Notícias
O CoARA Working Group - Towards Open Infrastructures for Responsible Research Assessment (OI4RRA) publica novo estudo.
O CoARA Working Group - Towards Open Infrastructures for Responsible Research Assessment (OI4RRA) publicou, recentemente, o estudo Transitioning to Open Infrastructures for Responsible Research Assessment: Barriers, Enablers, and Strategic Recommendations.
A Coalition for Advancing Research Assessment (CoARA) é um coletivo de organizações, que a Universidade Lusófona integra, comprometidas com a reforma dos métodos e processos pelos quais a investigação, os investigadores e as unidades de investigação são avaliadas.
Trata-se de um documento que complementa o relatório Open Infrastructures for Responsible Research Assessment: Principles and Framework, elaborado pelo mesmo grupo de trabalho, e que fornece evidências empíricas sobre como os princípios discutidos nesse documento estão a ser interpretados e implementados na prática, identificando as principais barreiras, fatores facilitadores e ações estratégicas que apoiam a sua adoção. Foram, para este efeito, realizadas 13 entrevistas semiestruturadas com 17 especialistas de 11 países, representando diversas perspetivas políticas, institucionais e técnicas e selecionados com base no seu envolvimento ativo em comunidades de ciência aberta, avaliação de investigação e infraestrutura digital.
A investigadora Teresa Teixeira Lopo, que integra o Grupo de Trabalho desde 2024 participou neste trabalho, contribuindo, em particular, para o seu desenho metodológico, na elaboração do guião que serviu de base ao estudo.
 
                                            