Skip to main content

Notícias

Investigadora CeiED escreve comentário para University World News

8 janeiro 2025

No dia 8 de janeiro de 2025 a University World News publicou um comentário da investigadora do CeiED, Cristina Sin, em coautoria com Orlanda Tavares e Joyce Aguiar, sobre as estratégias inovadoras adotadas por algumas instituições portuguesas, menos conhecidas no estrangeiro, no sentido de fomentar a integração de estudantes internacionais.

No texto, as autoras comentam que algumas das instituições de ensino superior menos conhecidas de Portugal, frequentemente ignoradas pelos estudantes nacionais, estão a atrair um número crescente de estudantes internacionais, particularmente de países de língua portuguesa. Estas instituições destacam-se não pelos seus rankings ou reputação em investigação, mas pelas suas abordagens inovadoras à integração dos estudantes. Com um foco na criação de campus vibrantes e multiculturais, as instituições vão além dos serviços de apoio tradicionais para promover um sentido de pertença, envolvimento comunitário e cuidado pessoal, oferecendo um ambiente mais acolhedor para os estudantes internacionais. Estas instituições abraçam eventos multiculturais, iniciativas lideradas pelos estudantes e liberdade religiosa, tornando mais fácil para os estudantes se envolverem em interações interculturais.

Um exemplo notável vem de um politécnico rural, onde os estudantes internacionais trocam serviços comunitários por alojamento, como dar aulas de desporto ou oferecer serviços de enfermagem. Esta iniciativa beneficia não só os estudantes, mas também fortalece os seus laços com a comunidade local, transformando as residências universitárias em centros comunitários. Estas instituições, frequentemente sem os recursos ou prestígio das universidades maiores, conseguiram transformar os seus desafios em pontos fortes, oferecendo cuidado personalizado, laços comunitários fortes e um genuíno sentido de pertença, o que levou a níveis mais elevados de satisfação entre os estudantes internacionais. Este modelo pode fornecer um valioso guia para outras instituições que procuram atrair estudantes internacionais, focando-se na integração, cuidado e comunidade.

Leia o artigo completo