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Projetos

E depois da pandemia? Recuperação, permanências e mudanças no ensino básico em Portugal (RePeME)

Apresentação

E depois da pandemia? Recuperação, permanências e mudanças no ensino básico em Portugal (RePeME) visa contribuir para a construção de conhecimento atual e rigoroso sobre as mudanças pós-pandemia introduzidas nas escolas portuguesas do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico.

Objetivos

  • Compreender formas de apreensão de – e estratégias para mitigação das – desigualdades escolares em contexto pós-pandémico, através das suas projeções na reflexão sobre as práticas institucionais e pedagógicas;
  • Identificar, nas condições atuais de trabalho técnico e pedagógico dos/as professores/as, oportunidades de desenvolvimento profissional/formação contínua e condições necessárias para garantir o seu bem-estar e saúde mental;
  • Identificar e analisar medidas e ações implementadas de recuperação e/ou consolidação das aprendizagens, acompanhamento dos alunos/as, incluindo medidas e ações de prevenção de risco de desistência e de abandono escolar, e de avaliação dos seus resultados.

Investigadores

  • Ana António
  • Conceição Costa
  • Daniel Bart (consultor)
  • Filippo Pirone (consultor)
  • Inês Vieira
  • José Viegas Brás
  • Maria Neves Gonçalves
  • Paulo Sargento
  • Teresa Teixeira Lopo (Investigadora Responsável)
  • Referência do Projeto Project Reference
    ILIND/F+/EI/03/2022
  • Período Date
    01/09/2022 a 29/02/2024
  • Financiamento Funding
    28 837.66 EUR