Projetos
Future-oriented Stories of Digital Schools’ Capital: Imagining times, places and sociabilities of education
O projeto foca-se nas literacias para os futuros da educação, abordando as experiências vividas por professores/as e alunos/as no ensino básico, com especial atenção aos processos de digitalização nas escolas. Pretende-se conhecer os tempos, lugares e sociabilidades como dimensões estruturais que ajudam a informar a elaboração de políticas pela ação de imaginar a escola como construtura dos futuros da educação.
Em Portugal, está a ser implementado um projeto-piloto com escolas do ensino básico com o objetivo de promover a digitalização de processos e experiências educativas. O desafio inerente a este projeto é produzir narrativas digitais que suportem transições digitais humanizadas e sustentáveis de experiências educativas de alunos/as e professores/as do ensino básico - imaginando sobre o futuro do capital escolar.
A investigação desenvolve-se pela metodologia narrativa, com abordagens participativas baseadas na experiência artística, compreendendo como a digitalização se constitui enquanto produção cultural no contexto educativo. O projeto ambiciona, assim, propor novas ideias sobre o capital escolar, de forma a preparar a educação para os desafios dos futuros.
Equipa de Investigação:
Parceiros
- Instituto de Educação, Universidade Lusófona (https://ie.ulusofona.pt/)
- João Filipe Matos, CeiED, Universidade Lusófona – Centro Universitário de Lisboa
- ReLeCo Learning & Innovation
- Leanete Thomas Dotta, CeiED, Universidade Lusófona – Centro Universitário do Porto
- ReLeCo Teacher Education, Professionalism & Teachers Identities
- Período Date
2024-2030 - Financiamento Funding
Fundação para a Ciência e a Tecnologia - Referência do Projeto Project Reference
2023.08557.CEECIND