Skip to main content
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ter o JavaScript autorizado para o visualizar.

Laura Sousa

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ter o JavaScript autorizado para o visualizar.

Laura é investigadora na área da Educação, com particular interesse nas temáticas da inclusão educativa, equidade e igualdade de oportunidades. Atualmente, é doutoranda em Educação com o projeto intitulado “Perceção de docentes do ensino básico sobre a inclusão de alunos com medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão: Um estudo em escolas da Ilha da Madeira”. É membro da ReLeCo Políticas Públicas e Governação em Educação.

Orientadora: Maria Odete Emygdio da Silva

Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest

  • Educação Inclusiva
  • Políticas Educativas
  •  Formação de Professores
  •  Inovação Educativa
  •  Equidade e Igualdade de Oportunidades

Resumo do projeto de doutoramento

Este relatório apresenta a investigação que pretendemos realizar, sob o tema da inclusão educativa. Fundamentada nos princípios da equidade e da igualdade de oportunidades, com o objetivo de facultar uma escola de qualidade para todos os alunos, independentemente das dificuldades que alguns possam ter, a inclusão constitui um dos grandes desafios que se coloca, desde já há alguns anos, à escola.

Esta investigação tem como objetivo geral analisar a perceção de docentes de educação especial e de docentes do 1º Ciclo, assim como docentes de Português do 2º e 3º Ciclos do ensino regular, que lecionam em escolas do Ensino Básico de três municípios da Ilha da Madeira, sobre a implementação das medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão definidas pelo DL

De acordo com o objetivo da investigação, optámos pela abordagem qualitativa, apoiando-nos, entre outros autores, em Flick (2009); Yin, 2005; Amado (2017); Morgado (2013). Como técnicas e instrumentos de recolha de dados, utilizaremos a consulta de documentos e a entrevista semidiretiva, seguindo a orientação de autores como Bogdan e Bilklen (1994); Lüdke e André (2005). Os dados serão tratados através de análise documental e de análise de conteúdo Bardin (2005). Participarão docentes de sei escolas de três municípios, selecionados com base no princípio da fundamentação teórica. Espera-se que os resultados revelem os principais facilitadores e dificuldades relativamente à implementação das medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, e que possam contribuir para a reflexão sobre práticas inclusivas, oferecendo insights paraa melhoria das práticas docentes.