Eventos
Seminário Online Literacias, Cidadania e Emancipação
Realiza-se no próximo dia 21 de janeiro de 2026 (quarta-feira), das 15h30 às 18h30, com transmissão online, o Seminário Literacias, cidadania e emancipação, que marcará o arranque oficial do Projeto ROMPANTE (2024.16621.PEX,) promovido pelo CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, e que tem como instituição de colaboração o CES – Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.
O Seminário, que reunirá investigadores nacionais e internacionais, visa proporcionar um espaço de reflexão e de debate sobre os conceitos matriciais de reconhecimento recíproco, literacia e emancipação. No contexto dos atuais fenómenos de incerteza, disrupção social, fragmentação e reconfiguração do papel do conhecimento, das tecnologias e das instituições, o Seminário dará particular destaque à discussão sobre o papel da educação para a cidadania no desenvolvimento de uma consciência crítica, informada e capaz de contribuir para a qualidade dos processos e das práticas democráticas.
Em parceria com o Centro de Formação de Escolas António Sérgio, este evento encontra-se certificado para os/as professores/as participantes de Portugal como Ação de Curta Duração (ACD) ao abrigo do Despacho 5741/2015 de 29 de maio, para efeitos de progressão da carreira docente – educadores de infância, docentes dos ensinos básico e secundário e de educação especial.
Os/as interessados/as em obter esta certificação deverão registar-se obrigatoriamente neste link: https://www.cfantoniosergio.edu.pt/centro/index.php/
O evento será realizado e transmitido online. A participação é livre.
Link de acesso para participantes não inscritos no Centro de Formação de Escolas António Sérgio.
PROGRAMA
15h30 – Abertura | Teresa Teixeira Lopo (Universidade Lusófona – Centro Universitário de Lisboa, CeiED).
15h45 – A alteridade como potencialidade educativa da emancipação e da cidadania | José Viegas Brás (Universidade Lusófona -– Centro Universitário de Lisboa, CeiED, ReLeCo Memória, Cidadania e Sociomuseologia).
16h15 – Inteligência artificial e política deliberativa: novos obstáculos à emancipação comunicativa | Alexander Gerner (FilmEU University, CICANT).
16h45 – Literacia(s): abordagens teóricas e propósitos emancipadores | Daniel Bart (Université Toulouse 2 - Jean Jaurès, UMR EFTS).
17h15 - Paulo Freire, educação democrática e cidadania crítica | Licínio Lima (Universidade do Minho, CIEd).
17h45 – Debate | Moderação e comentários finais de Ana Maria Seixas (Universidade de Coimbra – CES e Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação).
18h20 – Encerramento| Teresa Teixeira Lopo (Universidade Lusófona – Centro Universitário de Lisboa, CeiED).
Para esclarecimentos ou questões: