Skip to main content

Notícias

Reunião Bianual do Projeto Euridice

Decorreu nos dias 3, 4 e 5 de setembro a 4.ª reunião bianual do projeto Euridice, no Gabinete Eslovaco para a Investigação e Desenvolvimento, em Bruxelas. A agenda contemplava, nos dias 3 e 5, reunião da Assembleia Geral do Projeto e, no dia 4, a Reunião de revisão do projeto EURIDICE com o responsável pelo projeto da UE, Radoslav Jakub, e o a avaliador externo, Prof. Michal Wozniak. Elsa Estrela, investigadora do CeiED, participou como representante do CeiED/Universidade Lusófona e coordenadora da WP4 do projeto.

A reunião decorreu de modo híbrido e, no primeiro dia, os parceiros fizeram a revisão das apresentações a realizar no âmbito do processo de revisão do projeto e discutiram questões relacionadas com a conceção de microcredenciais: conteúdo, certificação e reconhecimento.

O segundo dia foi inteiramente dedicado à reunião de revisão do projeto correspondente aos primeiros 18 meses, sendo a avaliação global bastante positiva uma vez que quer o responsável pelo projeto da UE, quer o avaliador externo ficaram muito bem impressionados com os trabalhos realizados até ao momento, bem como com o nível de compromisso e envolvimento dos parceiros do consórcio.

O terceiro dia correspondeu ao balanço da avaliação realizada, tendo sido sistematizados os pontos a melhorar e definida uma timeline para os próximos meses.

No âmbito deste projeto, e com o objetivo de contribuir para a construção de uma sociedade digital alicerçada em valores humanos, éticos e democráticos, inicia-se no próximo mês de outubro o primeiro ano do Mestrado Europeu Sociedade Digital, Inovação Social e Cidadania Global, da responsabilidade das Universidades de Innsbruck, na Áustria, de Nápoles Frederico II, em Itália, e Palacky Olomouc, da República Checa. A Universidade Lusófona assume, igualmente, particular destaque uma vez que é parceira associada neste mestrado e pretende, este ano letivo, submeter o projeto a acreditação para, assim, se tornar instituição conferente de grau.

Para além do mestrado europeu, o projeto está a desenvolver módulos de formação para certificação como microcredencias para profissionais de todas as áreas, sendo este trabalho coordenado pela Professora Elsa Estrela.