

Inês Vieira
Inês Vieira é professora auxiliar na Universidade Lusófona, com foco em educação e/para o desenvolvimento, e investigadora integrada no CeiED – Centro de Investigação Interdisciplinar em Educação e Desenvolvimento. É doutorada (Doctor Europæus, NOVA FCSH e Università di Bologna) e mestre (NOVA FCSH) em Ecologia Humana, e licenciada em Educação de Infância (ESE/P.Porto).
Desenvolve atividades de investigação, comunicação e gestão científica desde 2009, tendo participado em projetos europeus e nacionais sobre questões relacionadas com mobilidades/migrações, diversidade social, território e ecologia, educação, juventude e políticas públicas. Atualmente é IR no projeto de investigação 'MUBIESUS – Ciência pública e percursos educativos para a sustentabilidade em museus e bibliotecas de Lisboa e São Paulo' (PE-CEIED-4/002/2023, 2024-2025), integra as equipas de investigação 'AGGRIN - Corpos geradores: da agressão à insurgência. Contributos para uma pedagogia decolonial’ (PTDC/CED-EDG/3644/2021-FCT, 2023-2026), 'No urbano: desigualdades sociais, disputas territoriais, deslocamentos e a relação com cuidados e educação vividas por mulheres e crianças' (CNPq Universal 421079/2023-1, 2023-2026) e ‘Desafios da participação dos estudantes refugiados no ensino superior português’ (PE-CEIED-4/001/2024, 2025-2026) e o projeto de intervenção territorial/educativa para a sustentabilidade ‘Energia que move’ (EDP Energia Solidária, 2023-2025).
É coordenadora da ESA RN27 – Research Network on Southern European Societies da European Sociological Association (2024-2026) e membro do comité nuclear da APS ST-SCEAV - Secção Temática sobre Sociedade Civil, Economias Alternativas e Voluntariado da Associação Portuguesa de Sociologia.
No CeiED, está integrada na ReLeCo ART.DS - Estudos Socioartísticos para a Decolonialidade e Sustentabilidade, é membro permanente da equipa do Op.Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação, integra as Comissões Diretiva e Executiva do centro de investigação e é diretora do Fórum de Ciência Pública.
Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest
- Educação decolonial
- Educação e desenvolvimento
- Desigualdades na educação
- Educação crítica para a sustentabilidade
- Mobilidades, território e diversidade social
- Pesquisa participativa na interface de ciência, artes e educação
Publicações Selecionadas Selected Publications
- Chaves, H. & Vieira, I. (Eds.) (2024). Gingar na cidade. Bicicleta, participação e transformação do território. Livraria Tigre de Papel.
- Vieira, I., & Chaves, H. (2023). Percursos para a mobilidade sustentável em territórios desiguais: reflexões a partir de um projeto de investigação-ação. Revista Brasileira de Sociologia-RBS, 11(28), 24-50.
- Vieira, I. (2023). O método do etnodrama e o princípio da participação entre etnografia e dramaturgia. In I. Évora, & S. Amorim, (Orgs.), Diálogos de Campo – Pesquisas de Campo Participativas em Debate (pp. 65-70). CeSA CSG ISEG.
- Simon, S., Vieira, I., & Jecu, M. (2023). Multi-level education for sustainability through global citizenship, territorial education and art forms. Frontiers in Education, 8, 1129824.
- Vieira, I., Chaves, H. & Rés do Chão (2022). Estudo participativo sobre a mobilidade em Marvila, Lisboa. Edições Universitárias Lusófonas.