Skip to main content

Projetos

Climate Change and STEM Education in Classrooms

A educação sobre mudanças climáticas, que visa melhorar o sistema educacional para combater as mudanças climáticas, é uma abordagem fundamental que desenvolve o conhecimento sobre mudanças climáticas entre os estudantes do ensino primário, secundário, universitário e de pós-graduação. O propósito da educação sobre mudanças climáticas é formar pessoas conscientes do clima que entendam os princípios básicos do sistema climático, saibam avaliar informações cientificamente confiáveis sobre o clima, tomem decisões informadas que possam minimizar os efeitos das mudanças climáticas e ajam de maneira a promover sociedades sustentáveis. Uma pessoa consciente do clima “Compreende os princípios básicos do sistema climático do mundo, sabe como avaliar informações cientificamente confiáveis sobre o clima, comunica-se de maneira significativa sobre o clima e as mudanças climáticas. É definido como uma pessoa que pode tomar decisões conscientes e responsáveis sobre as ações que podem afetar o clima. A aprendizagem por meio da educação continua ao longo da vida, criando mudanças permanentes nas pessoas, independentemente do tempo e do lugar.

Objetivos

  • Mobilizar conhecimento e recursos para mudar comportamentos em relação à sustentabilidade ambiental através do estabelecimento da Coalizão pela Education for Climate Coalition;
  • Investir em infraestrutura educacional e de formação verde;
  • Integrar a sustentabilidade ambiental com as ciências naturais e humanas e promover a troca entre habilidades, métodos, processos e culturas relevantes;
  • Garantir que os indivíduos tenham as habilidades necessárias para terem sucesso na economia verde do futuro, como habilidades digitais e empreendedorismo.

Equipa de Investigação

  • Cândida Rocha, Universidade Lusófona, Centro Universitário de Lisboa
  • Anabela Cruces, Universidade Lusófona, Centro Universitário de Lisboa
  • Bruno Lino, Universidade Lusófona, Centro Universitário de Lisboa
  • Lucimar Dantas, CeiED, Universidade Lusófona, Centro Universitário de Lisboa
  • Carla Galego CeiED, Universidade Lusófona, Centro Universitário de Lisboa

Parcerias

Yenişehir Anadolu İmam Hatip Lisesi

  • Engin Karamanli
  • Bilge Tanrisever Çeper

Sustainable Innovative Practices Association

  • Sevcan Karamanli
  • Funda Karasu

Osnovna skola Petra Preradovica school

  • Anita Simac
  • Ivana Peric

Campus De Vesten Herentals

  • Leen Siongers
  • Jurgen Kesters

International IT College of Sweden

  • Seema Pal
  • Daniel
  • Período Date
    10.2022 - 10.2024
  • Financiamento Funding
    Erasmus +: 250,000 EUR
  • Referência do Projeto Project Reference
    2022-1-SE01-KA220-SCH-000088059