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Projetos

[MUBIESUS] Ciência pública e percursos educativos para a sustentabilidade em museus e bibliotecas de Lisboa e São Paulo

O campo da ação socioeducativa para a sustentabilidade, em afirmação e crescimento ao longo das últimas décadas, tem sido palco de intervenções que partiram da sociedade civil e de movimentos ecologistas, gerando afirmação institucional e intervenção política, bem como propostas educativas nas escolas e em contextos de educação não formal, incluindo em equipamentos coletivos e públicos com fins culturais, como as bibliotecas e os museus. Um dos fatores impulsionadores da educação para a sustentabilidade relaciona-se com a ciência pública, a divulgação e popularização da ciência, direcionando a comunicação para públicos não académicos. Entre os públicos prioritários da ciência pública para a sustentabilidade podemos identificar os professores, classe profissional que necessita de ir atualizando os seus conhecimentos para uma intervenção educativa informada e promotora dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Destaca-se que as recomendações internacionais e políticas nacionais para museus e bibliotecas têm seguido a reflexividade própria de cada campo, enquadrando a ação destes equipamentos com diversos princípios, entre os quais se inclui a sustentabilidade. É neste contexto que se propõe o projeto ‘Ciência pública e percursos educativos para a sustentabilidade em museus e bibliotecas de Lisboa e São Paulo’ (MUBIESUS), sustentado numa investigação participativa multisituada, compreendendo a educação para a sustentabilidade no cruzamento da pedagogia crítica (Darder et al., 2018) com a justiça ambiental crítica (Pellow, 2018). Pretende-se investigar práticas e recomendações de ciência pública para a sustentabilidade em museus e bibliotecas das cidades de Lisboa e São Paulo, em particular na interlocução com professores em serviço, procurando compreender quais as suas expectativas de formação para a sustentabilidade e a sua potencial oferta neste tipo de equipamentos públicos. 

Este projeto está associado à ReLeCo Estudos Socioartísticos para a Decolonialidade e a Sustentabilidade e ao Fórum de Ciência Pública.

Objetivos

  • Perceber o estado atual de práticas de ciência pública para a sustentabilidade em museus e bibliotecas
  • Compreender os enquadramentos institucionais e recomendações no âmbito da educação para a sustentabilidade em museus e bibliotecas
  • Apreender expectativas de formação para a sustentabilidade por parte de professores em serviço
  • Mapear a oferta de formação para a sustentabilidade em museus e bibliotecas públicos de São Paulo e Lisboa

Equipa de Investigação

Parceiros

  • Período Date
    03/2024 – 02/2025
  • Financiamento Funding
    Erasmus +: 5,000 EUR
  • Referência do Projeto Project Reference
    PE-CEIED-4/002/2023, CeiED – DOI 10.54499/UIDP/04114/2020