Skip to main content
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Maria Odete Emygdio da Silva

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Maria Odete Emygdio da Silva é Professora Associada e Diretora do Mestrado em Ciências da Educação – Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor, Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa. Co-coordenadora da Micro-credencial Educação Especial e Educação Inclusiva: Concetualização, Políticas e Práticas – Universidade Lusófona. Investigadora Integrada do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) e membro da ReLeCo Políticas Públicas e Governação em Educação (PPGE) - Universidade Lusófona.

Avaliadora, como perita, da Inspeção- Geral de Educação e Ciência do Ministério da Educação, de Agrupamentos de Escolas e formadora no âmbito da formação contínua de professores, certificada pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua, desde 2002. 

Maria Odete Emygdio da Silva é Doutorada em Educação - opção em Educação Especial - Universidade de São Paulo (2000), Brasil, licenciada em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação de Lisboa (1995) e professora especializada em Educação Especial -  área Problemas Graves de Cognição e Funcionamento Intelectual Deficitário - pela Escola Superior de Educação de Lisboa e pelo Instituto António Aurélio da Costa Ferreira. Especialista de reconhecida experiência e competência profissional na área de Formação de Professores do Ensino Básico (1º e 2º Ciclos; Ensino Básico de Adultos, Ensino Especial).

Participou, como investigadora, no Projeto ReMASE: Research Methods in Advanced Studies in Education, financiado pela (FCT EXPL/CED-EDG/1130/2021)(2022-23). Membro da Comissão Científica de diversos eventos científicos. Membro da AFIRSE e da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Autora de livros e artigos científicos no âmbito das suas áreas de interesse.

Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest

  • Formação de professores
  • Educação Especial
  • Educação Inclusiva

Publicações Selecionadas Selected Publications

  • Freitas, A., Pedro, A., Galego, C., Amado, C., Estrela, E., Piedade, J., Silva, M. O. E., Pedro, N. A., Dorotea, N., Duarte R. S., & Teodoro, V. (2023). Designing Courses on Research Methods in Education: ReMASE framework. CeiED, Interdisciplinary Research Centre for Educational Development, Lusófona University.
  • Lima-Rodrigues, L., Rodrigues, D., & Silva, M. O. E. (2021). Educação Inclusiva em Portugal: Inspirações para o atendimento psicopedagógico. In  G. Oliveira, L. D. T. F. E. Boruchovich, Brenelli (Eds.), Psicopedagogia Desafios e práticas no contexto educativo (pp. 109-125). Editora Vozes.
  • Alves, M. A. O., Oliveira, G. F., & Silva, M. O. (2019). As Concepções e Práticas de Educação Inclusiva nas Escolas Estaduais da Sede do Município de Exu - PE. Id on Line Revista Multidisciplinar e de Psicologia, 13(45), 373-397. https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1736
  • Silva, M. O. E. (2019). Gestão das Aprendizagens na Sala de Aula Inclusiva (2ª ed.) Edições Universitárias Lusófonas.
  • Leitão, F. A. R., & Silva, M. O. E.(2019). Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais. Estudos. Coleção Ciências da Educação, Série Aprendizagem e Formação. Edições Universitárias Lusófonas.