Skip to main content

Notícias

Presença CeiED no Workshop EUA-CDE 2024

15 fevereiro 2024

A Associação de Universidades Europeias realizou o seu workshop temático anual, sob o tema "Liderança na e para a educação de doutoramento", de 1 à 2 de fevereiro na Universidade Charles, em Praga, com a presença de delegados de várias Universidades sedeadas na Europa.

No evento foram debatidas várias questões sobre a problemática da liderança na educação doutoral na europa, entendendo-se que o graduado do doutoramento poderá vir a ocupar posições relevantes, assumindo um papel de protagonista de mudanças, num mundo de aceleradas transformações.

Ficou claro para os presentes, que apesar das especificidades de cada país e de cada universidade, os problemas são similares consubstanciados na fraca abordagem das questões da liderança nos cursos de doutoramento, fraca oferta formativa para supervisores e o papel da administração na orientação de políticas e de financiamento para os programas doutorais.

Dado o crescente ambiente multicultural nas escolas doutorais europeias, destacou-se a necessidade de refletir sobre a liderança intercultural, de modo a garantir melhor inclusão aos doutorandos estrangeiros. O CeiED marcou presença com a participação do Doutorando Felisberto Kiluange Costa.

Saiba mais, aqui.