Skip to main content

Notícias

André Freitas destaca-se no Concurso Estímulo ao Emprego Científico Individual

20 setembro 2024

André Freitas, Investigador Integrado do CeiED, alcançou o 2.º lugar no painel de Ciências da Educação da 6.ª Edição do Concurso Estímulo ao Emprego Científico Individual, promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Os resultados finais do concurso foram divulgados no passado dia 24 de maio de 2024.

O contrato de investigação teve início a setembro de 2024 e terá uma duração até 2030. O seu projeto, intitulado "Future-oriented Stories of Digital Schools’ Capital: imagining times, places and sociabilities of education" (2023.08557.CEECIND), será financiado no âmbito do supra mencionado.

O projeto apresentado foca-se nas literacias para o futuro da educação, abordando as experiências vividas por professores e alunos no ensino básico, com especial atenção aos processos de digitalização nas escolas. A investigação propõe uma abordagem narrativa, analisando como a digitalização se constitui enquanto produção cultural no contexto educativo. O projeto ambiciona, assim, propor novas ideias sobre o capital escolar, de forma a preparar a educação para os desafios do futuro.

O Concurso Estímulo ao Emprego Científico Individual, promovido pela FCT, tem como objetivo apoiar e financiar investigadores que se destaquem nas suas áreas de estudo, garantindo a continuidade e excelência da investigação científica em Portugal.

Para mais informações, os resultados podem ser consultados no site oficial da FCT: https://www.fct.pt/concursos/concurso-estimulo-ao-emprego-cientifico-individual-6-edicao.