

Maria Soledad Socas
Maria Socas nasceu em Buenos Aires. Entre 1990-1995 estudou escultura na “Escuela Nacional de Arte”. Viveu em Lisboa desde 1997, onde trabalhou como professora de arte em escolas, em vários centros culturais, na Escola de Educação Especial Claparede, na Clínica do Parque e em bairros vulneráveis com crianças, jovens e adultos.
Desenvolveu também trabalhos de pintura, escultura, restauração de azulejos e cenografia.
Em 2010 voltou a Argentina, onde em 2012 concluiu a pós-graduação em Arteterapia na “Universidad Nacional de las Artes”.
Participou em exposições tanto em Portugal como em Buenos Aires. Entre 2012-2020 trabalhou nos bairros sociais da Cidade de Buenos Aires, onde coordenava ateliers de arte (pintura, desenho, mural, escultura) e ateliers de arteterapia.
Entre 2013-15 ganhou uma bolsa de investigação de arte- terapia na “Universidad Nacional de las Artes”, especializando-se no trabalho com pessoas em processo de reabilitação por consumo prolongado de estupefacientes. Em 2018-19 desenvolveu trabalho em cadeias para adolescentes na Cidade de Buenos Aires.
Em 2019-20 estudou e concluiu a especialização “Epistemologias do Sul”, fruto de uma parceria entre CLACSO (Argentina) e o CES da Universidade de Coimbra (Portugal).
Desde 2014 até à atualidade coordena seminários prático-teóricos na “Universidade Nacional de las Artes”, sobre as seguintes temáticas: “Um olhar sobre o processo criativo, a identidade e a subjetividade desde a arte terapia." Desde 2021, coordena grupos arte-terapêuticos semanais. É membro da ReLeCo Estudos Socioartísticos para a Decolonialidade e a Sustentabilidade.
Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest
- Arte
- Transformação social
- Filosofia
- Psicologia
- Descolonização