Notícias
Visita ao Agrupamento de Escolas da Boa Água
Na terça-feira, dia 04 de fevereiro de 2020, pelas 9h00, partiu um autocarro com alguns alunos do 1º ano dos Mestrados de Administração Educacional e Regulação da Educação, de Educação Especial e de Artes Visuais em Educação da ULHT com o intuito de visitar a escola sede do Agrupamento de Escolas da Boa Água, da freguesia da Quinta do Conde, do concelho de Sesimbra e distrito de Setúbal.
Fomos recebidos com grande gentileza pelo Diretor do Agrupamento, Nuno Mantas, que começou por nos informar quais as escolas existentes no Agrupamento. O mesmo envaidece-se pelo facto de serem uma escola modelo relativamente ao modo de funcionamento, através de um projeto piloto utilizando métodos diferentes do tradicional, tais como, a Implementação de Novos Modelos Pedagógicos, promoção avaliação formativa semestral de avaliação sumativa, criação de Programas Curriculares Individualizados (PCI), Co-Lab, promoção do trabalho colaborativo Projeto EDULABS e Projeto Orquestra Geração.
Começamos por visitar a parte onde se situam as salas do 1º Ciclo, onde existe um espaço para que os alunos de Educação Especial possam treinar o jogo do “Boccia”. Sim, pois são campeões!!!!
Também no mesmo local visitamos a sala de multideficiência, onde os alunos desenvolvem atividades estruturadas de vida diária para se tornarem mais autónomos. Nas outras salas, vimos a dinâmica utilizada pelas professoras de 1ºciclo, que inclui o recurso a um plano diário que os alunos seguem autonomamente.
Seguidamente, com os alunos dos 2º e 3º Ciclos, são desenvolvidos conhecimentos específicos para cada disciplina formando trabalhos em grupo, com diferentes níveis de ensino.
Existe uma excelente relação com a comunidade educativa, o que leva a que seja possível realizar tertúlias com os pais de um modo voluntário. Igualmente existem tutorias onde os alunos podem expor as suas emoções e sentimentos e trabalhar as suas dúvidas, entre eles e os professores. Para finalizar visitamos a sala onde se dinamiza o Projeto Orquestra Geração.
Nesta escola o método de ensino é inovador pois pretende que seja o aluno a aprender e construir esse mesmo saber, proporcionando aos alunos adquirir um conjunto de competências para crescerem e tornarem-se adultos bem organizados, concretizados e acima de tudo felizes!
As práticas foram transmitidas de forma muito natural, assente na entreajuda, colaboração e partilha, tendo a visita decorrido num ambiente muito agradável. Foi uma excelente forma de demonstrar como podemos ter interação uns com os outros e sermos incluídos, sem darmos por isso.
E porque o Arco-Íris é sinal de mudança e tem muita cor, escolhi-o para terminar esta notícia!
Obrigada pela vossa disponibilidade!
Sónia Monteiro
Aluna do 1º ano do Mestrado em Administração Educacional e Regulação da Educação da ULHT