Skip to main content

Notícias

1.º Encontro da Rede Portuguesa de Pensamento Crítico

3 e 4 abril 2025

Realizou-se, nos dias 3 e 4 de abril no ISLA Santarém – Instituto Politécnico, o 1.º Encontro da Rede Portuguesa de Pensamento Crítico, um evento que reuniu investigadores, docentes e estudantes de diversas áreas para discutir o papel do pensamento crítico na sociedade contemporânea. Cerca de 47 participantes, vindas de diferentes instituições portuguesas, estiveram presentes no encontro.

Organizado pela Rede Portuguesa de Pensamento Crítico (CrithinkNet), na qual participam a investigadora Elsa Estrela, como cocoordenadora, e Carolina Rocha, estudante de mestrado, o encontro teve como objetivo central explorar o pensamento crítico como uma ferramenta essencial para a formação, inovação e transformação social.

Durante dois dias, o programa incluiu um Painel Temático, Workshops, dois keynotes internacionais e apresentações de projetos, com temas que variaram entre Pensamento Crítico e o Mundo Digital; Pensamento Crítico na Formação no Ensino Superior; Pensamento Crítico no Contexto Laboral; Pensamento Crítico, Ciência e Ética; Pensamento Crítico, Ambiente e Sustentabilidade e Pensamento Crítico na Promoção da Saúde

O evento destacou ainda a importância de criar espaços de partilha entre todos, valorizando o conhecimento e as experiências vividas de cada um. Os participantes elogiaram a diversidade de perspetivas presentes e a abertura ao diálogo construtivo.