Projetos
ACT4WBeing | Tempos de mudança e mudança dos tempos: estudo das relações entre a autonomia curricular o envolvimento e bem-estar dos professores
As mudanças dos sistemas de Ensino provocadas, entre outras razões, pela digitalização e pelas alterações societais com elas conectadas, foram-se impondo em todos os países.
Portugal iniciou em 2016 sob a forma de “projetos piloto” uma alteração curricular e organizativa tendente a incentivar a autonomia das escolas /agrupamentos para melhor responder a diferentes públicos em diversos contextos.
Estas experiências contribuíram para que, em 2018, fossem publicados os Decretos-Lei n.o 54 e nº 55/2018, de 6 de julho, que enquadram o currículo e a organização escolar.
Em 2020, por razões imprevisíveis - a pandemia da Covid 19 -, as escolas, no decurso deste processo em marcha, tiveram de se adaptar, de um dia para o outro, a um ensino remoto, modalidade até aqui desconhecida. Este projeto, que pretende abarcar os anos de 2016 a 2023, tem como objetivo estudar as relações entre a autonomia curricular e o envolvimento e bem-estar dos professores.
Para desenvolver este estudo estão previstas a utilização de metodologias quantitativas e qualitativas da seguinte forma:
- Questionário alargado a professores.
- Investigação participativa e colaborativa em 3 escolas utilizando os procedimentos da investigação-ação.
A realização desta investigação poderá contribuir para um melhor conhecimento dos processos de construção e envolvimento na autonomia curricular, a partir dos seus mais diretos atores - os professores e as escolas -, bem como as relações existentes entre a autonomia curricular e o envolvimento e bem-estar dos professores.
Neste contexto, o fator de inovação encontra-se na contribuição para a construção de conhecimento através da investigação feita por professores nas escolas e com base na sua experiência profissional e na percepção das políticas que sustentam a sua atividade.
Objetivos
Trata-se de um projeto transversal e interdisciplinar que envolve investigadores de diferentes áreas - educação, sociologia e psicologia - e diferentes gerações, pretendendo contribuir para aprofundar o conhecimento existente acerca das relações entre autonomia e flexibilidade curricular e envolvimento e bem-estar docente.
Parte de uma pergunta de partida: Que relações existem entre o desenvolvimento das políticas de autonomia e flexibilidade curricular e o envolvimento profissional e o bem-estar dos professores nos contextos educativos?
Tem como objetivo geral compreender as relações entre o desenvolvimento das políticas de autonomia e flexibilidade curricular nos contextos educativos e o envolvimento profissional e o bem-estar dos professores.
Tem como objetivos específicos:
- Analisar os modos como as políticas de autonomia e flexibilidade curricular foram recebidas, interpretadas, apropriadas e postas em prática pelos professores.
- Conhecer o envolvimento profissional e o bem-estar dos docentes.
- Identificar o tipo de relações geradas pelo exercício de autonomia e flexibilidade curricular no envolvimento profissional e bem-estar dos professores. Sendo o objetivo estudar as relações entre as propostas de autonomia curricular, o envolvimento dos professores nesta trajetória iniciada em 2016 e o bem-estar docente, o percurso metodológico mais consentâneo será desenvolvido em 2 fases de forma a permitir a triangulação entre a teoria e a prática.
- Alcina de Oliveira Martins - CeiED, Universidade Lusófona, Centro Universitário do Porto
- Carolina Dominguez Rocha - Mestranda em Ciências da Educação, Universidade Lusófona, Centro Universitário de Lisboa
- Cristina Dagge Ribeiro - Mestranda em Administração Educacional e Regulação da Educação, Universidade Lusófona, Centro Universitário de Lisboa
- Elsa Estrela (PI) - CeiED, Universidade Lusófona, Centro Universitário de Lisboa
- Felisberto Costa - Doutorando em Educação, Universidade Lusófona, Centro Universitário de Lisboa
- Louise dos Santos Lima - CeiED, Universidade Lusófona, Centro Universitário do Porto
- Rosa Serradas Duarte - CeiED, Universidade Lusófona, Centro Universitário de Lisboa
- Sónia Vladimira Correia - CIDEFES – Centro de Investigação em Desporto, Educação Física, Exercício e Saúde
- Susana Oliveira – Doutoranda em Educação, Universidade Lusófona, Centro Universitário de Lisboa
- Paula Paulino – Hei-Lab, Universidade Lusófona, Centro Universitário de Lisboa
- Rui Trindade (Consultor) – Universidade do Porto
Equipa de Investigação
Parceiros
Cátedra UNESCO Diversidade, Cidadania e Diversidade Cultural