Skip to main content
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Maria Odete Emygdio da Silva

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Maria Odete Emygdio da Silva is an Associate Professor and Director of the Master's in Education Sciences - Special Education: Cognitive and Motor Domain, at Universidade Lusófona - Universitary Centre of Lisbon. She is also the Co-coordinator of the Micro-credential in Special Education and Inclusive Education: Conceptualization, Policies and Practices at Universidade Lusófona. She is an Integrated Researcher at the Center for Interdisciplinary Studies in Education and Development (CeiED) and a member of ReLeCo - Public Policies and Governance in Education (PPGE) at Universidade Lusófona.

She serves as an expert evaluator for the Inspectorate-General of Education and Science of the Ministry of Education, evaluating School Groups and providing training within the scope of continuous teacher training, certified by the Pedagogical and Scientific Council for Continuous Training since 2002. 

Maria Odete Emygdio da Silva holds a Ph.D. in Education - with a focus on Special Education - from the University of São Paulo (2000), Brazil, and a degree in Education Sciences from the Faculty of Psychology and Education Sciences of Lisbon (1995). She is a specialized teacher in Special Education - specifically in Severe Cognitive Problems and Deficient Intellectual Functioning - certified by the Higher School of Education of Lisbon and the Instituto António Aurélio da Costa Ferreira. She is recognized for her extensive professional experience and competence in the field of Elementary School Teacher Training (1st and 2nd Cycles; Adult Basic Education; Special Education).

She has participated as a researcher in the ReMASE Project: Research Methods in Advanced Studies in Education, funded by FCT EXPL/CED-EDG/1130/2021 (2022-23). She is a member of the Scientific Committees of various scientific events and belongs to AFIRSE and the Portuguese Society of Educational Sciences. She is the author of books and scientific articles within her areas of interest.

Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest

  • Teacher Training
  • Special Education
  • Inclusive Education.

Publicações

Artigos em revistas internacionais

Livros

  • Silva, M. O. E. (2019). Gestão das Aprendizagens na Sala de Aula Inclusiva, 2ª edição. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
  • Leitão, F., A., R. & Silva, M., O., E. (2019). Inclusão de Pessoas com Necessidades Educativas Especiais ESTUDOS. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
  • Silva, M. O. E. (2016). Formação de Professores para a Inclusão de Alunos com Necessidades Educativas Especiais – contributos de investigação. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas

Capítulos de livro

  • Lima-Rodrigues, L.; Rodrigues, D. & Silva, M., O., E. (2021). Educação Inclusiva em Portugal: Inspirações para o atendimento psicopedagógico. In Oliveira, G.; Boruchovich, L. D. T. F. E. & R. Brenelli, R. P. (Org.), Psicopedagogia Desafios e práticas no contexto educativo (pp 109-125). Editora Vozes.
  • Silva, M., O., E. (2018). Dados de Investigação em Ciências da Educação e em Artes Visuais: testemunho para a construção da Escola Inclusiva. In Teodoro, A. (Ed.), O outro lado do espelho: percursos de investigação (pp. 115-127). Edições Universitárias Lusófonas (05).

Comunicações em eventos internacionais

  • Elias, M. F. & Silva, M. O. E. (25 e 26 de março). Assistentes operacionais e inclusão de crianças com autismo: a formação no centro do processo para a educação do futuro. [Comunicação]. Seminário “Dar asas ao Saber – Diálogos Multi, Inter e Transdiciplinares”. Instituto Politécnico de Setúbal: Centro de Investigação em Educação e Formação.
  • Elias, M., F. ; Pascoal, M., M., N. & Silva, M. O. E. (2022, fevereiro, 9-11). A necessidade de articulação entre os atores intervenientes na inclusão: um desafio para a escola contemporânea. [Comunicação]. XXIXColóquio da AFIRSE 2021 A Educação e os desafios da escola contemporânea contributos da investigação. http://afirse.ie.ul.pt/coloquios/xxix-coloquio-2022/programa/
  • Silva, M. O. E. (2021, julho, 7-9). Do Ensino Especial à Educação Inclusiva: breve perspetiva contada no singular. [Comunicação]. Congresso Internacional sobre Metodologia: Desafios Metodológicos Atuais (QUALIS 21). Santiago de Compostela https://methodology.pt/apresentacao/
  • Pascoal, M. M.N. & Silva, M. O. E. (2021, 28 e 29 de outubro). Relato da mãe de um aluno com Trissomia 21 sobre a inclusão do seu filho. [Comunicação]. II Congresso Internacional de Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania. ULHT.
  • Cunha, A. G. & Silva, M. O. E. (2021, 28 e 29 de outubro). Atividades de Vida Diária com um Jovem com Transtorno do Espectro do Autismo. [Comunicação]. II Congresso Internacional de Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania. ULHT.
  • Elias, M. F. & Silva, M. O. E. (2021, 28 e 29 de outubro). Assistentes Operacionais e Inclusão de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo: atitudes percecionadas e dificuldades sentidas. [Comunicação]. II Congresso Internacional de Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania. ULHT.
  • Cunha, A. G. & Silva, M. O. E. (2021, 16 e 17 de abril). Inclusão Laboral de Jovens com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental através de Atividades Socialmente Úteis. [Comunicação]. III Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva Construir a Equidade em Tempos de Mudança. Universidade do Algarve.
  • Elias, M. F. & Silva, M. O. E. (2021, 16 e 17 de abril). Assistentes Operacionais e Inclusão de crianças com Perturbações do Espectro do Autismo no Jardim de Infância: um grupo esquecido na partilha de práticas? [Comunicação]. III Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva Construir a Equidade em Tempos de Mudança. Universidade do Algarve.
  • Silva, M. O. E. & Serradas, R. D. (2021, janeiro, 26-29). Educação para a inclusão de jovens com Necessidades Educativas Especiais – a formação de professores no centro do processo. [Comunicação]. XXVIII Colóquio da AFIRSE 2021 Educação e Idades da Vida. – Problemáticas de Investigação e Desafios na Sociedade Contemporânea – Contributos da Investigação.
  • Pascoal, M. M.N. & Silva, M. O. E. (2021, janeiro, 26-29). A inclusão de um aluno com Trissomia 21 numa turma do Ensino Regular: perceção dos pais e dos professores. [Comunicação]. XXVIII Colóquio da AFIRSE 2021 Educação e Idades da Vida. – Problemáticas de Investigação e Desafios na Sociedade Contemporânea – Contributos da Investigação.
  • Elias, M. F. & Silva, M. O. E. (2021, janeiro, 26-29). A inclusão de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo no Jardim de Infância: a atuação dos Assistentes Operacionais. XXVIII. [Comunicação]. Educação e Idades da Vida. – Problemáticas de Investigação e Desafios na Sociedade Contemporânea – Contributos da Investigação.
  • Silva, M., O., E.; Elias, M., F. (2019, novembro, 11). O papel dos Assistentes Operacionais na inclusão de crianças com Transtorno do Espetro do Autismo. [Comunicação].Simpósio Luso-Brasileiro “Educação Inclusiva: Percursos e Práticas”, promovido pela Vindas Internacional/Portugal, pela ULHT e pelo Movimento Paratodos/Brasil. Lisboa: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
  • Silva, M., O., E.; Nascimento, M. (2019, novembro, 11). Cooperação docente: um caminho para a Inclusão. [Comunicação].Simpósio Luso-Brasileiro “Educação Inclusiva: Percursos e Práticas”, promovido pela Vindas Internacional/Portugal, pela ULHT e pelo Movimento Paratodos/Brasil. Lisboa: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
  • Silva, M., O., E. (2019, 11 de novembro). Educação Inclusiva. [Conferência]. Simpósio luso-brasileiro “Educação Inclusiva: Percursos e Práticas”, promovido pela Vindas Internacional/Portugal, pela ULHT e pelo Movimento Paratodos/Brasil Lisboa: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
  • Silva, M., O., E.; Ventura, M., R. (2019, outubro, 24-26). Educação Inclusiva: da teoria às práticas numa Instituição de Solidariedade Social. [Poster]. VI Congresso Internacional Educação Inclusiva “Educação Inclusiva: Olhares pelo caminho”. Santarém: Pró-Inclusão, em parceria com a Escola Superior de Educação/IP de Santarém.
  • Silva, M., O., E.; Nascimento, M. (2019, outubro, 24-26). Inclusão e Cooperação entre Docentes. [Poster]. VI Congresso Internacional Educação Inclusiva “Educação Inclusiva: Olhares pelo caminho”. Santarém: Pró-Inclusão, em parceria com a Escola Superior de Educação/IP de Santarém.
  • Silva, M., O., E. (2019). Olhares sobre a inclusão. [Palestra]. Encontro Internacional “Tecnologias Assistivas – Linguagens de Inclusão e Técnicas Assistenciais”, promovido pela Fundação Hermínio Ometto, Araras, Brasil. Lisboa. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

Comunicações em eventos nacionais

  • Elias, M. F. & Silva, M. O. E. (25 e 26 de março). Assistentes operacionais e inclusão de crianças com autismo: a formação no centro do processo para a educação do futuro. [Comunicação]. Seminário “Dar asas ao Saber – Diálogos Multi, Inter e Transdiciplinares”. Instituto Politécnico de Setúbal: Centro de Investigação em Educação e Formação.
  • Elias, M. F. & Silva, M. O. E. (2021, abril, 16-17). Atitudes dos Assistentes Operacionais na inclusão de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo no Jardim de Infância. [Comunicação]. V Encontro Nacional de Jovens Investigadores Investigação em Educação e Responsabilidade Social: vozes dos jovens investigadores
  • Matado, M. G. L. & Silva M. O. E. (2021, abril, 16-17). Inclusão de alunos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental em tempos de pandemia. [Comunicação]. V Encontro Nacional de Jovens Investigadores Investigação em Educação e Responsabilidade Social: vozes dos jovens investigadores
  • Pascoal, M. M.N. & Silva, M. O. E. (2021, abril, 16-17). A importância da relação Escola-Família para a Inclusão de Alunos com Trissomia 21. [Comunicação]. V Encontro Nacional de Jovens Investigadores Investigação em Educação e Responsabilidade Social: vozes dos jovens investigadores.
  • Pascoal, M. M.N. & Silva, M. O. E. (2021, julho, 14-16). Expectativas de pais e professores de um aluno com Trissomia 21 relativamente à sua Inclusão no Ensino Regular. [Comunicação]. 11º Encontro de Investigadores do CeiED Do cientista cidadão à ciência cidadã: olhares cruzados na construção do conhecimento.
  • Elias, M. F. & Silva, M. O. E. (2021, julho, 14-16). Dificuldades sentidas por assistentes operacionais na inclusão de crianças com Transtorno do Espetro do Autismo no Jardim de Infância. [Comunicação]. 11º Encontro de Investigadores do CeiED Do cientista cidadão à ciência cidadã: olhares cruzados na construção do conhecimento.
  • Cunha, A. & Silva, M., O., E. (2021, julho, 14-16). Atividades Socialmente Úteis para a Inclusão de Jovens com Deficiência. [Comunicação]. 11º Encontro de Investigadores do CeiED Do cientista cidadão à ciência cidadã: olhares cruzados na construção do conhecimento.
  • Silva, M., O., E.; Almeida, A., C. (2020). Inclusão Social de Pessoas com Deficiência Intelectual e Desenvolvimental no âmbito de um projeto piloto de uma Instituição. [Poster]. 10º Encontro de Investigadores A Ciência em Tempos de Turbulência: Cidade, Memória, Educação. Lisboa: ULHT.
  • Silva, M., O., E.; Elias, M., F. (2020). Assistentes Operacionais: agentes de apoio à Inclusão de crianças com Transtorno do Espectro dom Autismo. [Poster]. 10º Encontro de Investigadores A Ciência em Tempos de Turbulência: Cidade, Memória, Educação. Lisboa: ULHT.
  • Ventura, M.; Nascimento, M.; Silva, M., O., E. (2019, julho). A Cooperação entre docentes e diferenciação pedagógica como promotoras de Inclusão. [Poster]. 9º Encontro de Investigadores do CeiED Investigação em Educação: Olhares Plurais na Co-Criação de Justiça Cognitiva. Lisboa: ULHT.
  • Simões, A., S.; Silva, M., O., E. (2018, julho). Artes e Inclusão Educativa. [Comunicação]. 8º Encontro de Investigadores Investigação em Educação “Percursos e Processos Contemporâneos”. Lisboa, ULHT.
  • Miranda, M., A.; Silva, M., O., E. (2018, julho). Intervenção Precoce em Contexto de Creche: um passo para a Inclusão. [Comunicação]. 8º Encontro de Investigadores “Investigação em Educação: Percursos e Processos Contemporâneos” Lisboa, ULHT.
  • Silva, M. O. E. & Mota, R. P. (2016, julho). Refletir, Investigar e Agir para Incluir: o papel das Artes Visuais. [Comunicação] 6º Encontro de Investigadores – Educação, Espaço e Tempo: Investigação, Conhecimento e Intervenção Social. Lisboa: ULHT.
  • Silva, M. O. E., Neves, F., & Dias, M. T. (2016, julho). Da Transição para a Vida Ativa até à Inclusão no mercado de trabalho. [Comunicação]. 6º Encontro de Investigadores – Educação, Espaço e Tempo: Investigação, Conhecimento e Intervenção Social.
  • Silva, M. O. E., & Coelho, F. S. (2015, Julho). Funções e tarefas do psicólogo na inclusão de alunos com dificuldade intelectual e desenvolvimental que têm currículo específico individual. [Comunicação]. 6º Encontro de Investigadores do CeiED “Educação, Espaço e Tempo: investigação, conhecimento e intervenção social, Lisboa: ULHT.
  • Silva, M. O. E., & Neves, F. K. (2015, julho). Perceção de pessoas com dificuldade intelectual e desenvolvimental relativamente à sua inclusão. [Comunicação] Encontro de Investigadores – Educação, Espaço e Tempo: Investigação, Conhecimento e Intervenção Social. Lisboa: ULHT.
  • Silva, M. O. E., & Dias, M. T. (2015, julho). Preciso de ser: perceção de alunos com dificuldade intelectual e desenvolvimental relativamente à sua transição para a vida ativa. [Comunicação]. Encontro de Investigadores – Educação, Espaço e Tempo: Investigação, Conhecimento e Intervenção Social. Lisboa: ULHT.
  • Silva, M. O. E., & Coelho F. (2014, julho). Funções e Tarefas do Psicólogo na Inclusão Escolar dos Alunos com Dificuldade Intelectual e Desenvovimental que têm Currículo Específico Individual. Justiça Social e Justiça Cognitiva A construção de sociedades mais justas. [Comunicação]. Vº Encontro de Investigadores – Educação, Espaço e Tempo: Investigação, Conhecimento e Intervenção Social. Lisboa: ULHT
  • Silva, M. O. E., & Carvalho, M. R.A. (2014, julho). Inclusão escolar: estudo realizado com alunos com Síndroma de Down na rede privada de ensino no município de Olinda/PE. Justiça Social e Justiça Cognitiva A construção de sociedades mais justas. [Comunicação]. Vº Encontro de Investigadores – Educação, Espaço e Tempo: Investigação, Conhecimento e Intervenção Social Lisboa: ULHT.
  • Silva, M. O. E (2014). Dados de investigação: testemunho para a construção da escola inclusiva. [Conferência]. VII Seminário: Educomunicação e Cultura Inclusiva. Lisboa. ULHT.

Outras publicações

  • Matado, M. G. L. & Silva M. O. E. (2022). Inclusão de alunos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental em tempos de pandemia. Atas. V Encontro Nacional de Jovens Investigadores Investigação em Educação e Responsabilidade Social: vozes dos jovens investigadores. In Araújo e Sá, M. H & Morgado, L. (2022). Atas. V Encontro Nacional de Jovens Investigadores Investigação em Educação e Responsabilidade Social: vozes dos jovens investigadores. (pp. 773-783). UA Editor. DOI: 10.48528/tr7a-j538.
  • Elias, M. F. & Silva, M. O. E. (2022). Atitudes dos Assistentes Operacionais na inclusão de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo no Jardim de Infância. Atas. V Encontro Nacional de Jovens Investigadores Investigação em Educação e Responsabilidade Social: vozes dos jovens investigadores. CIDTFF da Universidade de Aveiro e do LE@D da Universidade Aberta, em articulação com In Araújo e Sá, M. H & Morgado, L. (2022). Atas. V Encontro Nacional de Jovens Investigadores Investigação em Educação e Responsabilidade Social: vozes dos jovens investigadores. (pp.795-805). UA Editor. DOI: 10.48528/tr7a-j538.
  • Pascoal, M. M.N. & Silva, M. O. E. (2022). A importância da relação Escola-Família para a Inclusão de Alunos com Trissomia 21. Atas. V Encontro Nacional de Jovens Investigadores Investigação em Educação e Responsabilidade Social: vozes dos jovens investigadores. (pp.785-794). UA Editor. DOI: 10.48528/tr7a-j538.
  • Silva, M. O. E. & Serradas, R. D. (2022). Educação para a inclusão de jovens com Necessidades Educativas Especiais – a formação de professores no centro do processo. In. Cavaco, C., Costa, F., Marques, J., Viana, J., Marreiros, R., Faria, A. R. (2022). Atas do XXVIII Colóquio da AFIRSE Portugal Educação e Idades da Vida Problemáticas de Investigação e Desafios na Sociedade Contemporânea (pp. 714-721). AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. http://afirse.ie.ul.pt/coloquios/xxviii-coloquio-2021/atas-2021/
  • Pascoal, Manuela. N & Silva, M. O. E. (2022). A Inclusão numa turma do Ensino Regular de um aluno com Trissomia 21: perceção dos pais e dos professores. In. Cavaco, C., Costa, F., Marques, J., Viana, J., Marreiros, R., Faria, A. R. (2022). Atas do XXVIII Colóquio da AFIRSE Portugal Educação e Idades da Vida Problemáticas de Investigação e Desafios na Sociedade Contemporânea (pp. 500-508). AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. http://afirse.ie.ul.pt/coloquios/xxviii-coloquio-2021/atas-2021/
  • Elias, M. F. & Silva, M. O. E. (2022). A inclusão de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo no Jardim de Infância: a atuação dos Assistentes Operacionais. In. Cavaco, C., Costa, F., Marques, J., Viana, J., Marreiros, R., Faria, A. R. (2022). Atas do XXVIII Colóquio da AFIRSE Portugal Educação e Idades da Vida Problemáticas de Investigação e Desafios na Sociedade Contemporânea (pp. 186-192). Lisboa: AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. http://afirse.ie.ul.pt/coloquios/xxviii-coloquio-2021/atas-2021/
  • Elias, M. F. & Silva, M. O. E. (2021). Assistentes Operacionais e Inclusão de crianças com Perturbações do Espectro do Autismo no Jardim de Infância: um grupo esquecido na partilha de práticas? In Guerreiro, A; Luisa, C.; Martins, M., H. & Borges, M., L. (Ed.). E-BOOKIII Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva Construir a Equidade em Tempos de Mudança. (pp. 19-29). Faro: Universidade do Algarve. DOI: https://doi.org/10.34623/cs4j-cj82.
  • Almeida, A., G., C. & Silva, M. O. E. (2021). Inclusão laboral de Jovens com Deficiência Intelectual e Desenvolvimental através de Atividades Socialmente Úteis. In Guerreiro, A; Luisa, C.; Martins, M., H. & Borges, M., L. (Ed.). E-BOOKIII Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva Construir a Equidade em Tempos de Mudança. (pp. 375-385). Faro: Universidade do Algarve. DOI: https://doi.org/10.34623/cs4j-cj82
  • Miranda, M., A.; Silva, M., O., E. (2019). Intervenção Precoce em contexto de Creche: um passo para a inclusão. Atas. 8º Encontro de Investigadores. Investigação em Educação: percursos e processos contemporâneos. ESTUDOS. Lisboa: ULHT, p. 45-51.
  • Simões, A., S.; Silva, M. O. E. (2019). Artes e Inclusão Educativa. Atas. 8º Encontro de Investigadores. Investigação em Educação: percursos e processos contemporâneos. ESTUDOS. Lisboa: ULHT, p. 75-80.
  • Silva, M., O., E. & Duarte, R., S. (2015). Relatório de Avaliação Final do Projeto Conhecer para Diferenciar, Agir para Incluir.