Projetos
LINKING | Neuroscience and Education Perspectives on Language Ability and Critical Thinking: An Interdisciplinary Approach
Este projeto visa aplicar uma abordagem interdisciplinar entre educação e neurociência para investigar como as competências na língua materna contribuem para o desenvolvimento do pensamento crítico nos estudantes do ensino secundário. O pensamento crítico é considerado uma competência essencial no século XXI, crucial para o desenvolvimento pessoal, a inclusão social e o sucesso académico e profissional. No entanto, os estudantes frequentemente demonstram níveis insuficientes de pensamento crítico.
Será recolhida uma amostra de 75 estudantes do ensino secundário de escolas públicas em Lisboa. As competências de escrita e o pensamento crítico serão avaliados usando testes validados para a população portuguesa. A atividade cerebral será medida por neuroimagem funcional e eletroencefalografia.
Espera-se que os resultados do projeto contribuam para o desenvolvimento de estratégias e políticas educacionais inovadoras.
Objetivos
Este projeto tem como objetivo explorar a ligação entre as competências de escrita e as competências cognitivas do pensamento crítico. A principal questão de investigação é: De que forma é que as competências de escrita e compreensão na língua materna contribuem para o desenvolvimento das competências cognitivas do pensamento crítico em estudantes do ensino secundário na educação pública?
Existe uma lacuna na literatura sobre as competências na língua materna e o desenvolvimento do pensamento crítico, assim como na análise interdisciplinar do mesmo. Para preencher esta lacuna, este projeto segue a recomendação da UNESCO (2022) investigando temas das ciências da educação em conjunto com a neurociência, com humildade epistemológica e mente aberta.
Propomos as seguintes questões secundárias de investigação:
- i) De que forma é que os estudantes demonstram o seu desempenho em tarefas cognitivas que envolvem o pensamento crítico?
- ii) De que maneira é que as competências de escrita na língua materna influenciam o desenvolvimento do pensamento crítico?
iii) Quais são as respostas neurais, identificadas por meio de neuroimagem e eletrofisiologia, subjacentes à compreensão da linguagem que contribuem para o desenvolvimento do pensamento crítico?
Equipa de Investigação
- Lucimar Dantas (PI), CeiED, Universidade Lusófona
- Jorge Oliveira, Hei-LAB, Universidade Lusófona
- José Teles, Hei-LAB, Universidade Lusófona
- Marisa Filipe, Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras
- Carla Galego, CeiED, Universidade Lusófona
- Elsa Estrela, CeiED, Universidade Lusófona
- Vanessa Russo, CeiED, Universidade Lusófona
- Miguel Remondes, Gulbenkian Institute for Molecular Medicine
- Fernanda Candeias, CeiED, Universidade Lusófona
- Duarte Gaio, Hei-LAB, Universidade Lusófona
- Samuel Nastase, Princeton Neuroscience Institute
Parceiros
- HEI-Lab
- Gulbenkian Institute for Molecular Medicine
- Centro de Linguística da Universidade de Lisboa
- Princeton Neuroscience Institute
ReLeCo(s) associada(s)

- Período Date
01/01/2025 - 31/07/2026 - Financiamento Funding
Seed Funding ILIND Program 6th Edition (15. 000 EUR) - Referência do Projeto Project Reference
COFAC/ILIND/CeiED/1/2024