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Notícias

2 abril 2025

Sociomuseologia e Planejamento Museológico na Universidade Federal de Uberlândia contribui para o fortalecimento da preservação do patrimônio cultural e científico das universidades federais brasileiras.

Pesquisadora investiga impacto de política museal institucionalizada pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) na qualificação de seus museus e propõe estratégias para seu aprimoramento.

1 abril 2025

CeiED dá as boas-vindas a novos investigadores integrados

O Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) da Universidade Lusófona renova a sua equipa de investigação com a integração de três novos investigadores integrados, que já se encontravam nos quadros do Centro,

26 março 2025

1ª Jornadas em Ciências da Educação -Educação Social

No passado dia 26 de março de 2025, o Auditório José Araújo, na Universidade Lusófona -Centro Universitário Lisboa (UL-CUL), recebeu as primeiras Jornadas em Ciências da Educação -Educação Social, numa iniciativa conjunta da Licenciatura em Ciências da Educação-Educação Social (LCE-ES) e do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED). 

O evento reuniu estudantes, professores e representantes de instituições cooperantes para discutir os desafios e as oportunidades vivenciadas durante o período de prática de estágio curricular. Iniciou a sessão o Professor António Teodoro, Diretor do Instituto de Educação que saudou e parabenizou os organizadores do evento as professoras: Carla Galego, Diretora da LCE-ES, Teresa Ramilho e Dulce Franco, ambas orientadoras de Estágio Curricular LCE-ES, assim com as estudantes Liliana Ferro e Raquel Teixeira. 

Entre os participantes, destacaram-se os depoimentos das responsáveis das duas instituições que recebem os estudantes estagiários. Sandra Nascimento - Secretária Geral da APSI - Associação para a Promoção e Segurança Infantil que ressaltou a importância do estágio para o desenvolvimento das competências dos futuros profissionais “a APSI é um terreno fértil, através dos projetos comunitários, para identificar e desenvolver a ação dos estagiários, futuros educadores sociais na comunidade”, afirmou. 

Margarida Assunção, elemento da Direção da HELPO, organização não governamental para o Desenvolvimento, e responsável dos projetos internacionais enfatizou o impacto positivo da presença dos estudantes estagiários na sua instituição. Nicole Barton, responsável dos projetos nacionais da HELPO e orientadora cooperante, enquadrou o estágio no seio da sua organização como um meio de qualificação para os futuros educadores sociais.

Duas alunas também compartilharam as suas experiências. Keila Alves, estudante do último ano de licenciatura em Ciências da Educação-Educação Social, que está a realizar o seu estágio na APSI, relatou como o estágio contribui para a sua preparação profissional. Já a Bianca Mcmillan, que realiza o estágio na HELPO, destacou a importância do apoio dos professores orientadores quer da instituição quer da Universidade. Terminou a sua apresentação, afirmando:” Agora é que preciso calçar os sapatos do Educador Social”.

No encerramento, Tânia Leite e Verónica Almeida, da Coordenação do Serviço EVA-Estágios e Vida Ativa, UL-CUL, reforçaram a importância dos estágios curriculares, a mobilidade internacional dos estudantes e do apoio que prestam aos estudantes durante a realização do estágio.

Um dos momentos do evento foi o convívio do Coffee Break, disponibilizado por voluntários do CIDAC, centro de intervenção para o desenvolvimento Amílcar Cabral, através da Loja Comercio Justo. 

 Os participantes enfatizaram também a importância da continuidade das Jornadas em Ciências da Educação -Educação Social como um espaço propicio para a reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas, promovendo o aprofundamento teórico e a melhoria na articulação entre teoria e prática na formação de futuros profissionais da educação, “O EDUCADOR SOCIAL”.

21 março 2025

Dia do Pensamento Crítico da Universidade Lusófona 2025

No contexto da CrithinkNet, realizou-se o Dia do Pensamento Crítico Institucional que, na Universidade Lusófona – Centro Universitário de Lisboa, teve lugar no dia 21 de março.

1 abril 2025

Futuros Educadores Sociais participam na conferência de aniversário do Público

Os alunos do 1.º ano da licenciatura em Ciências da Educação – Educação Social participaram no evento “Da minha língua vê-se o mundo”, uma iniciativa integrada nas celebrações do 35.º aniversário do jornal O Público. O encontro reuniu estudantes, professores e especialistas para refletir sobre o papel da língua portuguesa na sociedade.

1 abril 2025

João Filipe Matos é Investigador Responsável em avaliação externa nos Açores

A primeira avaliação externa sobre o uso de manuais digitais nos Açores já foi adjudicada à COFAC – Cooperativa de Formação e Animação Cultural da Universidade Lusófona, tendo como investigador responsável o Professor João Filipe Matos.

Quatro anos após a implementação dos manuais digitais na região, este estudo visa analisar o impacto da sua utilização, envolvendo professores, alunos, responsáveis pela gestão escolar e encarregados de educação. Os resultados preliminares serão divulgados até ao final do ano e poderão influenciar futuras decisões governamentais sobre a continuidade e evolução desta iniciativa.

O estudo surge num contexto em que os manuais digitais estão implementados em quase todos os níveis de ensino nos Açores, com exceção do primeiro ciclo e dos 11.º e 12.º anos. A avaliação permitirá compreender os desafios e benefícios desta transição para o digital, fornecendo dados essenciais para a definição de políticas educativas mais eficazes.

Esta iniciativa reforça o compromisso da Universidade Lusófona com a investigação e inovação no setor da educação, contribuindo para uma reflexão fundamentada sobre o futuro dos recursos pedagógicos digitais.

Pode consultar a peça realizada pela RTP Açores, aqui.