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Summer School internacional reuniu participantes de várias nacionalidades para explorar a aprendizagem e a investigação em contextos interculturais
4 a 18 julho 2025
De 14 a 18 de julho de 2025, a Universidade Lusófona acolheu a componente presencial da Escola de Verão “Learning and Becoming a Researcher in Intercultural Contexts”, integrada no programa BIP Erasmus+ (ID: 2023-1-PT01-KA131-HED-000116521-1). A iniciativa reuniu estudantes de mestrado, doutoramento e investigadores/as de várias instituições europeias para uma semana intensa de aprendizagem, partilha e reflexão sobre o percurso de tornar-se investigador/a em contextos marcados pela diversidade cultural.
Este curso inovador teve como objetivo central proporcionar uma experiência concreta e imersiva, apoiada numa abordagem culturalista da aprendizagem, onde a cultura é vista como elemento estruturante do pensamento e da construção de conhecimento (Bruner, 1990; Illeris, 2008). Durante cinco dias, Lisboa tornou-se o cenário privilegiado para esta vivência intercultural, onde o conhecimento académico se entrelaçou com experiências colaborativas e atividades culturais.
O programa contou com oficinas práticas, painéis temáticos e momentos de debate, com destaque para a participação no VI Simpósio WCCES 2025, e para o painel internacional sobre aprendizagem em contextos interculturais, que contou com contributos de estudantes e investigadores/as oriundos de Portugal, Espanha, Estónia e Áustria. A visita cultural a Sintra e Cascais, bem como os momentos de socialização, contribuíram para fortalecer os laços entre os/as participantes.
Entre os temas abordados estiveram a investigação baseada em artes, a literacia multimodal em contextos multiculturais e metodologias visuais como o Photovoice ou o Linguistic Landscape. O curso culminou com uma sessão em formato fishbowl, centrada nos desafios da equidade, diversidade e inclusão na investigação.
Este BIP resulta de uma parceria entre a Universidade Lusófona (Portugal), a Universidade de Tallinn (Estónia) e a Universidade de Sevilha (Espanha), e pretende contribuir para o desenvolvimento da competência intercultural como dimensão essencial da formação de futuros investigadores e docentes.
A componente online do curso decorreu entre os dias 2 e 16 de junho de 2025, preparando os participantes para as atividades presenciais. O principal desafio proposto aos estudantes foi o desenvolvimento de um ensaio crítico sobre os desafios e oportunidades de fazer investigação em contextos interculturais, promovendo a reflexão teórica aliada à prática colaborativa.
A coordenação científica esteve a cargo de Lucimar Dantas, com o apoio de Carla Galego e João Filipe Matos, e envolveu também a colaboração das investigadoras do CeiED Sónia Cardoso, Cristina Sin, e dos investigadores/as em formação Susana Oliveira, Felisberto Costa, entre outros.
A Escola de Verão foi um espaço de encontro, diálogo e aprendizagem, que reforçou a importância da interculturalidade na produção de conhecimento e no fortalecimento de comunidades académicas mais inclusivas e sensíveis à diversidade.