Skip to main content

Notícias

11.º Encontro de Investigadores do CeiED

Nos passados dias 14, 15 e 16 de julho realizou-se o 11.º Encontro de Investigadores do CeiED –Do Cientista Cidadão à Ciência Cidadã: olhares cruzados na construção do conhecimento.

A temática escolhida para debate, neste ano, reflete um dos elementos unificadores das três áreas que integram o CeiED: Educação, Museologia e Urbanismo, nomeadamente a realização e defesa de uma ciência que articula a investigação com a intervenção na realidade social, educativa, económica e cultural. Esta marca identitária também caracteriza o Colégio Doutoral Ciência Cidadã EMU – CeiED, recentemente criado, a quem coube organizar a 11.ª edição do Encontro.

Pelo segundo ano consecutivo, o evento ocorreu na modalidade online, devido às restrições impostas pela pandemia que o mundo vive. Entretanto, a modalidade online possibilitou uma maior participação de estudantes, professores e investigadores do CeiED, que neste momento se encontram em diversos países. O evento contou com a participação de 126 inscritos, 80 trabalhos apresentados em 17 sessões paralelas, por estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento.

A Ciência Cidadã foi trabalhada interdisciplinarmente sob diferentes abordagens ou “olhares cruzados”, desde a reflexão teórica e metodológica, a perspetiva artístico-cultural e um exercício prático de ciência cidadã. No último dia do Encontro realizaram-se as apresentações de trabalhos de estudantes de Licenciatura em Ciência da Educação – Educação Social; uma visita guiada à exposição virtual (In)surgências, organizada por estudantes de Mestrado em Museologia; a síntese dos trabalhos apresentados nas sessões paralelas e a ligação desses com a Ciência Cidadã; a intervenção da professora Judite Primo Rumo ao Centenário de Paulo Freire: inspiração para uma Ciência Cidadã; e a apresentação da atividade pedagógica inovadora premiada pelo Programa Fazer+2020 A Escrita Científica como Processo de Introdução ao Pensamento Científico, pelas professoras Elsa Estrela e Rosa Serradas Duarte e o professor Vítor Teodoro.

O CeiED agradece a todos os participantes e espera que na próxima edição do seu Encontro anual possamos aproveitar o melhor da presença física e virtual.