Maria Constança Vasconcelos
Maria Constança Vasconcelos é Professora Associada da Universidade Lusófona desde 2001, Coordenadora dos Mestrados em Ensino das Artes Visuais desde 2008, lecionando Didática das Artes Visuais e Metodologias de Investigação. Responsável pela Prática Supervisionada do Mestrado em Ensino das Artes Visuais desde 2009. É editora do Dossier das Artes Visuais da Revista Lusófona da Educação desde 2014. É Investigadora do CeiED (Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento) da Universidade Lusófona - Lisboa e participa na ReLeCo Estudos Socioartísticos para a Decolonialidade e a Sustentabilidade (ART.DS). Participação no Forum Ciência Pública.
É formada em arquitetura pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, tendo obtido o Doutoramento na mesma área pela Universidade de Salford, Reino Unido (2001). Foi professora em artes visuais no Ensino Básico e Secundário, até 2001.
Maria Constança Vasconcelos tem publicações na área das artes, desenho e design, ensino das artes e formação de professores. Participa na organização de conferências, seminários e workshops na área das artes e seu ensino.
Participação no projeto MUSDIS – The Museologic Dispositive as Communication Means. Participa no projeto MUBIESUS Ciência pública e percursos educativos para a sustentabilidade em museus e bibliotecas de Lisboa e São Paulo.
Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest
- Desenvolvimento sustentável
- Artes Visuais
- Ensino Artístico
- Formação de Professores
Publicações Selecionadas Selected Publications
- Vasconcelos, M. C. & Marques, I. (2022). Práticas criativas articuladas na formação de professores. A maleta pedagógica-artística. Matéria Prima: Práticas artísticas no Ensino Básico e Secundário, 9(1). http://materiaprima.fba.ul.pt
- Vasconcelos, M. C. (2021). Práticas artísticas e transformação sociocultural. In M. Falcão, T. Leite & T. Pereira (coord), Educação Artística 2010-2020 (pp. 85-89), Escola Superior de Educação de Lisboa/CIED. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.131
- Vasconcelos, M. C. & Marques, I. (2020). Investigação-Ação em Educação Artística: uma reflexão a partir de casos concretos. Matéria Prima: Práticas artísticas no Ensino Básico e Secundário, 8(1). http://materiaprima.fba.ul.pt
- Vasconcelos, M. C. (2019). Investigação-ação, um contributo para a melhoria da prática no ensino das artes. In M. R. B. Vega, R. A. Fuente & G. S. Romero (Coords). Focalizando areas del saber desde sus nuevas lecturas, (pp 431-443). Gedisa Editorial.
- Vasconcelos, M. C. (2016). Dimensões estratégicas na formação em Design e Artes Visuais na Contemporaneidade. In Trinchão (Org.) Desenho, Ensino e Pesquisa, Vol, 3, (pp. 99-122). Edufba/ UEFS Editora.