Projetos
O poder do protesto. A Revolução de Abril e a construção do movimento sindical docente português (1974–1979) / April_Unionism
Desde a Revolução de Abril de 1974, o movimento sindical dos professores tem sido a mais expressiva manifestação de associativismo profissional em Portugal, constituindo um espaço privilegiado para estudar a afirmação da identidade docente e a participação coletiva na definição das políticas educativas. Surgido ainda durante o Marcelismo nos chamados “Grupos de Estudo”, o movimento reivindicativo docente consolidou-se após 25 de Abril, dando origem aos primeiros sindicatos de professores.
O projeto centra-se na emergência e consolidação desses sindicatos no período pós-revolucionário (1974–1979), explorando diferentes correntes político-sindicais e o papel do movimento social na transformação da educação e da sociedade portuguesa. A investigação assenta na análise documental e na história oral, produzindo novo conhecimento histórico e criando uma biblioteca digital de acesso público dedicada ao sindicalismo docente e aos movimentos sociais do pós-25 de Abril, contextualizando ainda o caso português numa perspetiva comparada.
Objetivos
Analisar a emergência e consolidação dos sindicatos de professores no contexto da Revolução de Abril e da transição democrática portuguesa, compreendendo o seu papel enquanto movimento social e ator coletivo na definição das políticas educativas. Produzir novo conhecimento histórico a partir de fontes documentais e testemunhos orais e criar uma biblioteca digital de acesso público dedicada ao sindicalismo docente e aos movimentos sociais no período pós-1974, inserindo o caso português numa perspetiva comparada.
Equipa de Investigação
- António Teodoro (Investigador Responsável) – CeiED, Universidade Lusófona;
- André D. Robert (Consultor) – Université Lumière Lyon 2
- Nuno Fraga – CIE-CeiED, Universidade da Madeira;
- Leanete Thomas Dotta – CIIE, Universidade do Porto;
- Ana Carita – CeiED, Universidade Lusófona;
- Rosa Serradas Duarte – CeiED, Universidade Lusófona;
- Manuela Mendonça – Federação Nacional dos Professores (FENPROF);
- Isabel Cluny – CeiED, Universidade Lusófona;
- Sofia Micaela Castro da Silva – CIE-CeiED, Universidade da Madeira;
- José Viegas Brás – CeiED, Universidade Lusófona;
- Maria Neves Gonçalves – CeiED, Instituto Politécnico da Lusofonia;
- Cláudia Maria dos Santos Gigante – CeiED, Universidade Lusófona;
- Sandra Escobar – CeiED, Universidade Lusófona.
Parceiros
- Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira;
- Federação Nacional dos Professores (FENPROF).
ReLeCo associada

-
Período Date
05/01/2026 – 05/07/2027 -
Financiamento Funding
FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia -
Referência do Projeto Project Reference
2024.13368.PEX