (2017). Um projeto de mediação de uma escola TEIP (condicionantes, facilitadores e melhorias). A TEIP school mediation project (constraints, facilitators and improvements). Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Vol. Extr., No. 02, 95-100. eISSN: 2386-7418, 2017. doi.org
    • Pinto da Costa, E. & Costa, A. (2017). O trabalho colaborativo apoiado pelas tecnologias: o exemplo da investigação qualitativa O trabalho colaborativo apoiado pelas tecnologias: o exemplo da investigação qualitativa. Revista EDaPECI. São Cristóvão (SE). v.17. n. 2, 61-69. mai./ago. 2017.
    • Pinto da Costa, E.; Torrego, J.; Martins, A. & Carrington, M. (2016). Desafios colocados pela avaliação de um projeto de mediação escolar. Revista Eixo, (5)3, 27-36. ISSN 2238-5630. doi.org. Disponível aqui.
    • Pinto da Costa, E. & Melo, M. (2012). Evaluation of youth´s satisfaction about the conflict mediation sessions. International Journal of Developmental and Educational Psychology. INFAD – Revista de Psicología – Infancia y Adolescencia en un mundo en crisis y cambio, Año XXIV, 1, Vol.1, 375-382.

    Artigos em Revistas Científicas Nacionais Não Indexadas

    • Pinto da Costa (2020). Convivência e paz em tempos de crise: contributos da mediação. Revista EstreiaDiálogos. Rede Internacional de Investigação-Ação Colaborativa, 5(2), 15-29. Disponível aqui.
    • Pinto da Costa, E.; Ribeiro, P. & Teles, R. (2019). Cultura(s) de Convivência Juvenil potenciada(s) pela Mediação. In A. Nunes (Ed.), Revista Psicologia, Educação e Cultural. Vol. XXIII, nº 1, maio, 2019 (171-185). Vila Nova de Gaia: ISPGAYA. Disponível aqui.
    • Pinto da Costa, E. & Sá, S. (2019). Prática de mediação de conflitos por professores e educadores em contexto. In A. Nunes (Ed.), Revista Psicologia, Educação e Cultural. Vol. XXIII, nº 1, maio, 2019 (203-221). Vila Nova de Gaia: ISPGAYA. Disponível aqui.
    • Pinto da Costa, E. (2010). Intervenção em Mediação de Conflitos em Contexto Escolar. Revista Ozarfaxinars. TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária. Matosinhos, 2. Disponível aqui

    Artigos em Revistas Científicas Internacionais Não Indexadas

    • Pinto da Costa (2021). For an organizational perspective of school mediation / Por una perspetiva de la mediación escolar. Quaderni di Conciliazione, 2020, 14, Università di Cagliari, pp. 17-23. ISBN 978-88-8374-107-4. Disponível aqui.
    • Pinto da Costa, E.; Silva, C. & Costa, A. (2016). Potencialidades da pesquisa na Internet para a Investigação Qualitativa. Internet Corpus Latent Journal (6)2, 1-4. ISSN 1647-7308. Disponível aqui.
    • Pinto da Costa, E. (2014). De la diversidad praxeológica a la unidad identitaria de los mediadores. La Trama – Revista interdisciplinaria de mediación y resolución de conflictos, 41, 1-9. ISSN 1853-6832. Disponível aqui.

    Artigos em Livros de Atas de Congressos Nacionais com Avaliação Científica

    • Pinto da Costa, E. & Sá, S. (2019). Experimentar a Mediação de Conflitos em contexto escolar: perceção dos educadores e professores da educação pré-escolar ao 2ºciclo do ensino básico. In Seixas, A. M. (2029). Atas do XIV Congresso SPCE. XIV Congresso da SPCE | Ciências, Culturas e Cidadanias. Coimbra: Universidade de Coimbra, pp. 460-471. ISBN 978-989-99775-5-6. Disponível aqui.
    • Pinto da Costa, E. & Teles, R. (2014). Mediação de Conflitos: um exercício de cidadania, In Atas do XII Congresso da SPCE. As Ciências da Educação: Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar. Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, pp. 706-715.

    Artigos em Livros de Atas de Congressos Internacionais com Avaliação Científica

    • Pinto da Costa, E. & Costa, I. (2020). Continuing teacher training in conflict mediation: a socio-educational strategy for the current school. Economic and Social Development (Book of Proceedings), 52nd International Scientific Conference on Economic and Social Development Development. Varazdin/ Croatia: Development and Entrepreneurship Agency and University North, pp. 617-565. ISSN 1849-7535. (Open access and double-blind peer reviewed. Indexed ProQuest, EconBIZ, CPCI and EconLit databases: Book_of_Proceedings / www.esd-conference.com.
    • Pinto da Costa, E.; Martins, A.; Torrego; J. & Sá, S. (2019). A posição estratégia da Mediação de Conflitos no Plano de Melhoria de Escola. In Atas CIAIQ2019. Investigação Qualitativa em Educação/Investigación Cualitativa en Educación, Vol. I. Lisboa: CIAIQ, pp. 62-71. ISBN: 978-989-54476-3-3. Disponível aqui.
    • Pinto da Costa, E. & Sá, S. (2019). Prática de mediação de conflitos por professores e educadores. In A. Nunes; D. F. Jorge; J. R. Monteiro; J. C. Morais; L. T. Dias, L. Miranda, M. Ricou & R. Trindade (Orgs.), Atas do 3º Congresso Internacional promovido pela Revista de Psicologia, Educação e Cultura: “o local e o mundo: sinergias na era da informação”. Vila Nova de Gaya: ISPAGAYA, pp. 380-396. ISBN: 978-972-8182-18-2. Disponível aqui.
    • Pinto da Costa, E.; Ribeiro, P. & Teles, R. (2019). Cultura(s) de Convivência Juvenil potenciada(s) pela Mediação. In A. Nunes; D. F. Jorge; J. R. Monteiro; J. C. Morais; L. T. Dias, L. Miranda, M. Ricou & R. Trindade (Orgs.), Atas do 3º Congresso Internacional promovido pela Revista de Psicologia, Educação e Cultura: “o local e o mundo: sinergias na era da informação”. Vila Nova de Gaya: ISPAGAYA, pp. 336-351. ISBN: 978-972-8182-18-2. Disponível aqui.
    • Pinto da Costa, E. & Vilas-Boas, M. (2019). Aprendizagens na “escola de mediadores”. In A. Nunes; D. F. Jorge; J. R. Monteiro; J. C. Morais; L. T. Dias, L. Miranda, M. Ricou & R. Trindade (Orgs.), Atas do 3º Congresso Internacional promovido pela Revista de Psicologia, Educação e Cultura: “o local e o mundo: sinergias na era da informação”. Vila Nova de Gaya: ISPAGAYA, pp. 369-379. ISBN: 978-972-8182-18-2. Disponível aqui.
    • Pinto da Costa, E. (2018). Propuesta de Modelo de Proyecto de Mediación de Conflictos. Atas de Congreso II Fórum Internacional de Mediadores de Conflictos. Córdoba: Universidad de Loyola, pp. 1-8. Disponível aqui.
    • Pinto da Costa, E.; Torrego, J. & Martins, A. (2017). A investigação qualitativa como metodologia compreensiva da dimensão interpessoal/social de um projecto de mediação de conflitos. Atas CIAIQ2017. Investigação Qualitativa em Educação/Investigación Cualitativa en Educación, Vol. I. Salamanca: CIAIQ, pp. 683-691. ISBN: 978-972-8914-75-2. Disponível aqui.
    • Pinto da Costa, E. (2017). Mediación Escolar: Un Estudio de Caso en Portugal. Atas IX Conferencia Internacional del Foro Mundial de Mediación. Distintas miradas sobre las mediaciones interpersonales y las mediaciones internacionales. Manoir St-Sauveur. Laurentides – Quebeque – Canadá: Foro Mundial de Mediación (Co-organización: Centro de Investigación en Derecho Público – Universidad de Montreal y Universidad de Luxemburgo), pp. 1-8. Disponível aqui.
    • Costa, E.P.; Seijo, T.; Martins, A. & Carrington, M. (2016). Avaliação de um Projeto de Mediação de Conflitos em Contexto Escolar, Atas CIAIQ2016. Investigação Qualitativa em Educação/Investigación Cualitativa en Educación, Vol. I. Porto: CIAIQ, pp. 525-533. SBN: 978-972-8914-58-5 (formato digital).
    • Costa, E.P.; Seijo, T. & Martins, A. (2015). O projeto de mediação de conflitos como dispositivo de melhoria. Atas do I Seminário Internacional – Educação, Território e Desenvolvimento Humano, Vol. II. Porto: Universidade Católica do Porto. pp. 334-345. ISBN: 978-989-99486-0-0. Disponível aqui.
    • Pinto da Costa, E. & Barandela, T. (2012). Contributo para a melhoria socioeducativa da escola: implementação de um plano de convivência, Atas do II Seminário Internacional Contributos da Psicologia em Contextos Educativos. Braga: Universidade do Minho, pp. 140-149. Disponível aqui.
    • Barandela, T. & Pinto da Costa, E. (2011). A aula de Convivência: um dispositivo de mediação socioeducativa. Atas do XI Congresso Internacional de Psicopedagogia Galego-Português. Corunha: Universidade da Corunha, pp. 4585-4598.
    • Pinto da Costa, E.; Melo, M. & Jesus, P. (2011). Construção e validação de uma escala de competências de mediação de conflitos em jovens (ECMEDJ), Atas do XI Congresso Internacional de Psicopedagogia Galego-Português. Corunha. Universidade da Corunha, pp. 4623-4631.
    • Pinto da Costa, E. & Barandela, T. (2010). A mediação escolar na narrativa dos alunos do ensino secundário. Atas do I Seminário Internacional Contributos da Psicologia em Contextos Educativos. Braga: Universidade do Minho, pp. 1354-1368.
    • Pinto da Costa, E.; Almeida, L. & Melo, M. (2009). A mediação para a convivência entre pares: contributos da formação em alunos do ensino básico. Atas do X Congresso Internacional Galego-Português. Braga: Universidade do Minho, pp. 165-178.
    • Pinto da Costa, E. (2009). Questões sobre a mediação e os mediadores. Atas do Seminário Mediação Socioeducativa: Contextos e Atores. Braga: Universidade do Minho, pp. 37-39.

    Comunicações em Conferências Internacionais com Avaliação Científica

    • Franciane de Oliveira Pinho, Rafael Fonseca de Castro, & Elisabete Pinto da Costa. (2021). Mediação de Conflitos: Impactos de uma intervenção pedagógica uma escola pública na Amazónia Ocidental do Brasil. New Trends in Qualitative Research, 7, 367–376. doi.org e artigo disponível aqui.
    • Silva, A.; Pinto da Costa, E. & Branco, M. (2021, abril). Qualité et reconnaissance professionnelle de la pratique de Médiation. Comunicação apresentada no Webinar Internacional O Perfil do Mediadores Projeto Europeu, no âmbito do Projeto Europeiu LIMEdiat (Licenciatura Europeia em Mediação para a Inclusão Social (Projeto Erasmus+ LIMEdiat: 2020-1-FR01-KA203-079934 (23.04.2021).
    • Alves, M. & Pinto da Costa, E. (2021, janeiro). Framing conflict mediation in the context of teacher training: a scoping review of the literature between 2000 and 2020. Comunicação apresentada no 5th World Conference on Qualitative Research (WCQR2021) (22.01.2021).
    • Pinto da Costa, E. & Costa, I. (2020, novembro). The contribution of teachers training in mediation. Comunicação apresentada 3rd WCCES Symposium (Virtually through Zoom), Teachers, Teaching Profession, and Comparative Education: Fostering Values Education and Engaging Academic Freedom. Co-convened with 1st International Conference of Mondial Association for Peace by Comparative Education 6th International Conference of Indian Ocean Comparative Education Society. 3rd Conference of Portuguese Society of Education Sciences – Section of Comparative Education. (26.11.2020)
    • Pinto da Costa, E. & Carvalho, R. (2020, novembro). School mediation offices: portuguese experience. Comunicação apresentada na 62nd International Scientific Conference on Economic and Social Development Development. Varazdin/ Croatia: Development and Entrepreneurship Agency and University North. Lisbon. (20.11.2020)
    • Pinto da Costa, E. (2020, novembro). Per una prospettiva organizzativa della mediazione scolastica. Comunicação apresentada no V Congresso Internazionale Mediazione, gestione dei conflitti e pandemia CV-19. CUEMYC (Conferencia Universitaária para el estúdio de la Mediación y el Conflicto)( (19.11.2020).
    • Pinto da Costa, E. (2020, novembro). Mediação Escolar. Comunicação apresentada no Congresso Internacional de Neurociências e Aprendizagem Brain Connection, no âmbito do Projeto Erasmus+ Partenariat Estrat+egique enseigement scolaire 2016-FRO1-KA201-023921, CAP sur l´école incLusIve en europe (18.11.2020).
    • Pinto da Costa, E. (2020, agosto). Eu, o outro e o protagonismo na resolução de conflitos. Comunicação apresentada no 8º Encontro de Mediação da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, dedicada ao tema “Educação para o futuro: conversando sobre novos paradigmas” (27.08.2020)
    • Pinto da Costa, E. (2020, julho). Formação Continua de Professores em Mediação de Conflitos: Motivações e Avaliação. Comunicação apresentada no 9º Congresso Investigação Qualitativa em Educação/Investigación Cualitativa en Educación (online) (16.07.2020).
    • Pinto da Costa, E. (2020, maio). Modelos de mediação. Comunicação apresentada no VI Seminário Nacional de Formação, Mediação e Supervisão: Contextos responsáveis pela promoção de comunidades pacíficas e inclusivas. Universidade do Minho (15.05.2020).
    • Pinto da Costa, E. & Costa, I. (2020, abril). Continuing teacher training in conflict mediation: a socio-educational strategy for the current school. Comunicação apresentada no 52nd International Scientific Conference on Economic and Social Development Development. Varazdin/ Croatia: Development and Entrepreneurship Agency and University North (17.04.2020).
    • Pinto da Costa, E.; Prata, M & Silva, A. (2019, novembro). Culturally intelligent communities: valuing diversity and building citizenship through mediation. Comunicação apresentada no Congresso Internacional “Another Brick in the wall: transforming education”, promovida pela IAIE Internacional Association for Intercultural Education (15.11. 2019).
    • Silva, A; Costa, E. & Prata, M. (2019, outubro). Recognize diversity, learn to mediate through a territorial learning community”. Comunicação apresentada no Congresso Internacional “Imagine Tomorrow: Praticioner Leraning for the Future”, promovido por Action Research Network (CARN) e Action Learning, Action Research Association Ltd (ALARA). Split, Croácia. Faculty of Humanities and Social Sciences, Josip Juraj Strossmayer University of Osijek,. ISBN 978-953-314-135-0 (18.10.2019).
    • Pinto da Costa, E. & Sá, Susana (2019, outubro). Conflict Mediation at School: Literature Review with webQDA®. comunicação apresentada do Word Conference on Qualitative Research. Porto (18.10.2019).
    • Pinto da Costa, E. (2019, julho). Mediación intercultural: un enfoque local de inclusión. Comunicação apresentada na X Conferencia del Foro Mundial de Mediación, La mediación, un enfoque transversal a las finalidades múltiples. Luxemburgo (09.07.2019).
    • Pinto da Costa, E.; Martins, A.; Torrego; J. & Sá, S. (2019, julho). A posição estratégia da Mediação de Conflitos no Plano de Melhoria de Escola. Comunicação apresentada no Congresso Investigação Qualitativa em Educação/Investigación Cualitativa en Educación, Lisboa, Portugal (18.07.2019).
    • Pinto da Costa, E. (2019, fevereiro). Tornar-se mediador: percursos e contextos, Comunicação apresentada no I Fórum Ibérico de Mediação Familiar; II Congresso Mundial de Mediação Familiar; V Encontro De Mediação Familiar RAM, A centralidade dos Direitos da Criança na Mediação. Funchal: Universidade da Madeira (19.10.2019).
    • Pinto Costa, E. & Sá, S. (2019, janeiro). Conflict Mediation Pratice by Teachers and Educators / Prática de Mediação de Conflitos por Professores e Educadores. Comunicação apresentada no 3º Congresso Internacional, promovido pela Revista de Psicologia, Educação e Cultura, que decorreu no Instituto Superior Politécnico Gaya (24.01.2019).
    • Pinto Costa, E.; Ribeiro, P. & Teles, R. (2019, janeiro). Culture(s) of Youth Co-Existence Enhance bv Mediation / Cultura(s) de Convivência Juvenil Potenciada(s) pela Mediação. Comunicação apresentada no 3º Congresso Internacional, promovido pela Revista de Psicologia, Educação e Cultura, que decorreu no Instituto Superior Politécnico Gaya (24.01.2019).
    • Pinto Costa, E. & Vilas-Boas, M. (2019, janeiro). Learning in the School of Mediators / Aprendizagens na Escola de Mediadores. Comunicação apresentada no 3º Congresso Internacional, promovido pela Revista de Psicologia, Educação e Cultura, que decorreu no Instituto Superior Politécnico Gaya (24.01.2019).
    • Pinto da Costa, E. & Sá, S. (2018, outubro). Experimentar a Mediação de Conflitos em contexto escolar: perceção dos educadores e professores da educação pré-escolar ao 2ºciclo do ensino básico. Comunicação apresentada no XIV Congresso SPCE, na Universidade de Coimbra. (12.10.2018).
    • Pinto da Costa, E. & Sá, S. (2018, outubro). Teacher Narratives on the Practice of Conflict Mediation. Comunicação apresentada no World Congress of Quatitative Research (WCQR2018), em Lisboa. (18.10.2018).
    • Pinto Costa, E. (2018, abril). Diretrizes e Desafios da Política Europeia de Promoção e da Mediação de Conflitos. Comunicação apresentada no Congresso Internacional “A Europa como Espaço de Diálogo Intercultural e de Mediação “, em associação com o II Congresso Internacional da Rede Ensino Superior de Mediação Intercultural e as Jornadas Europeias de Mediação para a Inclusão Social, promovido pela Universidade do Minho (26.04.2018).
    • Pinto da Costa, E. (2018, março). Propuesta de Modelo de Proyecto de Mediación de Conflictos. Comunicação apresentada no Congreso II Fórum Internacional de Mediadores de Conflictos. Córdoba: Universidad de Loyola (18.03.2018).
    • Pinto da Costa, E. (2017, octubro). Modelos de mediación de conflictos en el ámbito escolar y evidencias de un proyecto portugués con un enfoque amplio. Comunicação apresentada no Congresso Internacional “Inclusión y mejora educativa”. Alcalá: Universidade de Alcalá de Henares, Espanha (25.10.2017).
    • Pinto da Costa, E. (2017, setembro). Um projeto de mediação de conflitos numa escola TEIP: facilitadores, condicionantes e melhorias. Comunicação apresentada no Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho e Universidade da Corunha (08.09.2017).
    • Pinto da Costa, E.; Torrego, J. & Martins, A. (2017, julho). A investigação qualitativa como metodologia compreensiva da dimensão interpessoal/social de um projeto de mediação de conflitos. Comunicação apresentada no VI Congresso Ibero-Americano en Investigação Qualitativa. Salamanca: Universidade de Salamanca / CIAIQ 2017 (14.07.2017).
    • Pinto da Costa, E. (2017, maio). Mediación Escolar: Un Estudio de Caso en Portugal. Comunicação apresentada na IX Conferencia Internacional del Foro Mundial de Mediación. Distintas miradas sobre las mediaciones interpersonales y las mediaciones internacionales. Manoir St-Sauveur. Laurentides – Quebeque – Canadá: Foro Mundial de Mediación (Co-organización: Centro de Investigación en Derecho Público – Universidad de Montreal y Universidad de Luxemburgo) (18.05.2017).
    • Pinto da Costa, E. (2017, maio). La mediación en Portugal: punto de situación de la política pública. Comunicação apresentada na IX Conferencia Internacional del Foro Mundial de Mediación. Distintas miradas sobre las mediaciones interpersonales y las mediaciones internacionales. Manoir St-Sauveur. Laurentides – Quebeque – Canadá: Foro Mundial de Mediación (Co-organización: Centro de Investigación en Derecho Público – Universidad de Montreal y Universidad de Luxemburgo) (17.05.2017).
    • Pinto da Costa, E. (2017, abril). Mediación en Portugal, tan cerca y tan lejos. Comunicação apresentada no Loyola Conflict Resources Meeting, promovido pela Universidad Loyola Andalucía, Sevilha (28.04.2017).
    • Pinto da Costa, E. (2017, março). A mediação de conflitos como projeto de melhoria da escola. Comunicação apresentada no Colóquio Internacional: O Estado da Arte da Gestão de Conflitos em Portugal, promovido pela Universidade Fernando Pessoa (10.03.2017).
    • Pinto da Costa, E. (2017, janeiro). Entre a diversidade e a unidade das mediações. Comunicação apresentada no 1º Encontro Ibero-Americano do Fórum Internacional de Mediadores Profissionais (25.01.2017).
    • Pinto da Costa, E. & Santos. J. (2016, outubro). Diversidade Cultural, Convivência, Conflito e Mediação. Comunicação apresentada no Congresso Internacional: Desafios e Contextos da Mediação Intercultural, promovido pela Rede de Ensino Superior de Mediação Intercultural – RESMI (14.10.2016).
    • Pinto da Costa, E. (2016, outubro). Mediação de conflitos na escola: por uma convivência cidadã. Comunicação apresentada na Conferência “Olhares Sobre Contextos de Mediação de Conflitos”, uma coorganização do Instituto de Mediação da ULP e da Peaceful Resolution-Soluções Extrajudiciais de Conflitos, com o apoio da Federação Nacional de Mediadores de Conflitos (11.10.2016)
    • Costa, E.P.; Seijo, T. & Martins, A. (2016, julho). Avaliação de um projeto de mediação de conflitos em contexto escolar. Comunicação apresentada no V Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa. Porto: Universidade Lusófona do Porto / CIAIQ 2016 (08.07.2016).
    • Costa, E.P.; Seijo, T. & Martins, A. (2016, janeiro). Gabinetes de Mediação de Conflitos: estruturas de pacificação, dinâmica e resultados. Comunicação apresentada no Colóquio Internacional de “Mediação Mediadores Sociais na Europa: Formação e profissionalização”. Braga: Universidade do Minho (28.01.2016).
    • Costa, E.P.; Seijo, T. & Martins, A. (2015, setembro). O projeto de mediação de conflitos como dispositivo de melhoria. Comunicação apresentada no I Seminário Internacional Educação, Território e Desenvolvimento Humano. Porto: Universidade Católica do Porto (23.07.2016).
    • Pinto da Costa, E. (2013, julho). The satisfaction about the conflict mediations sessions. Comunicação apresentada no I Congresso Internacional “Envolvimento dos Alunos na Escola: perspetivas da psicologia e da educação”. Lisboa: CIEAE da Universidade de Lisboa (17.07.2013).

    Comunicações em Conferências Nacionais com Avaliação Científica

    • Pinto da Costa, E. & Sá, S. (2018, outubro). Experimentar a Mediação de Conflitos em Contexto Escolar: perceção dos professores da educação pré-escolar ao 2º ciclo do ensino básico. Comunicação apresentada XIV Congresso da SPCE “Ciências, Culturas e Cidadanias”. Coimbra: Universidade de Coimbra (12.10.2018).
    • Pinto da Costa, E. & Vilas-Boas, M. (2018, junho). Escola de Mediadores: Intervenção no 1º Ciclo de Ensino. Comunicação apresentada no V Seminário Nacional de Formação, Mediação e Supervisão: potencialidades da mediação para a transformação social inclusiva, organizado pela Universidade do Minho (07.06.2018).
    • Pinto da Costa, E. (2017, junho). Mediação escolar: intervenção numa escola TEIP. Comunicação apresentada no IV Seminário Nacional de Formação, Mediação e Supervisão e I Seminário Nacional de Mediação: Mediação em contextos de vulnerabilidade, organizado pela Universidade do Minho (07.06.2017).
    • Costa, E.P.; Seijo, T. & Martins, A. (2016, julho). Perceção dos jovens sobre a gestão dos conflitos e das relações interpessoais ao longo da implementação de um projeto de mediação. Comunicação apresentada no Encontro de Investigadores. Lusofonia: Da dominação colonial à cooperação. Lisboa: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (08.07.2016).
    • Pinto da Costa, E. & Teles, R. (2015, junho). Experiência de mediação escolar em território de diversidade cultural significativa. Comunicação apresentada no I Colóquio de Mediação Intercultural: território(s) de intervenção. Porto: Escola Superior de Educação Paula Frassinetti (05.06.2015).
    • Pinto da Costa, E. & Teles, R. (2014, setembro). Mediação de Conflitos: um exercício de cidadania. Comunicação apresentada XII Congresso da SPCE “As Ciências da Educação: Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar”. Vila Real: UTAD (11.09.2014).
  • Participação em Projectos

    Membro da Equipa do Observatório Conversidade – Mediação Intercultural

    O Observatório Conversidade é uma unidade de monitorização e divulgação das atividades desenvolvidas no âmbito da mediação social e intercultural em Portugal e a nível internacional. Simultaneamente, constitui-se como uma rede de investigação-intervenção que promove a mediação intercultural e a inclusão social de imigrantes, refugiados e comunidades ciganas junto dos vários setores da sociedade.

    Membro Colaborador do Projeto LIMEdiat

    O projeto LIMEdiat tem como objetivo consolidar a formação e a profissionalização em mediação a nível nacional e europeu através da criação de um curso de licenciatura e da realização de projetos conjuntos de ensino, investigação e impacto social que respondam aos padrões internacionais de qualidade e às necessidades da sociedade contemporânea. PROJET ERASMUS+: 2020-1-FR01-KA203-079934 (2020-2023).

    Membro avaliador do Projeto Ser Livre+

    Este Projeto da Associação para o Desenvolvimento Integrado da Cidade de Ermesinde (ADICE) é financiado no âmbito do Eixo 3 – “Empoderamento de grupos vulneráveis” do programa Cidadãos Ativos, componente dos EEA Grants, cujos países financiadores são a Islândia, Liechtenstein e Noruega. Sendo que em Portugal este programa é gerido, pelo consórcio composto pela Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Bissaya Barreto. A Universidade Lusófona do Porto irá efetuar avaliação externa que constituirá um importante instrumento de gestão do projeto.

    Parceiro do Projeto (Re)Desenhar Afetos

    Este Projeto da Associação para o Desenvolvimento Integrado da Cidade de Ermesinde (ADICE) visa envolver toda a sociedade a valorizar a importância de eliminar as desigualdades de género desde a infância até à adolescência, por meio de um processo educativo que se desenrolará no contexto de escola prolongando-se ao contexto familiar e social. É um projeto do Small Grant Scheme #2: Projetos de prevenção e estratégias de apoio a crianças e jovens na área da violência contra as mulheres e a violência doméstica.

    Projeto europeu Arlekin – Tours d´Europe (2019)

    O Tour d’Europe ArleKin representa a grande tradição do Tour de France (e da Alemanha) dos companheiros, inscrita no património da UNESCO. Os seus elementos constitutivos formam uma pedagogia de adaptação à mediação para a inclusão social na Europa, para a transmissão de experiências de mudança e imersão em situações profissionais. Projeto Erasmus+ – Projeto CreEA. 2016-2019.

    Conceção, coordenação científica e formação em Projeto Mediação de Conflitos por uma convivência Cidadã

    • “Projeto de Mediação Escolar”, do Instituto de Mediação da Universidade Lusófona do Porto, em parceria com a Câmara Municipal de Gondomar (Agrupamento de Escolas de Rio Tinto (desde setembro de 2020).
    • “Projeto de Mediação e Alunos Ajudantes no 1º Ciclo do Ensino Básico”, do Instituto de Mediação da Universidade Lusófona do Porto, em parceria com a Câmara Municipal do Porto (Agrupamento de Escolas da Torrinha (desde setembro de 2019).
    • “Projeto de Capacitação dos Mediadores Municipais e Interculturais”, do Instituto de Mediação da Universidade Lusófona do Porto, em parceria com a Câmara Municipal do Porto (Serviço de Mediação Municipal e Intercultural do Município, com apoio do Alto Comissariado para as Migrações (ACM) (desde setembro de 2019).
    • “Projeto de Conflitos em contexto escolar: por uma convivência cidadã”, em parceria com a Câmara Municipal do Porto (Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, Agrupamento de Escolas Manuel Oliveira, Agrupamento de Escolas Fontes Pereira de Melo – EB 2/3 Maria Lamas) (1ª fase: março de 2017 a julho de 2018. 2ª fase: desde janeiro de 2019).
    • “Projeto de Mediação Escolar” da Escola Profissional de Gondomar (de setembro de 2016 a setembro de 2017).
    • “Projeto de Mediação Escolar” da Escola Secundária, com 3º ciclo, Rocha Peixoto (desde 2010 a 2016).
    • “Projeto de Mediação Escolar” da Escola 3º ciclo e Secundário de S. Martinho de Árias, do Agrupamento de Escolas de Soure (de 2010 a 2012).
    • “Projeto de Mediação Escolar” da Escola 2/3 de Marrazes (de 2009 a 2012).
    • “Projeto de Mediação Escolar” da Escola Secundária de Arouca (de 2008 a 2011).
    • “Projeto de Mediação Escolar” da EB 2/3 Óscar Lopes, Matosinhos, (de 2007 a 2012).