Skip to main content

Notícias

Ebook: Expedição Escolas do Brasil

Acaba de ser publicado pela Universidade Estadual do Ceará, Brasil, o Ebook Expedição Escolas do Brasil. Trata-se do resultado de uma investigação financiada pelo CNPq que teve por objetivo analisar as articulações entre a política educacional, a cidadania global e a diversidade territorial, buscando compreender como essa temática é vivida nas escolas.

Para tal, a equipa de investigadores realizou um estudo em 23 escolas situadas nos seis biomas brasileiros (Mata Atlântica, Pampa, Cerrado, Caatinga, Amazônia e Pantanal), o que justifica o título da obra, e apresenta aqui o resultado dos seus achados. Destaque-se, como se lê na nota introdutória “o modo como os sujeitos exercem sua autonomia para reinventar e resinificar os espaços e sentidos da escola no processo de implementação de políticas. Especial atenção nesse contexto cabe à compreensão de como diferentes iniciativas e programas governamentais chegam às escolas, são compreendidas e reinterpretadas por parte de suas equipes” (Vieira & Vidal, 2021, p. 16).

O livro está disponível no link abaixo.

Ebook: Expedição Escolas do Brasil