Projetos
Climate Change and STEM Education in Classrooms
A educação sobre mudanças climáticas, que visa melhorar o sistema educacional para combater as mudanças climáticas, é uma abordagem fundamental que desenvolve o conhecimento sobre mudanças climáticas entre os estudantes do ensino primário, secundário, universitário e de pós-graduação. O propósito da educação sobre mudanças climáticas é formar pessoas conscientes do clima que entendam os princípios básicos do sistema climático, saibam avaliar informações cientificamente confiáveis sobre o clima, tomem decisões informadas que possam minimizar os efeitos das mudanças climáticas e ajam de maneira a promover sociedades sustentáveis. Uma pessoa consciente do clima “Compreende os princípios básicos do sistema climático do mundo, sabe como avaliar informações cientificamente confiáveis sobre o clima, comunica-se de maneira significativa sobre o clima e as mudanças climáticas. É definido como uma pessoa que pode tomar decisões conscientes e responsáveis sobre as ações que podem afetar o clima. A aprendizagem por meio da educação continua ao longo da vida, criando mudanças permanentes nas pessoas, independentemente do tempo e do lugar.
Objetivos
- Mobilizar conhecimento e recursos para mudar comportamentos em relação à sustentabilidade ambiental através do estabelecimento da Coalizão pela Education for Climate Coalition;
- Investir em infraestrutura educacional e de formação verde;
- Integrar a sustentabilidade ambiental com as ciências naturais e humanas e promover a troca entre habilidades, métodos, processos e culturas relevantes;
- Garantir que os indivíduos tenham as habilidades necessárias para terem sucesso na economia verde do futuro, como habilidades digitais e empreendedorismo.
Equipa de Investigação
- Cândida Rocha, Universidade Lusófona, Centro Universitário de Lisboa
- Anabela Cruces, Universidade Lusófona, Centro Universitário de Lisboa
- Bruno Lino, Universidade Lusófona, Centro Universitário de Lisboa
- Lucimar Dantas, CeiED, Universidade Lusófona, Centro Universitário de Lisboa
- Carla Galego CeiED, Universidade Lusófona, Centro Universitário de Lisboa
Parcerias
Yenişehir Anadolu İmam Hatip Lisesi
- Engin Karamanli
- Bilge Tanrisever Çeper
Sustainable Innovative Practices Association
- Sevcan Karamanli
- Funda Karasu
Osnovna skola Petra Preradovica school
- Anita Simac
- Ivana Peric
- Leen Siongers
- Jurgen Kesters
International IT College of Sweden
- Seema Pal
- Daniel
- Período Date
10.2022 - 10.2024 - Financiamento Funding
Erasmus +: 250,000 EUR - Referência do Projeto Project Reference
2022-1-SE01-KA220-SCH-000088059