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Ciências da Educação

Série Debates e Perspectivas

A Educação Superior no Espaço Iberoamericano. Do Elitismo à transnacionalização

António Teodoro (org.)
Autor(es) / Editor(es)
2010
Ano de edição
978-972-8881-78-8
ISBN

Sinopse – Na segunda metade do século XX, os sistemas de ensino superior passaram por uma intensa transformação e experimentaram, sobretudo nas últimas décadas, uma extraordinária expansão. Uma das forças motrizes dessa mudança foi o significado consideravelmente maior da ciência, da pesquisa e da qualificação para a capacidade de geração de riqueza de uma sociedade, da qual depende, em última instância, também a estabilidade dos sistemas de segurança e de bem-estar social. É este o cenário em que se constroem as narrativas contidas em A Educação Superior no Espaço Iberoamericano. Do elistismo à transnacionalização, produto de trabalhos realizados no seio da Rede Iberoamericana de investigação em Políticas de Educação (RIAIPE), que, funcionando desde o início de 2007 no âmbito do Programa Ciência e Tecnologia para o Desesnvolvimento (CYTED), reúne uma centena de cientistas (e militantes) sociais de diferentes campos – educação, sociologia, antropologia, ciência política, economia, história – e de diferentes países da Ibero-América: Argentina, Brasil, Chile, Espanha, México, Portugal e Uruguai.

Os manuais escolares e os jovens: tédio ou curiosidade pelos saberes?

José Duarte; Sérgio Claudino & Leonor Carvalho (org.)
Autor(es) / Editor(es)
2012
Ano de edição

Sinopse – Nada justifica que os saberes (em sua boa parte consubstanciados nos manuais escolares) constituam um pesado e odiado fardo às costas das nossas crianças e dos nossos jovens. Podem os saberes, ser mais leves e olhados com prazer, mesmo não esquecendo que o prazer não quer dizer ócio, mas algo a conquistar com trabalho? Mais leves, sim, se o primeiro princípio da organização de um manual (ou, em geral, de qualquer estratégia didática) for ensinar a “usar bem a mente” e o segundo princípio for “menos pode ser mais” (ou seja, menos conteúdos mas em profundidade), como propõe a “Coalition of Essential Schools” nos EUA? Ou, a tradição francesa, se esses dois princípios corresponderem a um só, o de procurar levar os estudantes a ter “a mente bem organizada e não apenas cheia”, como propõe Freinet no rasto de Montaigne?

Escola em tempo de crise: problemas, desafios e perspectivas

Ana Benavente & Paulo Peixoto (coords.)
Autor(es) / Editor(es)
2012
Ano de edição
978-989-8512-41-3
ISBN

Sinopse – “A Educação é um assunto de todos”. Esta afirmação significa que o diálogo político constitui um eixo cada vez mais importante para a gestão e para o desenvolvimento dos sistemas educativos. Assim o entendemos nós e assim o entende a UNESCO.

Sendo impossível “governar por decreto”, também se tornou evidente, que a educação, para atingir os objetivos da Educação para Todos, não pode ser atribuição de um único Ministério, mas sim de todo o governo e administração e ainda de toda a sociedade civil, necessitando da ação comum e concertada de um número crescente de parceiros. Foi com esse mesmo objetivo que realizámos, em 2012, um Encontro – “Encontro de Parceiros em Educação: problemas, desafios e perspectivas” – que teve lugar nas instalações do CES em Lisboa, com a participação dos parceiros nacionais e de outros protagonistas educativos. É com o intuito de valorizar a participação democrática na vida educativa e com o objetivo de evidenciar a necessidade de que ninguém fique indiferente perante a difícil condição em que nos encontramos, que se edita a primeira publicação formal do OP:EDU.

A Educaçao comparada para além dos números. Contextos locais, realidades nacionais e processos transnacionais.

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Carla Galego, Maria Manuel Calvet Ricardo, António Teodoro (Orgs.)
Autor(es) / Editor(es)
2017
Ano de edição
978-989-757-035-3
ISBN

Sinopse – À escola (instituição de ensino formal) não cabe o papel de redentora da sociedade. Contudo, sem dúvida, o seu papel social é estratégico para qualquer modelo de sociedade, inclusive para a luta por um projeto de sociedade mais igualitária e mais justa. Segundo Saviani (2008), a pedagogia verdadeiramente revolucionária é crítica, e por ser crítica sabe-se verdadeiramente condicionada. Não é o determinante principal da sociedade, mas é secundária e por isso decisória. Nesse sentido, acrescenta-se a esta ideia a concepção de Freire (2005), que acredita em uma educação escolar que libertar, politizar e construir. Através de um sistema educacional de qualidade, a história de uma nação, a estória de um povo pode ser transformada.

O outro lado do espelho: percursos de investigação (CeiED 2013-2017)

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António Teodoro (Ed.)
Autor(es) / Editor(es)
2018
Ano de edição
978-989-757-086-5
ISBN

Sinopse – Todos os livros têm uma história. Esta obra coletiva tem a sua, como não podia deixar de ser. Nasceu de uma crítica de Carlos Alberto Torres que, enquanto membro da Comissão Externa de Acompanhamento e Aconselhamento do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), nos chamava a atenção para o limitado conhecimento mútuo que possuíamos sobre o trabalho, as preocupações científicas, os quadros teóricos utilizados de cada um de nós. Aceitando essa observação critica, foi então decidido, entre outras ações, publicar duas coletâneas com uma seleção de textos, em Português e Inglês, publicados por investigadores do CeiED no período compreendido entre 2013 e 2017. O presente livro corresponde à edição de trabalhos publicados originalmente em Português.

Beyond Mirrors: research pathways (CeiED 2013-2017)

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António Teodoro (Ed.)
Autor(es) / Editor(es)
2018
Ano de edição
978-989-757-087-2
ISBN

Sinopse – Every book has a story. This collective work has its own, as is only to be expected. It was born out of the criticism levelled by Carlos Alberto Torres, who, as member of the External Monitoring and Advisory Committee of the Centre for Interdisciplinary Studies on Education and Development (CeiED), called our attention to the limited knowledge each of us has on the work, scientific concerns, theoretical frameworks used by everyone else in the unit. Accepting this critical observation, it was then decided, along with other options, to edit two collections of a selection of papers, both in Portuguese and English, published by the CeiED researchers in the period between 2013 and 2017. The present volume represents the collection of papers originally published in English.