Saltar para o conteúdo principal

Notícias

Reunião de trabalho do Projeto Semente A língua que habito

Na passada quarta-feira, 13/07, reuniu-se presencialmente nas instalações do CeiED a equipa de investigação do projeto semente A língua que habito, o mundo que construo: ensino de língua portuguesa e desenvolvimento de competências em países da comunidade lusófona.

A reunião teve por objetivo ajustar os detalhes das tarefas de recolha de dados nas escolas participantes em Angola, Brasil e Portugal, aproveitando a presença em Lisboa das doutorandas que integram a equipa de investigação do projeto em Angola: Maria Teresa Costa e Rosalina Lambo; e no Brasil: Mary Joice Rodrigues e Raimunda Lobão.

Foram apresentados e discutidos os instrumentos de recolha de dados, os procedimentos a seguir e o cronograma de execução das tarefas nas escolas dos países participantes. 

O projeto A língua que habito, o mundo que construo é coordenado pelas professoras Lucimar Dantas e Carla Galego. Tem por objetivo conhecer as estratégias utilizadas por professores de língua portuguesa do último ano do ensino secundário para o desenvolvimento de um conjunto de competências e skills. Ao mesmo tempo, pretende conhecer o desempenho de estudantes desse ano de escolaridade em pensamento crítico, com recurso a dados de contexto de uso da língua e a dados experimentais.