Saltar para o conteúdo principal

Notícias

Artigos de António Teodoro abordam desafios da ciência e do ensino

O diretor do CeiED, Professor António Teodoro, publicou recentemente diversos artigos de opinião na imprensa nacional, contribuindo para o debate público sobre o futuro da ciência, da educação e das políticas públicas em Portugal.

Nos textos, o autor analisa criticamente a criação da nova Agência para a Investigação e Inovação (AI2), discute desafios estruturais no sistema educativo e enfatiza a importância da investigação fundamental, da autonomia científica e do compromisso democrático em reflexões que atravessam diferentes dimensões da política pública.

António Teodoro sublinha que, numa sociedade democrática, a ciência e a educação não podem ser reduzidas a meros instrumentos de retorno económico ou eficiência técnica, e apela a políticas que reforcem a liberdade académica, a estabilidade do financiamento e a pluralidade disciplinar.

Acesse os artigos:

“Educação, compromisso e falta de democracia”, Público, 10 de fevereiro de 2026

“A ciência não é um anexo da economia”, Público, 19 de fevereiro de 2026

“Ciência e AI2: verdadeiramente causa?”, Público, 24 de fevereiro de 2026

“Fundir ciclos para esconder o vazio? Quando a reforma evita discutir o ensino básico”, Expresso, 24 de fevereiro de 2026