Skip to main content

Eventos

Summer School - Learning and Becoming a Researcher in Intercultural Contexts 2024-25

14 a 18 julho 2025

ID do BIP: 2023-1-PT01-KA131-HED-000116521-1

14 a 18 de julho de 2025 (semana de mobilidade em Lisboa)

Estudantes: Para mais informações e para se inscrever no curso, por favor contacte: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ter o JavaScript autorizado para o visualizar.

O BIP Learning and Becoming a Researcher in Intercultural Contexts [Aprender e Tornar-se Investigador/a em Contextos Interculturais] tem como objetivo proporcionar uma experiência concreta apoiada numa discussão teórica sobre a aprendizagem em contextos interculturais no percurso de tornar-se investigador/a. O programa assume uma abordagem culturalista da aprendizagem (Bruner, 1990), segundo a qual a cultura fornece aos humanos as ferramentas para organizar a sua visão do mundo, comunicá-la aos outros, criar novo conhecimento e compreender diferentes formas de viver e pensar. Assim, aprender e pensar são processos situados culturalmente.

Esta abordagem sugere que experienciar diferentes culturas pode contribuir para que futuros investigadores/as e professores/as ampliem a sua capacidade de pensar de forma complexa, para além das suas próprias culturas. Uma abordagem compreensiva da aprendizagem humana, que integra condições externas e internas como necessárias ao processo de aprendizagem (Illeris, 2008), será aplicada em atividades práticas, com o objetivo de construir conhecimento teórico de forma reflexiva.

Para estudantes de mestrado e doutoramento, a exposição a outras culturas pode reforçar as suas capacidades cognitivas de análise e pensamento, mas, sobretudo, enriquecer as suas capacidades sociais e emocionais, como a empatia, o respeito por outras culturas e a convivência. Para investigadores/as e docentes, a competência intercultural é hoje uma das maiores exigências nas instituições de ensino superior europeias, tanto pelo crescente número de estudantes de diversas culturas a nível nacional, como pelo aumento de estudantes, docentes e pessoal em mobilidade internacional.

A quem se destina o curso?

Este curso destina-se a estudantes de mestrado, doutorandos/as e professores/as da área das Ciências Sociais que estejam a estudar ou a formar-se para se tornarem investigadores/as. Os participantes devem ter um bom nível de inglês -- nível B2.

Parceiros do BIP:

  • Universidade Lusófona, Portugal
  • Universidade de Tallinn, Estónia
  • Universidade de Sevilha, Espanha

Objetivos do curso:

  • Reforçar a competência intercultural na investigação;
  • Apresentar aos participantes novos desenvolvimentos no ensino e aprendizagem em contextos interculturais;
  • Oferecer oportunidades para aprender novos métodos de investigação;
  • Desenvolver competências interpessoais.

Resultados de aprendizagem:

  • Compreender questões-chave relacionadas com a aprendizagem e o tornar-se investigador em contextos interculturais, através de palestras online, interações presenciais, workshops práticos e discussão de leituras;
  • Participar em discussões orientadas com estudantes de mestrado, doutorandos/as, investigadores/as, docentes e especialistas de diversos países europeus sobre o tema;
  • Participar num evento internacional e apresentar uma comunicação oral.

Tarefa principal:

O principal resultado do BIP será o desenvolvimento de um ensaio sobre os desafios e oportunidades de tornar-se investigador/a em contextos interculturais. Os/as estudantes deverão discutir criticamente as principais teorias da aprendizagem e identificar os desafios da investigação na atualidade. Durante o curso, devem desenvolver ideias para superar um dos desafios identificados. No ensaio final, apresentarão as oportunidades encontradas e refletirão sobre o que significa aprender e atuar em contextos interculturais.

Período online:

  • 2 de junho (15h00--18h00 UTC) -- Introdução à Investigação Pós-Qualitativa em Contextos Inter/Multiculturais (Parte 1)
  • 6 de junho (15h00--18h00 UTC) -- Introdução à Investigação Pós-Qualitativa em Contextos Inter/Multiculturais (Parte 2)
  • 9 de junho (15h00--17h00 UTC) -- Linguistic Landscape como método
  • 16 de junho (15h00--17h00 UTC) -- Photovoice para experiências interculturais

Descrição das sessões:

2 e 6 de junho -- 15h00--18h00 (Zoom -- 3h cada sessão)
Introdução à investigação pós-qualitativa em contextos inter/multiculturais

Destina-se a investigadores/as em formação que queiram refletir sobre os aspetos metodológicos da investigação qualitativa e os critérios de rigor e credibilidade no contexto atual das ciências sociais.

Objetivos:

A. Refletir sobre os critérios de rigor e credibilidade e a crise dos dados na investigação qualitativa em contextos inter/multiculturais;
B. Explorar a investigação não-representacional e a abordagem pós-humana crítica;
C. Conhecer o método de análise especulativa e difrativa aplicado às ciências sociais;
D. Propor uma ética da investigação baseada em abordagens pós-qualitativas.

9 de junho -- 15h00--17h00 (Zoom -- 2h)
Linguistic Landscape como método
Explora a paisagem linguística como abordagem metodológica para analisar o uso da linguagem nos espaços públicos. A sessão inclui atividades práticas para observar, documentar e interpretar sinais multilingues e multimodais, refletindo sobre identidade, pertença e interações interculturais.

16 de junho -- 15h00--17h00 (Zoom -- 2h)
Photovoice para experiências interculturais
Apresenta o Photovoice como método de investigação visual e narrativa para refletir sobre experiências interculturais, incluindo estratégias metodológicas e questões éticas.

Período presencial em Lisboa, Portugal: 14 a 18 de julho de 2025 (5 dias)

(O financiamento para a mobilidade física deverá ser solicitado junto da instituição de origem, no âmbito do Erasmus+.)

Plataformas digitais: As sessões online serão realizadas via Zoom.

Calendário Resumido:

Semanas12345
Dates 2 de junho 6 de junho 9 de junho 16 de junho 14-18 julho
Tema Introdução à Investigação Pós-Qualitativa I Introdução à Investigação Pós-Qualitativa II Linguistic Landscape como método Photovoice para experiências interculturais Aprender a tornar-se investigador/a em contextos interculturais
Mode Online Online Online Online Presencial

Programa Presencial Provisório -- Lisboa

14/07
14h00:
Sessão de abertura e dinâmicas de grupo

Carla Galego, Lucimar Dantas

15h00:
Fundamentos teóricos da aprendizagem em contextos interculturais

Lucimar Dantas, João Filipe Matos & Carla Galego

19h30:
Jantar social
15/07
11h00:
Oficina participativa: investigação baseada em artes

Susana Oliveira & Felisberto Costa

13h00:
Almoço
14h30--16h00:
Continuação da oficina
16/07
Dia inteiro:
Participação no VI Simpósio WCCES 2025
17/07
11h00--12h30:
Painel temático: Aprendizagem em contextos interculturais -- fundamentos teóricos e experiências internacionais
  • Bridging Cultures in Learning: Insights from Activity Theory and Neuroscience -- Lucimar Dantas
  • Findings from the EUA Thematic Peer Group "Learning and teaching to empower students" -- Helene Peterbauer
  • PhotoVoice Exploration of Educators' Intercultural Experiences -- Merilyn Meristo
  • Multimodal literacy em contextos multiculturais na infância -- Alejandra Pacheco-Costa & Fernando Guzmán-Simón
14h00:
Visita cultural a Sintra e Cascais
18/07
10h00--12h00:
Fishbowl: equidade, diversidade e inclusão em contextos interculturais

Sónia Cardoso & Cristina Sin

12h15--13h00:
Avaliação e sessão de encerramento