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Notícias

Novo artigo das Investigadoras Orlanda Tavares e Cristina Sin

22 outubro 2022

As Investigadoras Orlanda Tavares e Cristina Sin são coautoras do artigo “Towards a democratic and fair society: Civic competences of Brazilian graduates. Education, Citizenship and Social Justice” que acaba de ser publicado na revista SAGE Journals.

Resumo:

Este artigo analisa se os diplomados brasileiros sentem que desenvolveram competências cívicas (éticas, pensamento crítico e respeito pela diversidade) durante os seus cursos de ensino superior. A análise tem em conta os dados oficiais de 2014, 2015 e 2016 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Os resultados mostram que os alunos de origens socioeconómicas mais altas tendem a concentrar-se em cursos que oferecem posições de maior prestígio e poder na sociedade. Curiosamente, são estes alunos que pensam que o seu grau contribuiu para o desenvolvimento das competências cívicas acima referidas em menor grau do que os seus colegas de meios socioeconómicos mais baixos. Essas competências são particularmente críticas para alunos privilegiados que estarão melhor posicionados profissionalmente para enfrentar as injustiças sociais.

Leia aqui.