Skip to main content

Projetos

Future-oriented Stories of Digital Schools’ Capital: Imagining times, places and sociabilities of education

O projeto foca-se nas literacias para os futuros da educação, abordando as experiências vividas por professores/as e alunos/as no ensino básico, com especial atenção aos processos de digitalização nas escolas. Pretende-se conhecer os tempos, lugares e sociabilidades como dimensões estruturais que ajudam a informar a elaboração de políticas pela ação de imaginar a escola como construtura dos futuros da educação.

Em Portugal, está a ser implementado um projeto-piloto com escolas do ensino básico com o objetivo de promover a digitalização de processos e experiências educativas. O desafio inerente a este projeto é produzir narrativas digitais que suportem transições digitais humanizadas e sustentáveis de experiências educativas de alunos/as e professores/as do ensino básico - imaginando sobre o futuro do capital escolar.

A investigação desenvolve-se pela metodologia narrativa, com abordagens participativas baseadas na experiência artística, compreendendo como a digitalização se constitui enquanto produção cultural no contexto educativo. O projeto ambiciona, assim, propor novas ideias sobre o capital escolar, de forma a preparar a educação para os desafios dos futuros. 

Equipa de Investigação:

Parceiros

  • Período Date
    2024-2030
  • Financiamento Funding
    Fundação para a Ciência e a Tecnologia
  • Referência do Projeto Project Reference
    2023.08557.CEECIND