Projetos
EURIDICE | EURopean Inclusive education for Digital society, social Innovation and global CitizEnship
A Transição Digital está a mudar profundamente a sociedade. Grandes avanços tecnológicos estão a mudar amplamente instituições sociais, estruturas políticas, economias e cultura, e impactando fundamentalmente como interagimos, trabalhamos, vivemos e até mesmo como pensamos.
Cidadãos e empresas europeias ainda dependem, em mais de 80%, de produtos digitais, serviços, infraestruturas e propriedade intelectual de outros continentes. Portanto, a União Europeia quer acelerar a economia da Europa e digitalizar a sociedade.
Apesar das oportunidades das tecnologias digitais, também existem preocupações. As tecnologias digitais são moldadas por escolhas implícitas e explícitas, incorporando valores, normas e interesses económicos. Como resultado de preconceitos culturais, sociais e institucionais pré-existentes, o viés pode entrar nos sistemas algorítmicos, levando a tratamento sistemático injusto e até à discriminação, noutras palavras, futuros digitais indesejados. Além disso, a inclusão digital está longe de ser alcançada: o mundo digital ainda é inacessível ou inacessível para muitas pessoas.
Como a Declaração Europeia sobre Direitos e Princípios Digitais estabelece, a UE quer construir uma sociedade digital justa e democrática, protegendo e respeitando a democracia e os direitos humanos, colocando as pessoas no centro da inovação social e técnica, promovendo valores humanos, na Europa e além.
Para garantir uma transição digital justa e inclusiva, a Europa precisa de inovadores sociais digitalmente qualificados - intensivamente treinados para entender o nexo entre sociedade e tecnologia, equipados com habilidades digitais avançadas e reflexividade social, capazes de impulsionar a inovação centrada no ser humano de maneira inclusiva e responsável em uma sociedade em rápida mudança. Construir essa nova geração de profissionais reflexivos é a visão e ambição da EURIDICE.
Objetivos
- Construção de Inovadores Sociais Digitais Multidisciplinares. A EURIDICE compromete-se a nutrir os inovadores sociais do futuro entrelaçando tecnologias digitais avançadas com setores não relacionados à TIC, como Educação, Comunicação e Cultura. A abordagem garante que os participantes adquiram habilidades técnicas e de engenharia essenciais, juntamente com perspectivas das disciplinas legais, humanísticas, ciências sociais e de negócios. As principais iniciativas incluem um novo mestrado conjunto da UE, capacitação para professores académicos, programas profissionais de aprendizagem ao longo da vida e facilitação de módulos de curso em vários idiomas para alcance mais amplo.
- Atrair Docentes e Alunos Qualificados. A EURIDICE visa ser um íman para funcionários e alunos talentosos, oferecendo uma experiência educacional altamente inovadora e interdisciplinar. Os programas são enriquecidos por múltiplos idiomas, módulos de treino com microcredenciais para funcionários, um diploma europeu conjunto, bolsas de estudo, estágios e uma estratégia de comunicação robusta para criar uma comunidade educacional vibrante e inclusiva.
- Atualização de Soluções Digitais. A inovação está no cerne da EURIDICE, promovendo um Collaboratorium for Blended International Hybrid Learning. Isso envolve a atualização de instalações e infraestruturas digitais para fomentar um ambiente educacional virtual, colaborativo e baseado em desafios, garantindo interoperabilidade entre as Instituições de Ensino Superior (IES) participantes.
- Estabelecer Parcerias Sustentáveis e Estruturadas. A EURIDICE está firmemente comprometida em cultivar parcerias duradouras que transcendam a vida do projeto. Procura criar um ecossistema simbiótico envolvendo PMEs, institutos e parceiros académicos e culturais, promovendo crescimento e inovação sustentáveis no setor educacional social digital.
Equipa de Investigação
- Carolina Dominguez Rocha - CeiED, Universidade Lusófona, Centro Universitário de Lisboa
- Elsa Estrela (PI) - CeiED, Universidade Lusófona, Centro Universitário de Lisboa
- António Teodoro - CeiED, Universidade Lusófona, Centro Universitário de Lisboa
- Mário Moutinho - CeiED, Universidade Lusófona, Centro Universitário de Lisboa
- Rosa Serradas Duarte - CeiED, Universidade Lusófona, Centro Universitário de Lisboa
- Sónia Cardoso - CeiED, Universidade Lusófona, Centro Universitário de Lisboa
- Vitor Duarte Teodoro - CeiED, Universidade Lusófona, Centro Universitário de Lisboa
- Filomena Parada - CeiED, Universidade Lusófona, Centro Universitário de Porto
- Judite Primo - CeiED, Universidade Lusófona, Centro Universitário de Lisboa
- Lucimar Dantas - CeiED, Universidade Lusófona, Centro Universitário de Lisboa
- Maria José Brites – CICANT, Universidade Lusófona
- Susana Leonor - ISMAT, Universidade Lusófona
- Américo Mateus – ISMAT, Universidade Lusófona
Parceiros
- Stichting Vu, Netherlands
- Università Degli Studi Di Napoli Federico II (Unina), Italy
- Universitaet Innsbruck (Uibk), Austria
- Haskoli Islands(UIceland), Iceland
- Univerzita Palackeho V Olomouci (Upol), Czechia
- Univerzita Pavla Jozefa Safarika V Kosiciach (Usafarik), Slovakia
- Copenhagen Business School (CBS), Denmark
- N. Karazin Kharkiv National University (KKNU), Ukraine
- Technische Universitaet Wien (Tu Wien), Austria
- Fundació Privada Institut de Formació Contínua de La Universitat de Barcelona (IL3-UB), Spain
- Fraunhofer Gesellschaft Zur Forderung Der Angewandten Forschung Ev (Fraunhofer), Germany
- Icelandic Institute For Intelligent Machines – IIIM, Iceland
- Kulturveranstaltungen Des Bundes In Berlin (KBB) GMBH (KBB-HKW), Germany
- Koninklijke Bibliotheek (KB), Netherlands
- The Value Engineers B.V. (TVE), Netherlands
- Iatriki Erevna Kai Kainotomia Idiotiki Kefalaiouchiki Etaireia (Healthink), Greece
- Baart, Andreas Hermanus Johannes (Babafla), Netherlands
- Leeuw Van Moerkerken (LF), Netherlands
- Akmc Knowledge Management B. V. (AKMC), Netherlands
- Sb Conseil (SBC4D), France
- Período Date
01. 2024 – 12. 2027 - Financiamento Funding
Digital Europe Programme (DIGITAL): 4,828,650.55 EUR - Referência do Projeto Project Reference
101123121 - Papel no projeto Role in project
Parceiro