Skip to main content

Notícias

Investigadora do CeiED conclui pós-doutoramento na Universidade Paris-Saclay

Teresa Teixeira Lopo, investigadora do CeiED, co-diretora do OP.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação e Professora Auxiliar da Universidade Lusófona – Centro Universitário de Lisboa, concluiu o seu pós-doutoramento na Universidade Paris-Saclay.

O contrato de pós-doutoramento, obtido pela investigadora em 2024 através de um concurso internacional competitivo, permitiu-lhe desenvolver um trabalho com duas vertentes complementares. A primeira vertente consistiu no desenvolvimento de um projeto de investigação sobre a influência do processo intergovernamental de Bolonha na adoção de práticas de inovação pedagógica no ensino superior. Mais concretamente, partindo da hipótese de que a arquitetura do processo de Bolonha favoreceu a afirmação de um paradigma hegemónico da pedagogia, procurou compreender em que medida – e a que níveis – os discursos de Bolonha sobre inovação pedagógica consideram (ou não) a sua apropriação pelos atores no terreno.

O plano de investigação, desenvolvido integralmente em França, seguiu uma abordagem metodológica de estudo de caso, com triangulação de dados provenientes da análise de documentos, da análise de discursos institucionais e da análise de entrevistas semiestruturadas. Os resultados finais serão apresentados no decurso do próximo ano, no Instituto Villebon-Georges Charpak, que acolheu o projeto.

A segunda vertente do pós-doutoramento envolveu o acompanhamento de equipas de professores/as e investigadores/as de áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática),  no desenho, desenvolvimento e avaliação de projetos exploratórios e de investigação-ação no domínio da inovação pedagógica, implementados em diferentes cursos e ciclos de ensino da Universidade.

Paralelamente, a investigadora teve ainda a oportunidade de organizar e dinamizar oficinas e palestras sobre metodologias de investigação em educação, publicação científica e temas ligados à inovação pedagógica, num ambiente internacional, interdisciplinar e de forte valorização da ciência.

Criada em 2019, a Universidade Paris-Saclay sucedeu à Universidade Paris-Sud, passando a integrar a ENS – École Normale Supérieure, a CentraleSupélec, o Institut d’Optique e a AgroParisTech, bem como as Universidades de Versailles-Saint-Quentin-en-Yvelines e d’Évry-Val-d’Essonne. A Universidade Paris-Saclay está classificada entre as 80 melhores do mundo no QS World University Rankings 2026, em 64.º lugar no Times Higher Education World University Rankings 2025 e em 12.º lugar no Shanghai Academic Ranking of World Universities (ARWU) 2024.