Skip to main content

Projetos

Roda Viva

Apoiado na criação de um espaço de aprendizagem multimédia e de uso de bicicleta - com foco no audiovisual e mobilidade ativa - dinamizado por um grupo informal de jovens e criativos locais, criar-se-á um festival de cinema itinerante, produzido e programado de forma participativa com a comunidade. Os temas de lançamento de trabalho versarão sobre a mobilidade urbana, coesão territorial e direito à cidade, potenciando as dinâmicas e equipamentos já existentes nos territórios em candidatura. As dinâmicas e plataformas criadas continuarão a ser alimentadas com novos temas e abordagens, impulsionando subsequentes edições do festival. O espaço multimédia/rede local de bicicletas criado, assim como os workshops e sessões de discussão, continuarão a ser dinamizados, contribuindo para a formação (através de abordagens não formais) da população jovem local. Os equipamentos criados e adquiridos ficarão ao serviço da comunidade para novas dinâmicas emergentes.

Este projeto está associado à ReLeCo  Estudos Socioartísticos para a Decolonialidade e a Sustentabilidade e ao Fórum de Ciência Pública.

Objetivos

O projeto tem como objetivo geral promover o direito à cidade a partir de práticas culturais e territoriais criadas e dinamizadas pela participação dos próprios moradores. Para isso propõe-se trabalhar com a população mais jovem a partir de dinâmicas que se reconhecem já nos territórios a nível da criação audiovisual e produção de eventos, bem como a nível da mobilidade ativa no usufruto desses espaços.

A partir da realização de um evento de cinema baseado nestes territórios, propõe-se unir os temas da produção audiovisual e da mobilidade ativa enfatizando as possibilidades de expressão artística e de identificação com os espaços dentro e fora dos bairros, que já são presentes aí, especialmente para a população mais jovem.

Pretende-se assim criar espaços de encontro entre regiões da cidade, tendo em consideração a situação geográfica dos bairros, que, devido ao planeamento urbano levado avante e às infraestruturas construídas, se tornaram ‘ilhas’ isoladas de outras partes urbanas, inclusive do centro de Lisboa, muito próximo geograficamente, e onde se localizam a maior parte das ofertas culturais da cidade.

Esta proposta contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para 2020, estando diretamente de acordo com os objetivos 10 - Redução das Desigualdades, 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis e 13 - Combate às Alterações Climáticas. Acompanhando as diretrizes nacionais e internacionais sobre mobilidade com foco na mobilidade ativa, sustentabilidade e acessibilidade, propõe-se ampliar as discussões e atividades já existentes no território para que possam ter maior presença e efetividade nas práticas de deslocação dos moradores e na aproximação dos territórios.

Todas as fases serão baseadas em processos participativos de discussão e programação colaborativa das atividades, procurando de forma contínua, contribuir para o aumento da coesão social, para a melhoria das relações comunitárias e da valorização das valências de cada território.

Equipa de Investigação

 

Parceiros

  • Período Date
    2021-2022
  • Financiamento Funding
    Programa BIP/ZIP – Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária 2021: 61196,00 €
  • Referência do Projeto Project Reference
    Program BIP/ZIP 2021 – Refª 022
  • Papel no projeto Role in project
    Parceiro