Eventos
Lançamento do livro “Gingar na Cidade. Bicicleta, participação e transformação do território” na Biblioteca de Marvila
No próximo dia 20 de fevereiro de 2025, às 18h, será lançado o livro Gingar na Cidade. Bicicleta, participação e transformação do território na Biblioteca de Marvila.
O livro apresenta o projeto Gingada e explora as interações entre território, participação e mobilidade, com um foco especial no uso da bicicleta na freguesia de Marvila, em Lisboa. Com a participação de diversos autores, a obra oferece uma perspetiva abrangente sobre mobilidade sustentável e desenvolvimento comunitário em contextos urbanos em transformação.
O evento, dinamizado por Henrique Chaves e Inês Vieira, parceiros na implementação do projeto Gingada, terá a duração de duas horas e será aberto a todas as pessoas interessadas. A entrada é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia.
O evento representa uma oportunidade única para conhecer melhor as dinâmicas da mobilidade e participação cidadã em Marvila, promovendo o debate sobre estratégias inovadoras para a construção de cidades mais inclusivas e sustentáveis.
O projeto Gingada teve financiamento através do programa BIP/ZIP (2020), promovido pela Rés do Chão e pelo Grupo Recreativo Janz e Associados, em parceria com o Centro de Promoção Social da Prodac – SCML, o Grupo Comunitário 4 Crescente, a Junta de Freguesia de Marvila, o CICS.NOVA, FCSH e o CeiED, Universidade Lusófona.
2ª Conferência itinerante - Estatuto da Carreira Docente (Uma arquitetura assertiva do sistema educativo)
António Teodoro e Elsa Estrela são os Investigadores
Projeto EURIDICE lança Mestrado Europeu
O Consórcio EURIDICE anunciou o lançamento do Mestrado Europeu Conjunto em Sociedade Digital,
II Conferência Internacional SOMUS: “Perspectivas da Museologia Social para o Código de Ética do ICOM
13 e 14 de fevereiro de 2025
Lisboa - Portugal
Auditório José Araújo - Universidade Lusófona
Novos desafios surgem, trazendo novos atores, conceitos e exigindo novos conjuntos de habilidades. Mudanças nos comportamentos humanos nos obrigam a repensar o papel dos museus e processos museológicos na sociedade contemporânea.
Ao mesmo tempo, as crescentes e persistentes ameaças aos Direitos Humanos e ao futuro da Humanidade exigem que os museus e a museologia adotem inequivocamente sua Responsabilidade Social, conforme descrito na Recomendação da UNESCO de 2015 e refletido na definição atualizada de museus do ICOM de 2022.
Neste contexto, o Comitê Internacional de Museologia Social – SOMUS reconhece a importância de fomentar a reflexão e esclarecer perspectivas para contribuir para uma revisão do Código de Ética do ICOM, alinhado à museologia contemporânea para melhor atender aos desafios da sociedade.
Nossa II Conferência Internacional, “Perspectivas da Museologia Social para o Código de Ética do ICOM”, busca se engajar ativamente no debate em andamento no ICOM sobre esses desafios urgentes, que são essenciais para o futuro da Museologia — um futuro que deve ser guiado pela prática da responsabilidade social a serviço da Dignidade Humana.
Por favor, envie seu resumo (400-500 palavras) até 6 de janeiro de 2025. MS Word Times New Roman 12. As informações sobre as propostas aprovadas serão divulgadas até 26 de janeiro de 2025.
A submissão dos resumos deve ser enviada para: 
Volta online ao mundo do OP.Edu em 30 minutos
No âmbito da Semana da Ciência e da Tecnologia, o OP. Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação abre as suas portas, no dia 22 de novembro, sexta-feira, para conversas online com o público que queira conhecer o seu mundo: a sua missão, atividades e projetos.
As conversas online estão sujeitas a inscrição prévia, até ao dia 20 de novembro, neste formulário.
O OP. Edu é uma criação conjunta do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), da Universidade Lusófona e do Centro de Estudos Sociais (CES), da Universidade de Coimbra e tem por objeto a disseminação de informação, bem como, a realização de estudos e trabalhos de investigação fundamental e aplicada que contribuam para o melhor conhecimento das políticas e das práticas de educação e formação. Na prossecução da sua missão segue os princípios da Ciência Aberta: transparência, acesso aberto à investigação e aos dados produzidos, reutilização da informação e uso de ferramentas web.

Formação "Comunicação e educação para a sustentabilidade"
Convidamos professores em serviço e educadores/mediadores em bibliotecas e museus para a formação «Comunicação e educação para a sustentabilidade», que será realizada no dia
 
                                             
                                             
 
 
 
 
 
 
 
  
 
 
 
