Saltar para o conteúdo principal

Projetos

Rutura, poder popular e emancipação? A participação dos estudantes universitários nos movimentos de alfabetização (1974-1976) / ROMPANTE

Objetivos

O projeto parte do seguinte problema de investigação: Que balanço crítico se pode fazer das campanhas de alfabetização levadas a cabo, entre 1974 e 1976, pela Comissão Pró União Nacional dos Estudantes Portugueses (Pró-UNEP) e o Movimento Alfa - Brigadas Estudantis de Trabalho e Alfabetismo?

O recorte temporal da investigação abrangerá o período compreendido entre 2 de junho de 1974 e 30 de setembro de 1976 – data em que, de acordo com a informação atualmente disponível, terá sido realizada a última campanha de alfabetização dinamizada pelo Movimento Alfa- Brigadas Estudantis de Trabalho e Alfabetização.

O projeto dará relevância à história oral através da recolha de testemunhos de estudantes/alfabetizadores, dirigentes associativos e dirigentes partidários.

Os resultados do projeto serão divulgados em formatos académicos convencionais e em materiais de comunicação online, seguindo os princípios da Ciência Aberta.  Adicionalmente, com o objetivo de valorizar o carácter social da memória e do testemunho oral como fonte histórica na investigação em educação será criado um sítio Web dedicado ao projeto e uma visita audiovisual com curadoria de conteúdos visando gerar reflexões e envolver o público, incluindo o público mais jovem, em particular os/as estudantes, tanto na história destas campanhas de alfabetização como nas estórias dos estudantes universitários/alfabetizadores, dirigentes associativos e líderes partidários.

Equipa de investigação

  • Ana Maria Seixas - CES, Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação.
  • Arlinda Cabral – LusoGlobe - Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa.
  • Daniel Bart (Consultor) - University Toulouse - Jean Jaurès, UMR EFTS.
  • Ernesto Candeias Martins - CeiED, Instituto Politécnico de Castelo Branco.
  • Jacinto Serrão – CeiED,  Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa, ESEL-IPLUSO.
  • José Viegas Brás (Co-Investigador Responsável) - CeiED, Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa, ESEL-IPLUSO.
  • Maria Neves Gonçalves – CeiED, ESEL-IPLUSO.
  • Paulo Ferreira - Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa.
  • Teresa Teixeira Lopo (Investigadora Responsável) - CeiED, Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa.

Instituição de colaboração

CES – Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra

  • Período Date
    01/2026-07/2027
  • Financiamento Funding
    FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia - 52 902,29€
  • Referência do Projeto Project Reference
    2024.16621.PEX
DOI do Projeto Project DOI
https://doi.org/10.54499/2024.16621.PEX