Skip to main content

Comunidades de Investigação e de Aprendizagem (ReLeCo)

NELP: Núcleo de Estudos de Língua Portuguesa

Apresentação

O espaço da lusofonia ocupa o centro da atuação da Universidade Lusófona, que se assume como “instituição responsável pelo desenvolvimento científico, cultural, social e económico deste espaço geográfico e linguístico com mais de 200 milhões de habitantes” (Universidade Lusófona de Humanidades e Tcnologias).

A Língua Portuguesa assume-se, pois, como elemento unificador de países e culturas espalhados por todas as partes do mundo, especialmente nos tempos de comunicação a tempo real que vivemos, viabilizada pelo avanço das tecnologias.

A língua é um dos principais sistemas simbólicos que nos permite criar conceções de realidade, expressar o que pensamos e sentimos, aprender e produzir conhecimento. É também forte elemento na constituição da identidade e instrumento de poder.

Nesse contexto, o Núcleo de Estudos de Língua Portuguesa tem por objetivo reunir, desenvolver e aprofundar estudos sobre a Língua Portuguesa, nomeadamente nos aspetos da aquisição oral, da aprendizagem da leitura e da escrita, das expressões artístico-literárias, da filosofia da linguagem, das políticas públicas, das relações de poder e das variações linguísticas.

Pela diversidade dos interesses mencionados e da conceção de língua adotada, este Núcleo, tal como o Centro, assume como postura epistemológica a interdisciplinaridade, a multiplicidade de olhares para uma mesma temática, o deslocamento do ponto para mudança da vista, e como função social a contribuição, a partir do conhecimento produzido, para uma educação de qualidade, para a redução das desigualdades e da construção continua da paz e da justiça.

Áreas temáticas

  • Comunicação, linguagem, fala, língua;
  • Língua, construção e mudança de realidade;
  • Discurso e poder;
  • Variações linguísticas;
  • Linguagens, língua, currículo e desenvolvimento das competências e habilidades para o século XXI;
  • Língua, currículo e políticas de educação nos países de Língua Portuguesa;
  • Língua, tecnologia, inteligência artificial e formação de professores;
  • Língua e aprendizagem;

Coordenação

  • Lucimar Dantas

Investigadores

  • Ana Cunha
  • Arlinda Cabral
  • Beatriz Koppe – CeiED/ULHT
  • Elsa Estrela
  • Esmeralda Santo
  • Everaldo Almeida – CeiED/ULHT
  • Ilda Poças – CeiED/ULHT
  • Jaana Nogueira – Fundação Getúlio Vargas, Brasil
  • Joana Quinta – Universidade Katyavala Bwila, Angola
  • José Brás
  • José Duarte
  • Lucimar Dantas – CeiED/ULHT
  • Maria Neves
  • Mary Joice Paranaguá Rios Rodrigues
  • Óscar Sousa
  • Raimunda Nonata Reis Lobão
  • Sofia Lerche – Fundação Getúlio Vargas, Brasil
  • Projetos
  • Participação em Conferências

    INTED 2020
    Impacts of artificial intelligence on education: a critical analysis
    Lucimar Dantas

    XIV Congresso Internacional Educação e Inovação – Rumo a uma Educação Sustentável. Simpósio (Coimbra 9-11 de dezembro de 2020)
    Para além da língua: os soft skills no ensino e na aprendizagem do Português
    Lucimar Dantas

    CONLAB 2021 – GT 45 Línguagens, Identidade, Discurso e Poder
    Lucimar Dantas, Maria Neves Gonçalves, José Brás, Joana Quinta

    ICERI2020

    • Dantas, L., Estrela, E., Ricardo, M., Gonçalves, M., Sousa, O., Franco, D., Brás, J. & Koppe, B. (2020). How can new technologies and artificial intelligence collaborate With education? Knowledge and recommendations from EU students And teachers. ICERI2020 (13th annual International Conference of Education, Research and Innovation). Sevilla, Spain, 9th-10th of November. Doi: 10.21125/iceri.2020.1812
    • Dantas, L., Sousa, O., Gonçalves, M., Ricardo, M., Franco, D., Brás, J., Estrela, E. & Koppe, B. (2020). When technology meets pedagogy. An Erasmus+ project proposal to Create an interdisciplinary higher education model. ICERI2020 (13th annual International Conference of Education, Research and Innovation). Sevilla, Spain, 9th-10th of November. Doi: 10.21125/iceri.2020.1816

    3rd WCCES Symposium

    • Dantas, L., Rosa, V., Lopo, T. T., Almeida, E., Leal, M.C. (2020). A literacia de leitura: análise dos referenciais de avaliação do PISA e dos currículos nacionais de Portugal e do Brasil. 3rd WCCES Symposium, 25-27 November 2020. (online)

    EDUCATIONCONF 2021

    • Dantas, L., Galego, C. Koppe, B., Almeida, E. S., Gonçalves, M. N. & Brás, J. (2021). Mother language teaching and skills development: an analysis of the curricula of the last year of secondary education in European countries and Brazil. 3rd International Conference on Advanced Research in Education (EDUCATIONCONF) 11-14 March. (online)

    EDULEARN 2021

    • Dantas, L., Galego, C., Koppe, B., Almeida, E. S. & Brás, J. (2021). How can mother language teaching contribute to the development of 21st century skills? EDULEARN21 (13th annual International Conference on Education and New Learning Technologies). 5-6 July. (online).
    • Galego, C., Dantas, L., Koppe, B., Brás, J. & Almeida, E. S. (2021). Promoting skills through mother language teaching: a comparative curricular analysis of skills development models in secondary school in six countries. EDULEARN21 (13th annual International Conference on Education and New Learning Technologies). 5-6 July. (online).

    ECER 2021

    • Galego, C., Dantas, L., Koppe, B., Almeida, E. S., Gonçalves, M. N. & Brás, J. (2021). Skills and Curricular Programs: a Comparative Analysis of Mother Tongue Programs in the Last Year of Secondary School in Six Countries. ECER 2021 – the European Conference on Educational Research. 2-3 September. (online)