Saltar para o conteúdo principal

Notícias

Formação "Comunicação e Educação para a Sustentabilidade" reúne mais de 80 participantes na Universidade Lusófona

16 dezembro 2024

No dia 6 de dezembro de 2024, a Universidade Lusófona (Centro Universitário de Lisboa) acolheu a formação “Comunicação e Educação para a Sustentabilidade”, um evento que atraiu mais de 80 participantes, tanto presenciais quanto online. O objetivo da formação foi promover uma abordagem prática e teórica sobre a sustentabilidade, focando na comunicação e na educação para a mesma, com o envolvimento de educadores, mediadores de bibliotecas e museus, além de professores em serviço.

A formação foi liderada pela jornalista de ciência e ativista pela justiça climática, Joana Guerra Tadeu, que partilhou o seu conhecimento e experiência com os participantes, abordando as ferramentas e estratégias para comunicar de forma eficaz sobre sustentabilidade em diversos contextos educativos.

A iniciativa também contou com a participação do CIDAC – Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral, que ofereceu uma pausa justa, e da BLX – Bibliotecas de Lisboa, que trouxe um olhar institucional sobre o tema. Além disso, foi incluída a contribuição do Ecoparque da Escola Municipal de Ensino Fundamental Philó, em São Paulo, que participou com sessões de estudantes, estreitando ainda mais o vínculo entre as duas cidades focadas no projeto.

A formação integra o projeto MUBIESUS – Ciência pública e percursos educativos para a sustentabilidade em museus e bibliotecas de Lisboa e São Paulo, coordenado por Inês Vieira e que procura entender as expectativas de formação de professores em serviço, além de explorar como museus e bibliotecas se podem tornar espaços de formação e comunicação voltados para a sustentabilidade.

O projeto MUBIESUS, financiado pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, foi desenvolvido em parceria com a BLX – Bibliotecas de Lisboa e o Plano Nacional das Artes. Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de se envolver ativamente nas discussões sobre os caminhos para a promoção de práticas sustentáveis e inclusivas, tanto nas suas salas de aula como nos espaços culturais.

Atualizações sobre o projeto podem ser acompanhadas pelo perfil oficial no Instagram: @mubiesus.

A formação foi gratuita e contou com grande participação, refletindo o crescente interesse pela integração da sustentabilidade nas práticas educativas e culturais.