Skip to main content

Eventos

CeiED integra debate internacional sobre metodologias de investigação em educação

O investigador do CeiED, André Freitas, foi convidado a partilhar a sua experiência na escrita e publicação de artigos científicos sobre metodologias de investigação com a comunidade do International Journal of Research and Method in Education (IJRME), revista editada pela Taylor & Francis.

O webinar, intitulado “Making Methods Matter: from doctoral thinking to publishing in IJRME”, é organizado pelos co-editores do jornal, Jo Rose (University of Bristol) e Tim Jay (University of Nottingham), e decorre no dia 2 de dezembro, das 10h00 às 12h00 (GMT).

A sessão é dedicada à partilha de experiências de jovens investigadores em educação, que exploram métodos inovadores ou abordagens criativas para ultrapassar desafios metodológicos na investigação.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através deste link.

Destinado a estudantes de doutoramento, recém-doutorados e orientadores, o webinar reconhece o processo de doutoramento como um momento privilegiado para o desenvolvimento metodológico e para o envolvimento profundo com o pensamento crítico sobre metodologias de investigação em educação e a sua disseminação.

Durante o evento, os participantes poderão ouvir e participar em reflexões sobre:

  • o percurso de pensamento que conduziu à escrita;
  • as estratégias adotadas para transformar ideias em contributos publicáveis;
  • os desafios e recompensas associados ao processo de escrita e submissão.

Para mais informações ou para partilha de experiências, o investigador André Freitas encontra-se disponível através do e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ter o JavaScript autorizado para o visualizar.

Algumas publicações do investigador sobre metodologias de investigação em educação:

  • Freitas, A. (2025). Decision-making in narrative inquiry in education: Ethical gathering, transcription, validation and analysis of lived experiences. International Journal of Research & Method in Education, 1-12. https://doi.org/10.1080/1743727X.2025.254326
  • Thomas Dotta, L., Freitas, A. & Sousa, R. T. (2024) Methodological issues in technology-mediated qualitative data collection: A mapping of research undertaken in schools during the Covid-19 pandemic. London Review of Education, 22 (1), 34. https://doi.org/10.14324/LRE.22.1.34
  • Freitas, A., Matos, J. F., Piedade, J., Teodoro, V. D., & Duarte, R. S. (2024). Teaching research methodologies in education: Teachers’ pedagogical practices in Portugal. Open Education Studies, 6 (1), 20240002. http://dx.doi.org/10.1515/edu-2024-0002