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Projetos

LINKING | Neuroscience and Education Perspectives on Language Ability and Critical Thinking: An Interdisciplinary Approach

Este projeto visa aplicar uma abordagem interdisciplinar entre educação e neurociência para investigar como as competências na língua materna contribuem para o desenvolvimento do pensamento crítico nos estudantes do ensino secundário. O pensamento crítico é considerado uma competência essencial no século XXI, crucial para o desenvolvimento pessoal, a inclusão social e o sucesso académico e profissional. No entanto, os estudantes frequentemente demonstram níveis insuficientes de pensamento crítico.

Será recolhida uma amostra de 75 estudantes do ensino secundário de escolas públicas em Lisboa. As competências de escrita e o pensamento crítico serão avaliados usando testes validados para a população portuguesa. A atividade cerebral será medida por neuroimagem funcional e eletroencefalografia.

Espera-se que os resultados do projeto contribuam para o desenvolvimento de estratégias e políticas educacionais inovadoras.

Objetivos

Este projeto tem como objetivo explorar a ligação entre as competências de escrita e as competências cognitivas do pensamento crítico. A principal questão de investigação é: De que forma é que as competências de escrita e compreensão na língua materna contribuem para o desenvolvimento das competências cognitivas do pensamento crítico em estudantes do ensino secundário na educação pública?

Existe uma lacuna na literatura sobre as competências na língua materna e o desenvolvimento do pensamento crítico, assim como na análise interdisciplinar do mesmo. Para preencher esta lacuna, este projeto segue a recomendação da UNESCO (2022) investigando temas das ciências da educação em conjunto com a neurociência, com humildade epistemológica e mente aberta.

Propomos as seguintes questões secundárias de investigação:

  1. i) De que forma é que os estudantes demonstram o seu desempenho em tarefas cognitivas que envolvem o pensamento crítico?
  2. ii) De que maneira é que as competências de escrita na língua materna influenciam o desenvolvimento do pensamento crítico?

iii) Quais são as respostas neurais, identificadas por meio de neuroimagem e eletrofisiologia, subjacentes à compreensão da linguagem que contribuem para o desenvolvimento do pensamento crítico?

Equipa de Investigação

Parceiros

ReLeCo(s) associada(s)

  • Período Date
    01/01/2025 - 31/07/2026
  • Financiamento Funding
    Seed Funding ILIND Program 6th Edition (15. 000 EUR)
  • Referência do Projeto Project Reference
    COFAC/ILIND/CeiED/1/2024