

Maria Odete Emygdio da Silva
Maria Odete Emygdio da Silva é doutorada em Educação com especialização em Educação Especial pela Universidade de São Paulo, Brasil (reconhecido pela Universidade de Lisboa) desde 2000. Licenciada em Ciências da Educação com foco na Formação de Professores pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (1995), uma licenciatura em Educação Especial (Problemas Graves de Cognição) pela Escola Superior de Educação de Lisboa (1994), um Diploma de Especialização em Educação Especial (Funcionamento do Déficit Intelectual) pelo Instituto António Aurélio da Costa Ferreira, em Lisboa (1981), e um bacharelado como professora primária (1976). Em 2002, obteve certificação como formadora de professores em áreas especializadas, incluindo Educação Especial, Relação Pedagógica e Metodologias de Pesquisa. Posteriormente, tornou-se especialista em processos de avaliação externa nas escolas portuguesas.
Desde 2019, Maria Odete Emygdio da Silva atua como Diretora do mestrado em Educação Especial da Universidade Lusófona de Lisboa, onde é docente desde 2000. Ocupando o cargo de Professora Associada, Maria Odete é também investigadora integrada no Centro de Investigação Interdisciplinar em Educação e Desenvolvimento (CeiED) e membro da ReLeCo Políticas Públicas e Governação em Educação (PPGE). Além disso, co-coordena o programa de microcredenciais “Educação Especial e Educação Inclusiva: Conceitualização, Políticas e Práticas”.
Envolvida em atividades académicas, Maria Odete atua como revisora de várias revistas científicas e é membro da Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education (AFIRSE) e da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE).
Na Universidade Lusófona, Maria Odete é professora em programas de mestrado, como Educação Especial, Ciências da Educação e Artes Visuais. Também leciona no curso de licenciatura em Educação Social e supervisiona várias teses de doutoramento e mestrado.
Como membro participante do projeto de investigação ReMASE: Research Methods in Advanced Studies in Education, financiado pela (FCT EXPL/CED-EDG/1130/2021)(2022-23), Maria Odete adquiriu conhecimento e expertise aprofundados em metodologias ativas, particularmente valiosas na aplicação a estudantes matriculados em programas de mestrado. No seu papel como formadora de professores especializada em educação inclusiva, reconhece a importância de ampliar conhecimentos em metodologias para fazer escolhas informadas que aprimorem a experiência inclusiva dos estudantes. Maria Odete também participou em três escolas de verão organizadas pelo CeiED.
Maria Odete participa ativamente da organização e da comissão científica de eventos científicos internacionais, incluindo os simpósios "Inclusão e Formação de Professores em Portugal" (2022), "Políticas e Práticas de Educação Inclusiva: Brasil e Portugal em Diálogo" (2023) e "Portugal: Educação e Inclusão" (2024). Estes eventos contaram com a presença de palestrantes portugueses e brasileiros de reconhecido mérito científico. Além disso, como membro da comissão organizadora de eventos científicos promovidos pelo CeiED, contribuiu para o Encontro Anual de Jovens Investigadores e é coautora de artigos científicos com investigadores em início de carreira.
No âmbito do Programa de Qualificação de Novas Gerações da Fundação Gulbenkian, Maria Odete foi co-formadora e orientadora do projeto "Conhecer para Diferenciar, Agir para Incluir" (2015-16), financiado pela Fundação Gulbenkian. Esta iniciativa surgiu em resposta a um pedido de um agrupamento escolar enfrentando desafios na inclusão de alunos com necessidades de educação especial, solicitado à Universidade Lusófona.
No campo das publicações, Maria Odete é autora e coautora de obras relevantes, incluindo três livros: "Gestão da Aprendizagem na Sala de Aula Inclusiva," "Formação de Professores para a Inclusão de Alunos com Necessidades Educativas Especiais" e "Inclusão de Indivíduos com Necessidades Especiais – Estudos" (este último em coautoria). Também contribuiu com capítulos em livros e artigos científicos publicados em Portugal e no Brasil.
Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest
- Formação de professores
- Educação Especial
- Educação Inclusiva
Publicações Selecionadas Selected Publications
- Freitas, A., Pedro, A., Galego, C., Amado, C., Estrela, E., Piedade, J., Silva, M. O. E., Pedro, N. A., Dorotea, N., Duarte R. S., & Teodoro, V. (2023). Designing Courses on Research Methods in Education: ReMASE framework. CeiED, Interdisciplinary Research Centre for Educational Development, Lusófona University.
- Lima-Rodrigues, L., Rodrigues, D., & Silva, M. O. E. (2021). Educação Inclusiva em Portugal: Inspirações para o atendimento psicopedagógico. In G. Oliveira, L. D. T. F. E. Boruchovich, Brenelli (Eds.), Psicopedagogia Desafios e práticas no contexto educativo (pp. 109-125). Editora Vozes.
- Alves, M. A. O., Oliveira, G. F., & Silva, M. O. (2019). As Concepções e Práticas de Educação Inclusiva nas Escolas Estaduais da Sede do Município de Exu - PE. Id on Line Revista Multidisciplinar e de Psicologia, 13(45), 373-397. https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1736
- Silva, M. O. E. (2019). Gestão das Aprendizagens na Sala de Aula Inclusiva (2ª ed.) Edições Universitárias Lusófonas.
- Leitão, F. A. R., & Silva, M. O. E.(2019). Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais. Estudos. Coleção Ciências da Educação, Série Aprendizagem e Formação. Edições Universitárias Lusófonas.