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Manuel Tavares Gomes

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Permanent Professor of the Postgraduate Program in Education of the University of Nove de Julho (UNINOVE) - São Paulo - Brazil.

PhD in Philosophy at the University of Seville, Spain, with the thesis The Problem of Evil and the Meaning of Existence in Paul Ricoeur (2001).

Professor of Research Methodologies in Social Sciences; Research Methodologies in Education (Stricto Sensu);Education and Counter-Hegemonic Policies (Strito Sensu)

He is editor of the journal Lusófona of Education and the Eccos journal.

He is the author of works and scientific articles of intervention in the field of Philosophy and Social Sciences and Educational Sciences.

Publicações Selecionadas Selected Publications

Articles in international journals

  • Gomes, S. R., & Tavares, M. (2017). Continuing Education of Higher Education Professors: New Languages, New Practices, and New Challenges. International Journal of Humanities and Social Science Invention. , v.6, pp. 26 - 33.
  • Tavares, M.; Mafra, J. (2016). A Universidade da Fronteira Sul: um modelo contra-hegemônico de educação superior. Eccos, Revista Científica, nº 41.
  • Tavares, M. (2016). The educational phenomenon between ideology and utopia. Paul Ricoeur's thought: foundations for an emancipatory education. Educação e Filosofia, nº 60, vol. 30, 2016/2.
  • Santos, E.; Tavares, M. (2016). Desafios históricos da inclusão: Características institucionais de duas novas universidades federais brasileiras. Archivos Analíticos de Políticas Educativas / Education Policy Analysis Archives, v. 24.
  • Tavares, M. (2016). Literatura Pós-Colonial: Uma reflexão sobre a narrativa de Mia Couto. Tempo Brasileiro, v. 204, pp. 45-57.
  • Estermann, J. ; Tavares, M. (2015). Hacia una Interversidad de saberes. Universidad e interculturalidad. Revista Lusófona de Educação, v. 31, pp. 55-70.
  • Tavares, M. (2015). Entre o Sonho e a Morte: Desvelamentos, Revelações e Contaminações na Narrativa Ficcional de Mia Couto. Literatura e Sociedade (USP), pp. 100-117.Tavares, M. (2014. Culturas e Educação: a retórica do multiculturalismo e a ilusão do interculturalismo. Educação e Cultura Contemporânea, v. 11, p. 163-190.
  • Tavares, M. (2014). Contribuições para a História do sindicalismo docente, em Portugal: dos Grupos de Estudo, à afirmação e crise do movimento sindical docente. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 22 (37): 1-24. Available here.
  • Tavares, M. (2013). A Filosofia Andina: uma interpelação ao pensamento ocidental. Colonialismo, colonialidade e descolonização para uma interdiversidade de saberes (J. Estermann). Eccos, Revista Científica, 32, p. 197-252.
  • Tavares, M. (2013). A Universidade e a pluridiversidade epistemológica: a construção do conhecimento em função de outros paradigmas epistemológicos não-ocidentocêntricos. Revista Lusófona de Educação, 24, p. 49-74.
  • Tavares, M. & Ferreira, M. C. (2010). O ensino da matemática no Estado Novo – segundo ciclo liceal. Incursöes pela imprensa da época (1947-1968), Revista Iberoamericana de Educación Matemática, 23, 145-165.
  • Tavares, M. (2009). Tempo Histórico e Tempo mítico. A construção da identidade no tempo do sentido. Percursos, 10, 75-102.
  • Tavares, M. (2004). Escola e sindicalismo docente: os Grupos de Estudo nos Cadernos ‘O Professor’. Revista Lusófona de Educação, 4: 139-146.

Articles in national journals

  • Gomes, S. R., & Tavares, M. (2017). Formação continuada de professores da educação superior: novas linguagens, novas práticas, novos desafios. Revista Lusófona de Educação, 36, pp. 25-39.  Available here.
  • Estermann, J., & Tavares, M. (2015). Hacia una Interversidad de saberes. Universidad e interculturalidad. Revista Lusófona de Educação, 31, pp. 55-70.  Available here.
  • Tavares, M. (2013). A Universidade e a pluridiversidade epistemológica: a construção do conhecimento em função de outros paradigmas epistemológicos não-ocidentocêntricos. Revista Lusófona de Educação, 24, pp. 49-74. Available here.
  • Tavares, M. (2013). As teias da violência: silêncios, invisibilidades e cumplicidades. Revista Faz Ciência, 15: 64-82.
  • Tavares, M. (2004). Escola e sindicalismo docente: os Grupos de Estudo nos Cadernos ‘O Professor’. Revista Lusófona de Educação, 4, 139-146.

Books

  • Tavares, M., & Gomes, S. R. (2018). Epistemologias Emergentes: Desafios para a Educação Superior. Riga : Novas Edições Académicas (EAE), v.1. p.234.
  • Mariano, D., & Tavares, M. (2018). Universidade Federal da Fronteira Sul: novo modelo de Universidade. Um estudo da matriz curricular e institucional da UFFS sob a ótica da inclusão da diversidade cultural e epistemológica. Riga : Novas Edições Académicas, v.1. p.250.
  • Andrade, F. J. E. T, & Tavares, M. (2017). Educação Alimentar e Nutricional no Livro Didático. Rio de Janeiro: Novas Edições Académicas, v.1.
  • Farias, M. D., & Tavares, M. (2017). Educação Alimentar e Nutricional: Práticas Pedagógicas em Escolas. Saarbruken : Novas Edições Académicas, v.1. p.150.
  • Tavares, M., & Todaro, M. (2016). Do outro lado do espelho: Insurgências e resistências descoloniais. São Paulo : BT Acadêmica, v.1. p.207.
  • Baptista, A. M. H. ; Tavares, M. (2014)  Culturas, Identidades e Narrativas. São Paulo: BT Académica, v. I. 160 p.
  • Tavares, M. (2011). El Problema del mal y el sentido de la existencia en Paul Ricoeur:el camino ético-antropológico del pensamento de Paul Ricoeur Madrid. Editorial Académica Espanhola (EAE) Available here.

Book chapters

  • Aragao, C. M. A., & Tavares, M. (2017). Semântica da moda: culturas, linguagens e produção do conhecimento In: Educação e Linguagens. São Paulo: BT Académica/CAPES, 2017, v.1, p. 89-104.
  • Tavares, M., & Gomes, S. R. (2017). Fundamentos epistemológicos da matriz institucional dos novos modelos de Educação Superior no Brasil: uma abordagem qualitativa dos documentos institucionais da Universidade Federal do ABC (UFABC) In: CIAIQ2017. Salamanca: CIAIQ, 2017, v.1, p. 402-411.
  • Tavares, M. (2017). Corporeidade e identidade: um estudo hermenêutico do Frankenstein ou Moderno Prometeo de Mary Shelley In: Signos artísticos em movimento. São Paulo: BT Académica, 2017, v.1, p. 195-2019.
  • Baptista, A. M. H. ;  Tavares, M. (2016). Linguagem: colonização, colonialidade e descolonização. In: Silva, Maurício; Baptista, Ana Maria Haddad. (Org.). Educação e cultura literária (pp. 31-62), 1ª ed., São Paulo: BT Académica, v. 1.
  • Tavares, M. (2016). Educação Superior: Insurgências e resistências decoloniais na Bolívia. In Tavares, M.; Todaro, M. (org.). Do outro lado do espelho: insurgências descoloniais. São Paulo: BT Académica.
  • Santos, R. ; Santos, S. R. G. ; Tavares, M . (2016). Inclusão da diversidade cultural no currículo. In: Silva, Maurício; Baptista, Ana Maria Haddad. (Org.). Educação e Cultura literária. (pp. 99-113), 1ed. São Paulo: BT Académica.
  • Tavares, M. (2016). Entre o sonho e a morte: desvelamentos, revelações e contaminações na narrativa ficcional de Mia Couto. In: Silva, Maurício; Fusaro, Márcia. (Org.). Mia Couto. Uma literatura entre palavras e encantamentos (pp. 51-79). 1ed.São Paulo: BT Académica.
  • Germano, A. ; Tavares, M. (2016) . A efetivação da História e Cultura Afro-brasileiras e africanas no Ensino Público e Privado na Cidade de São Paulo. In: Silva, Neide; Martins, Telma Cezar; Oliveira, Cláudia. (Org.). Vozes Emergentes: educação e questões étnico-raciais (pp. 7190), 1ed. São Paulo: Editora Flutuante, v. 1.
  • Bocchini, D.; Tavares, M. (2016). Da reprodução cultural à inclusão social do negro na universidade: o caso da UNILAB. In: Neide Silva; Telma Cezar Martins; Cláudia Oliveira. (Org.). Vozes Emergentes: educação e questões étnico-raciais (pp. 165-192), 1ed.São Paulo: Editora Flutuante.
  • Tavares, M. (2015). A Gênese do Movimento Sindical Docente, em Portugal: os Grupos de Estudo do Pessoal Docente do Ensino Secundário e as Concepções dos seus Protagonistas. In: Bauer, Carlos; Cássio Diniz; Paiva, Luis Roberto Beserra de; Miguel, Miriam Maria Bernardi; Dantas, Vanessa. (Org.). Sindicalismo e Associativismo dos Trabalhadores em Educação, no Brasil. (pp. 170-184). Jundiaí: Paco Editorial, v. II.
  • Tavares, M. (2015). Epistemologias não eurocêntricas: uma abordagem preliminar. Epistemologias do Sul (Boaventura de Sousa Santos) e a Colonização do imaginário (Serge Gruzinski). In: Tavares, M.; Richardson, Roberto Jarry. (Org.). Metodologias Qualitativas: Teoria e Prática (pp. 89-130). Curitiba: CRV.
  • Tavares, M; SANTOS, B. S. (2015). Em torno de um novo paradigma socio-epistemológico. In: Tavares, M.; Richardson, Roberto Jarry. (Org.). Metodologias qualitativas: teoria e prática.(pp. 131-140).Curitiba: CRV.
  • Tavares, M. (2015). História, Memória e Esquecimento. Identidades Silenciadas. In Baptista, A. M. H. , Tavares, M. Culturas, Identidades e Narrativas (75-114). São Paulo: BT Académica.
  • Tavares, M. (2015). A Gênese do Movimento Sindical Docente, em Portugal: os Grupos de Estudo do Pessoal Docente do Ensino Secundário e as Concepções dos seus Protagonistas. In: Bauer, Carlos; Cássio Diniz; Paiva, Luis Roberto Beserra de; Miguel, Miriam Maria Bernardi; Dantas, Vanessa. (Org.). Sindicalismo e Associativismo dos Trabalhadores em Educação, no Brasil. (pp. 170-184). Jundiaí: Paco Editorial, v. II.
  • Tavares, M. (2015). Epistemologias não eurocêntricas: uma abordagem preliminar. Epistemologias do Sul (Boaventura de Sousa Santos) e a Colonização do imaginário (Serge Gruzinski). In: Tavares, M.; Richardson, Roberto Jarry. (Org.). Metodologias Qualitativas: Teoria e Prática (pp. 89-130). Curitiba: CRV.
  • Tavares, M; SANTOS, B. S. (2015). Em torno de um novo paradigma socio-epistemológico. In: Tavares, M.; Richardson, Roberto Jarry. (Org.). Metodologias qualitativas: teoria e prática.(pp. 131-140).Curitiba: CRV.
  • Tavares, M. (2014). Despensar as pedagogias coloniais e os seus pressupostos epistemológicos. In: Bauer, C.; Roggero, R.; Lorieri, M. (Org.). Pedagogias Alternativas (345-358). Jundiaí: Paco Editorial.
  • Tavares, M. (2014). História, memória e esquecimento: Identidades silenciadas. In: Baptista, A. M. H.; Tavares, M. (Org.). Culturas, Identidades e Narrativas. (73-114). São Paulo: BT Académica.
  • Pontes, S. ; Tavares, M. (2014). A inclusão da diversidade no ensino superior. Análise de uma perspectiva das epistemologias não-hegemônicas na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).. In: Menezes, M. M.; Silva, N. V.; Santa Maria, C. N.. (Org.). Anais Filosofia da Libertação: historicidade e sentidos da libertação hoje  (385-390)[e- book]. Nova Petrópolis: Editora Nova Harmonia.
  • Pontes, S.; Tavares, M. (2014) . A Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA): um estudo da inclusão da diversidade epistemológica numa perspectiva não hegemônica.. In: OEI. (Org.). Anales del Congreso Iberoamericano de Ciencia, Tecnología, Innovación y Educación (1-16). Buenos Aires (OEI).Buenos Aires: OEI.
  • Tavares, M. (2010). A liberdade entre a finitude e a infinitude. Educação em e para a liberdade e a experiência da transcendência. In Eulálio Figueira (Org.) Teologia e Educação, (pp.183-208). São Paulo: Edições Paulistas.
  • Tavares, M. (2010). Percursos no campo educativo. Um projecto de esperança intempestiva: em torno de uma pedagogia da não-violência. In F. Henriques. A Filosofia de Paul Ricoeur (pp.421-430). Coimbra: Ariadne.

Communications at international events

  • Pontes, S.; Tavares, M. (2015).
    Estudo das perspectivas epistemológicas da Inclusão da diversidade cultural e epistemológica na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). II Seminário Internacional de Políticas Educativas. Guarulhos.
  • Pontes, S.; Tavares, M. (2014). Fundamentos e princípios epistemológicos das políticas públicas dos novos modelos de educação superior: um estudo sobre a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). II Jornadas latinoamericanas de Estudios Epistemológicos en Política Educativa. Curitiba.
  • Tavares, M. (2014).,.Educação superior e novas práticas educacionais configuradas por novos paradigmas epistemológicos. Seminário Internacional de Educação Superior, Formação e Conhecimento. Universidade de Sorocaba.
  • Pontes, S.; Tavares, M. (2014) . A Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA): um estudo da inclusão da diversidade epistemológica numa perspectiva não hegemônica. Congreso Iberoamericano de Ciencia, Tecnología, Innovación y Educación. Buenos Aires: OEI.
  • Pontes, S.; Tavares, M. (2014). Fundamentos e princípios epistemológicos das políticas públicas dos novos modelos de educação superior: um estudo sobre a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). II Jornadas latinoamericanas de Estudios Epistemológicos en Política Educativa, Curitiba, Brasil, Agosto de 2014.
  • Tavares, M. (2014). Aspectos históricos e políticos da emergência do sindicalismo docente, em Portugal. Encontro de pesquisadores rumo ao V Seminário Internacional da Rede ASTE. São Paulo, Brasil, Maio de 2014.
  • Tavares, M. (2013). A retórica do multiculturalismo e a ilusão do interculturalismo. IX Colóquio de Pesquisa sobre Instituições Escolares: História e atualidade do manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. Universidade Nove de Julho (UNINOVE). São Paulo, Brasil.
  • Tavares, M. (2013). Diálogos freirianos sobre uma educação superior popular e emancipatória: Paulo Freire e Boaventura de Sousa Santos. IV Seminário Internacional de pesquisa: Paulo Freire e a Educação Superior. Universidade Nove de Julho (UNINOVE), São Paulo, Brasil.
  • Tavares, M. (2013). Os Sindicatos de Professores e a Formação Continuada na Construção da Identidade Profissional Docente. 30ª Congresso do SINDIUPES (Sindicato dos trabalhadores da Educação do Espírito Santo), Vitória do Espírito Santo, Novembro.

Communications at national events

  • Croce, M. L.; Tavares, M. (2016)
    A expansão da educação superior e valorização de professores da educação básica. XXIV Seminário Nacional Universitas/BR: Dívida Pública e Educação Superior no Brasil, Maringá.
  • Germano, A.; Tavares, M. (2015)
    A efetivação da História e Cultura Afro-brasileiras e Africanas no ensino público e privado: um estudo comparativo. Congresso  Africanidades e Brasilidades, Vitória do Espírito Santo.
  • Sodero, A. L.; Tavares, M. (2015)
    A Perspectiva dos Adolescentes sobre a sua inclusão na Educação de Jovens e Adultos (EJA) In: IX Seminário Nacional de Pesquisa. UNINOVE, São Paulo.
  • Araújo, V.; Tavares, M. (2015).
    PNE: Desafios para legitimar a gestão democrática na escola pública um dos princípios mediadores da educação em e pela cidadania. In: X Colóquio de pesquisa sobre Instituições Escolares: Plano nacional de Educação. UNINOVE. São Paulo.
  • Tavares, M. (2014). O ensino da Filosofia no ensino médio: desafios. Seminário “O ensino da Filosofia no ensino médio”, Universidade Nove de Julho, UNINOVE.
  • Tavares, M. (2014).Os grupos de Estudo do Pessoal Docente do Ensino Secundário: um movimento pré-sindical na origem do sindicalismo docente, em Portugal (1971-1974). Encontro de Pesquisadores rumo ao V Seminário Internacional da Rede ASTE. Universidade Nove de Julho: São Paulo.