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Summer School internacional reuniu participantes de várias nacionalidades para explorar a aprendizagem e a investigação em contextos interculturais
De 14 a 18 de julho de 2025, a Universidade Lusófona acolheu a componente presencial da Escola de Verão “Learning and Becoming a Researcher in Intercultural Contexts”, integrada no programa BIP Erasmus+ (ID: 2023-1-PT01-KA131-HED-000116521-1).
VI Simpósio do WCCES | Lisboa foi palco de reflexão global sobre os futuros da educação
Entre os dias 16 e 18 de julho de 2025, a Universidade Lusófona – Centro Universitário Lisboa acolheu o VI Simpósio do World Council of Comparative Education Societies (WCCES), sob o tema “Renovar o Contrato Social para a Educação: Navegar em Futuros Possíveis”. O evento reuniu cerca de 250 participantes oriundos de mais de 30 países, dos quais 177 estiveram presencialmente no campus, num ambiente marcado pelo rigor académico, pelo diálogo intercultural e pela construção coletiva de conhecimento.
Organizado pela Secção de Educação Comparada da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE-SEC) e pelo CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, o simpósio afirmou-se como um espaço privilegiado de diálogo intercultural, reflexão crítica e cooperação académica global.
O programa científico foi especialmente rico e diversificado. A sessão de abertura contou com uma inspiradora conferência de António Nóvoa, enquanto o encerramento ficou a cargo do Diretor do CeiED, António Teodoro. Entre os momentos altos destacou-se ainda a sessão comemorativa dos 50 anos da Sociedade Espanhola de Educação Comparada e dos 40 anos da Sociedade Brasileira de Educação Comparada, bem como a mesa-redonda “Mobilizar o Conhecimento através da Educação Comparada: Passado, Presente e Futuro”.
A expressiva participação de docentes, investigadores e especialistas de diferentes regiões do mundo ao longo dos três dias, confirmou o dinamismo e a relevância da educação comparada enquanto campo de estudo crítico e ferramenta indispensável para a construção de futuros educativos mais justos, inclusivos e sustentáveis. A diversidade geográfica, institucional e cultural dos participantes reforçou o carácter plural do simpósio, evidenciando, uma vez mais, a vitalidade da educação comparada como área de investigação, ensino e intervenção política e social.
A organização do simpósio expressa o seu mais sincero agradecimento a todas e todos os que contribuíram para o sucesso desta edição: participantes, conferencistas, moderadores, comissões científica e organizadora (SPCE-SEC e CeiED), comissão permanente do WCCES, equipa técnica, voluntários e parceiros institucionais. O seu empenho e entusiasmo foram essenciais para a qualidade e o impacto do encontro.
O diálogo iniciado em Lisboa continuará em Toulouse, onde terá lugar o VII Simpósio do WCCES. Até lá, fica o nosso profundo reconhecimento a todos/as que fizeram parte desta jornada de reflexão e ação partilhada em torno dos futuros possíveis da educação.
As conferências e palestras principais do evento podem ser assistidas aqui:
- Dia 16 - destaque para a palestra do António Nóvoa
- Dia 17 - destaque para o painel temático “Learning in Intercultural Contexts: theoretical foundations and international experiences”
- Dia 18 - destaque para a Mesa Redonda “Mobilizing Knowledge through Comparative Education: Past, Present, and Future” com Régis Malet, Painel Temático “Participação e democracia nos processos educativos: efeitos das políticas de autonomia curricular na profissionalidade docente em países de Língua Portuguesa” e conferência de encerramento de António Teodoro.
© Fotografias e vídeo cedidas gentilmente por Petaxi Baptista
Doutoramento realizado no âmbito do CeiED aborda uma nova possibilidade para o "Museu como Tecnologia Social"
O potencial dos museus como tecnologias sociais, articulando práticas museológicas participativas com estratégias de desenvolvimento local, inclusão e coesão social. Ancorada na Sociomuseologia e na Museologia Social, a pesquisa apresentada por Nathália Pamio Luiz,
Choose Europe for Science
A Comissão Europeia recentemente lançou a iniciativa “Choose Europe for Science” destinada a atrair investigadores de todo o mundo para a Europa.
Gestão educacional e valorização da profissão académica: estudo revela impacto das políticas institucionais nas competências e atitudes de professores no Brasil
Docentes que atuam em instituições de ensino superior brasileiras mostram-se mais comprometidos com comportamentos de colaboração, lealdade e proatividade quando percebem políticas institucionais claras de valorização profissional, segundo uma tese defendida no Doutoramento em Educação do CeiED/Universidade Lusófona.
Defesa de Doutoramento em Educação: Marcelle Rossi de Mello Brandão apresenta estudo sobre valorização docente no ensino superior brasileiro
No passado dia 7 de julho, teve lugar, na Universidade Lusófona, a defesa pública da tese de doutoramento em Educação de Marcelle Rossi de Mello Brandão, intitulada “Gestão educacional e valorização da profissão académica: análise sobre o sistema de ensino superior do Brasil”.
A investigação, orientada pela por Carla Galego e coorientada por Artur Marecos Pereira, analisou a relação entre políticas institucionais de valorização profissional e as competências e atitudes dos docentes em instituições de ensino superior brasileiras. Com base numa amostra de 386 professores, a autora propõe um modelo teórico que relaciona práticas de gestão com comportamentos de cidadania organizacional, destacando o papel da formação contínua, do reconhecimento profissional e das condições de trabalho na qualidade do ensino superior.
A sessão contou com um júri composto pelos seguintes membros:
- Doutor António Teodoro (Universidade Lusófona)
- ª Doutora Maria Luísa Machado Cerdeira (Universidade de Lisboa)
- ª Doutora Maria Teresa Geraldo Carvalho (Universidade de Aveiro)
- ª Doutora Sidney Luiz de Matos Mello (Fundação Cesgranrio – Brasil)
- ª Doutora Maria de Lourdes Machado-Taylor (Universidade Lusófona)
- Doutor Vítor Manuel Neves Duarte Teodoro (Universidade Lusófona)
A defesa decorreu em formato híbrido, com transmissão via Zoom, reforçando o carácter internacional da investigação e o compromisso da Universidade Lusófona com o desenvolvimento académico e científico em contextos intercontinentais.