Eventos
Summer School - Learning and Becoming a Researcher in Intercultural Contexts 2024-25
14 a 18 julho 2025
ID do BIP: 2023-1-PT01-KA131-HED-000116521-1
14 a 18 de julho de 2025 (semana de mobilidade em Lisboa)
Estudantes: Para mais informações e para se inscrever no curso, por favor contacte:
O BIP Learning and Becoming a Researcher in Intercultural Contexts [Aprender e Tornar-se Investigador/a em Contextos Interculturais] tem como objetivo proporcionar uma experiência concreta apoiada numa discussão teórica sobre a aprendizagem em contextos interculturais no percurso de tornar-se investigador/a. O programa assume uma abordagem culturalista da aprendizagem (Bruner, 1990), segundo a qual a cultura fornece aos humanos as ferramentas para organizar a sua visão do mundo, comunicá-la aos outros, criar novo conhecimento e compreender diferentes formas de viver e pensar. Assim, aprender e pensar são processos situados culturalmente.
Esta abordagem sugere que experienciar diferentes culturas pode contribuir para que futuros investigadores/as e professores/as ampliem a sua capacidade de pensar de forma complexa, para além das suas próprias culturas. Uma abordagem compreensiva da aprendizagem humana, que integra condições externas e internas como necessárias ao processo de aprendizagem (Illeris, 2008), será aplicada em atividades práticas, com o objetivo de construir conhecimento teórico de forma reflexiva.
Para estudantes de mestrado e doutoramento, a exposição a outras culturas pode reforçar as suas capacidades cognitivas de análise e pensamento, mas, sobretudo, enriquecer as suas capacidades sociais e emocionais, como a empatia, o respeito por outras culturas e a convivência. Para investigadores/as e docentes, a competência intercultural é hoje uma das maiores exigências nas instituições de ensino superior europeias, tanto pelo crescente número de estudantes de diversas culturas a nível nacional, como pelo aumento de estudantes, docentes e pessoal em mobilidade internacional.
A quem se destina o curso?
Este curso destina-se a estudantes de mestrado, doutorandos/as e professores/as da área das Ciências Sociais que estejam a estudar ou a formar-se para se tornarem investigadores/as. Os participantes devem ter um bom nível de inglês -- nível B2.
Parceiros do BIP:
- Universidade Lusófona, Portugal
- Universidade de Tallinn, Estónia
- Universidade de Sevilha, Espanha
Objetivos do curso:
- Reforçar a competência intercultural na investigação;
- Apresentar aos participantes novos desenvolvimentos no ensino e aprendizagem em contextos interculturais;
- Oferecer oportunidades para aprender novos métodos de investigação;
- Desenvolver competências interpessoais.
Resultados de aprendizagem:
- Compreender questões-chave relacionadas com a aprendizagem e o tornar-se investigador em contextos interculturais, através de palestras online, interações presenciais, workshops práticos e discussão de leituras;
- Participar em discussões orientadas com estudantes de mestrado, doutorandos/as, investigadores/as, docentes e especialistas de diversos países europeus sobre o tema;
- Participar num evento internacional e apresentar uma comunicação oral.
Tarefa principal:
O principal resultado do BIP será o desenvolvimento de um ensaio sobre os desafios e oportunidades de tornar-se investigador/a em contextos interculturais. Os/as estudantes deverão discutir criticamente as principais teorias da aprendizagem e identificar os desafios da investigação na atualidade. Durante o curso, devem desenvolver ideias para superar um dos desafios identificados. No ensaio final, apresentarão as oportunidades encontradas e refletirão sobre o que significa aprender e atuar em contextos interculturais.
Período online:
- 2 de junho (15h00--18h00 UTC) -- Introdução à Investigação Pós-Qualitativa em Contextos Inter/Multiculturais (Parte 1)
- 6 de junho (15h00--18h00 UTC) -- Introdução à Investigação Pós-Qualitativa em Contextos Inter/Multiculturais (Parte 2)
- 9 de junho (15h00--17h00 UTC) -- Linguistic Landscape como método
- 16 de junho (15h00--17h00 UTC) -- Photovoice para experiências interculturais
Descrição das sessões:
2 e 6 de junho -- 15h00--18h00 (Zoom -- 3h cada sessão)
Introdução à investigação pós-qualitativa em contextos inter/multiculturais
Destina-se a investigadores/as em formação que queiram refletir sobre os aspetos metodológicos da investigação qualitativa e os critérios de rigor e credibilidade no contexto atual das ciências sociais.
Objetivos:
A. Refletir sobre os critérios de rigor e credibilidade e a crise dos dados na investigação qualitativa em contextos inter/multiculturais;
B. Explorar a investigação não-representacional e a abordagem pós-humana crítica;
C. Conhecer o método de análise especulativa e difrativa aplicado às ciências sociais;
D. Propor uma ética da investigação baseada em abordagens pós-qualitativas.
9 de junho -- 15h00--17h00 (Zoom -- 2h)
Linguistic Landscape como método
Explora a paisagem linguística como abordagem metodológica para analisar o uso da linguagem nos espaços públicos. A sessão inclui atividades práticas para observar, documentar e interpretar sinais multilingues e multimodais, refletindo sobre identidade, pertença e interações interculturais.
16 de junho -- 15h00--17h00 (Zoom -- 2h)
Photovoice para experiências interculturais
Apresenta o Photovoice como método de investigação visual e narrativa para refletir sobre experiências interculturais, incluindo estratégias metodológicas e questões éticas.
Período presencial em Lisboa, Portugal: 14 a 18 de julho de 2025 (5 dias)
(O financiamento para a mobilidade física deverá ser solicitado junto da instituição de origem, no âmbito do Erasmus+.)
Plataformas digitais: As sessões online serão realizadas via Zoom.
Calendário Resumido:
Semanas | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 |
---|---|---|---|---|---|
Dates | 2 de junho | 6 de junho | 9 de junho | 16 de junho | 14-18 julho |
Tema | Introdução à Investigação Pós-Qualitativa I | Introdução à Investigação Pós-Qualitativa II | Linguistic Landscape como método | Photovoice para experiências interculturais | Aprender a tornar-se investigador/a em contextos interculturais |
Mode | Online | Online | Online | Online | Presencial |
Programa Presencial Provisório -- Lisboa
- 14/07
- 14h00:
- Sessão de abertura e dinâmicas de grupo
- 15h00:
- Fundamentos teóricos da aprendizagem em contextos interculturais
- 19h30:
- Jantar social
- 15/07
- 11h00:
- Oficina participativa: investigação baseada em artes
- 13h00:
- Almoço
- 14h30--16h00:
- Continuação da oficina
- 16/07
- Dia inteiro:
- Participação no VI Simpósio WCCES 2025
- 17/07
- 11h00--12h30:
- Painel temático: Aprendizagem em contextos interculturais -- fundamentos teóricos e experiências internacionais
- Bridging Cultures in Learning: Insights from Activity Theory and Neuroscience -- Lucimar Dantas
- Findings from the EUA Thematic Peer Group "Learning and teaching to empower students" -- Helene Peterbauer
- PhotoVoice Exploration of Educators' Intercultural Experiences -- Merilyn Meristo
- Multimodal literacy em contextos multiculturais na infância -- Alejandra Pacheco-Costa & Fernando Guzmán-Simón
- 14h00:
- Visita cultural a Sintra e Cascais
- 18/07
- 10h00--12h00:
- Fishbowl: equidade, diversidade e inclusão em contextos interculturais
- 12h15--13h00:
- Avaliação e sessão de encerramento