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Notícias

10 e 11 julho 2025

15.º Encontro de Investigadores/as do CeiED foi um sucesso com mais de 70 comunicações e mais de uma centena de participantes

O 15.º Encontro de Investigadores/as do CeiED, que decorreu nos dias 10 e 11 de julho de 2025, nas instalações da Universidade Lusófona, revelou-se um verdadeiro sucesso.

4 e 5 julho 2025

1as Jornadas de Arte e Educação reuniram docentes, artistas e investigadores na Universidade Lusófona

Nos dias 4 e 5 de julho de 2025, realizaram-se, nas instalações da Universidade Lusófona, em Lisboa, as 1as Jornadas de Arte e Educação, uma iniciativa organizada pela Arte Central, em parceria com a Universidade. O evento contou com o reconhecimento institucional da InSEA – International Society for Education Through Art, entidade parceira oficial da UNESCO.

A sessão de abertura contou com a presença de António Teodoro, diretor do CeiED, que destacou a importância das artes na construção de uma escola crítica, democrática e humanista, sublinhando o papel da educação artística na formação integral dos cidadãos.

As jornadas reuniram professores e educadores em exercício e em formação, formadores de docentes, investigadores em educação artística, bem como profissionais da cultura, criando um espaço de encontro, partilha e reflexão sobre o ensino das artes visuais e o seu lugar na escola e na sociedade.

Ao longo dos dois dias, o programa incluiu conferências, workshops, debates, apresentação de pósteres, visitas a museus e galerias, promovendo o diálogo entre teoria e prática e valorizando pedagogias diversificadas no ensino artístico.

As 1as Jornadas de Arte e Educação afirmaram-se como um contributo relevante para o reforço do reconhecimento das artes como parte essencial de uma escola viva, plural e aberta ao mundo, estabelecendo pontes entre a educação, a investigação e os espaços culturais.

4 e 6 junho 2025

Investigadora em Formação do CeiED recebe prémio por trabalho apresentado no DSOTT’25

Priscilla Carla Leite Marques, doutoranda em Sociomuseologia, apresentou parte das suas reflexões no DSOTT’25 - Diversity and Sustainability, Opportunities and Threats in Tourism powered by ITSA, no âmbito da investigação que desenvolve para a sua tese de doutoramento.

1 julho 2025

Realizou-se a Defesa da Tese de Doutoramento em Educação de Altemar Lima de Sousa

Teve lugar no passado dia 1 de julho de 2025, pelas 14h30, no Auditório Agostinho da Silva, a defesa pública da tese de doutoramento em Educação de Altemar Lima de Sousa, intitulada "Inclusão Excludente: Insucesso escolar no corredor da estrada de ferro Carajás no estado do Maranhão - Brasil".

24 a 27 junho 2025

Conferência IAACS Curriculum Studies in the Post/Anthropocene

Decorreu nos dias 24 a 27 de junho de 2025, no Instituto de Educação das Maurícias, a 8.ª Conferência da International Association for the Advancement of Curriculum Studies, intitulada Curriculum Studies in the Post/Anthropocene.

A investigadora Elsa Estrela, membro da associação, participou nesta conferência com a apresentação Towards a democratic curriculum: the narrative paradigm to achieve a state of viscosity. A apresentação gerou uma discussão muito relevante, promovendo troca e partilha de perspetivas e abordagens, bem como integração nacional das conceções curriculares discutidas.

Esta conferência, realizada a cada três anos, procurou abordar as intersecções em evolução da teoria curricular e os desafios complexos colocados pelo Antropoceno e mais além. Neste contexto, explorou as implicações destes desenvolvimentos para os estudos curriculares, envolvendo-se com teorizações contemporâneas em campos como o(s) novo(s) materialismo(s), o(s) materialismo(s) feminista(s), o realismo especulativo, as ontologias orientadas para o objeto e o realismo agencial.

As temáticas trabalhadas nas sessões paralelas e painéis temáticos compreenderam Tecnologia, Inteligência Artificial e currículo; Teorias pós-humanistas e materialismo; Sustentabilidade, justiça social e desafios planetários; Decolonialidade e narrativas culturais; e Metodologias e “complicated conversations”. A conferência contou, igualmente, com três Keynotes de investigadores muito relevantes nesta área:

  • Lesley Le Grange, da Universidade Stellenbosch, África do Sul, interrogou os 50 anos do conceito currere e propôs repensá-lo no quadro pós-humano, questionando a subjetividade tradicional sob a ótica das teorias pós-humanistas e do “thick now”.
  • Bill Green, Professor Emérito da Universidade Charles Sturt, explorou as tensões entre currículos nacionais e pós-nacionais, refletindo sobre a descolonização e justiça epistémica em diferentes contextos.
  • João M. Paraskeva, da Universidade de Strathclyde, apresentou o conceito de “Itinerant Curriculum Theory”, defendendo liberdade epistemológica e autonomia curricular.

A conferência reforçou a urgência de repensar o currículo num mundo marcado por múltiplas crises (ambientais, tecnológicas, sociais), defendendo abordagens interdisciplinares, críticas e abertas. O currículo emergente não é apenas instrumento de ensino, mas co-criador de futuros sustentáveis, pluralistas e inclusivos – navegando entre humanismos, tecnologias e ecologias vivas.

1 julho 2025

Defesa de Doutoramento em Educação – Ana Sofia Clemente Gonçalves

Realizou-se no passado dia 1 de julho de 2025, no Auditório Agostinho da Silva da Universidade Lusófona, a defesa pública da tese de Doutoramento em Educação de Ana Sofia Clemente Gonçalves, intitulada: